Renata Vanzetto: conheça a chef que faz mágica com os temperos

chef renata vanzetto
Publicado em: Papo de Cozinha

A chef Renata Vanzetto vem conquistando cada vez mais reconhecimento com seus temperos intensos e marcantes!

A gastronomia é um universo muito rico, e o que faz a diferença na cozinha de cada chef é a maneira de combinar ingredientes e temperos para alcançar sabores exclusivos. É esse toque de exclusividade que a chef Renata Vanzetto coloca em cada um dos seus variados pratos.

Essa mágica com os temperos trouxe o merecido reconhecimento para a chef Renata, que hoje é um grande destaque do cenário gastronômico nacional. Seus restaurantes trazem cozinhas diversas, sempre com a marca registrada do sabor intenso que só ela sabe colocar em cada receita.

Conversamos com a chef para entender um pouco mais sobre a sua história, inspirações e perfil dos seus diferentes restaurantes. Você vai gostar de conhecer a trajetória dessa profissional apaixonada por cores e sabores!

Renata Vanzetto, apaixonada pela culinária desde pequena

A chef Renata Vanzetto, nascida em São Paulo, cresceu em Ilhabela e começou a se aventurar na cozinha muito cedo. “Eu sempre fui muito curiosa, muito metida na cozinha desde pequenininha mesmo. Com uns oito anos, já me lembro da curiosidade pela cozinha e já tinha esse interesse”, ela conta.

Assim, começando a cozinhar em casa, uma grande profissional nascia nos primeiros anos da infância. Mas foi na adolescência que seu interesse pela gastronomia começou a tomar proporções maiores. A chef relata que sua trajetória começou aos 13 anos na cozinha da avó, que, segundo ela, também foi a sua primeira influência.

Renata tem como um dos seus diferenciais ser uma profissional autodidata. Ela não fez faculdade de Gastronomia e toda sua base de conhecimento provém dos estágios que realizou na Europa, que inspiraram sua atual marca registrada: os sabores intensos e marcantes.

Embora a culinária seja a grande paixão de Renata Vanzetto, ela tem ainda outros talentos, afinal, também gosta de pintar e tem uma forte atração pelas cores. Aliás, isso também está registrado em seus pratos e na identidade visual de cada um de seus restaurantes.

Empreendedorismo e a busca pelo novo

Ainda com 17 anos, Renata deu início à sua história de empreendedorismo. Com essa idade, viajou para a Europa e fez seu primeiro estágio. Quando finalizou esse período de aprendizado e experiência, retornou para o Brasil e abriu o seu primeiro restaurante, o Marakuthai, aos 18 anos de idade. Mas ainda não era suficiente para ela.

Renata queria aprender mais, então, mesmo já tendo um restaurante bem conceituado, deu continuidade ao seu aprimoramento profissional. Teve a oportunidade de fazer um estágio no Noma, junto ao chef René Redzepi.

Assim, ela se aventurou na cozinha dinamarquesa, de onde vinha a sua inspiração. Renata conta que naquela época, e mesmo agora, era muito fã do Noma, então fez o pedido de estágio e recebeu uma resposta muito rápida. "Uma semana depois, de malas prontas, eu embarcava para lá", comenta.

Com mais essa bagagem de conhecimento, assim que voltou para o Brasil, Renata inaugurou o Ema. “O Noma abriu muito minha cabeça, mostrou uma cozinha muito diferente, com valorização de produtos, sabe? Isso foi muito legal para mim”, explicou.

Outra grande marca da chef é a inovação. Ela conta que está sempre buscando entender aquilo que há de diferente nas cozinhas. Hoje, além do Ema, a chef já inaugurou o Matilda, o Muquifo e o Me Gusta. “Tenho muitos projetos e restaurantes com identidades bem diferentes, um tipo de cozinha é totalmente diferente do outro”.

Apesar dessa grande diversidade, a marca registrada da chef está sempre presente, ao mesmo tempo em que ela procura observar as tendências e se atualizar. Foi com esse pensamento que Renata conquistou, ao longo dos anos, toda a sua credibilidade.

Um desses grandes reconhecimentos foi estar presente na Forbes under 30. “É um grande reconhecimento, não é? Foi totalmente inesperado. A gente não trabalha para isso, mas quando vem esse reconhecimento é muito legal, assim como a Forbes ou qualquer outro prêmio”.

Limão, pimenta, coentro e muita personalidade

Aos 18 anos, à frente do seu primeiro restaurante, o Marakuthai, Renata Vanzetto se consagrou como Chef Revelação, prêmio do Guia Quatro Rodas, na época. Mesmo muito jovem, ela já manifestava um grande talento para inovar nas combinações, e isso por seu paladar aguçado, por gostar de testar e acrescentar temperos que valorizam os ingredientes.

“Sou uma pessoa do tempero, gosto de tudo muito forte”, ela conta, e complementa explicando que “minhas receitas têm disso, muita cor, muito tempero, muita erva, muita textura. Eu brinco que sou limãozenta, pimentuda e coentruda”. Toda essa originalidade é o que faz a diferença em seus pratos e surpreende as pessoas.

Renata conta que sua ideia é fazer uma cozinha forte, e traz como exemplo alguns comentários que costuma ouvir no Matilda, onde a especialidade são lanches: “é uma lanchonete, mas tem mil tipos de maioneses muito loucas, tem o quiabo com um molho diferente, superácido com missô!”.

EMA | Frango ao curry, cuscuz brasileiro e saladinha de chuchu @Gustavo Steffen

Por isso, seja no Matilda, no Ema, no Muquifo ou no Me Gusta, a gente sempre vai encontrar um toque especial, e que traz um pouco da própria Renata. Afinal, segundo ela, essa intensidade não está somente em seu paladar, mas em sua vida. “A minha casa é supercolorida, muito para cima”.

Quando questionada sobre os seus temperos preferidos, ela explica que usa muito pimenta, alho e coentro, e explica que é viciada em limão! Renata diz que “não tem ingrediente que não entra, a não ser quando é ruim e de má qualidade”.

Os restaurantes da chef Renata Vanzetto

Como Renata explicou, cada um de seus restaurantes tem a própria identidade, pois trabalham com culinárias distintas, atendendo aos mais variados gostos e paladares. Que tal uma breve apresentação para você saber mais sobre eles?

Ema

Ema é um restaurante superautoral, conforme a própria chef classifica, e que traz um toque brasileiro, mas com uma releitura criativa dos pratos nacionais. Lá, você encontra menu de degustação e pratos à la carte. Entre outras opções, pode experimentar frutos do mar e produtos orgânicos, um ambiente delicioso para um jantar romântico.

Matilda

O Matilda é o lugar ideal para quem quer provar os temperos da chef em lanches. É uma lanchonete voltada para todos os públicos, onde você pode provar opções vegetarianas, veganas, light e também aquelas para quem não dispensa o tradicional.

Muquifo

Muquifo pode ser classificado como uma cozinha paulista. É um restaurante voltado para a família, um espaço superaconchegante onde você pode saborear carnes e muita massa, além dos clássicos paulistanos para agradar a todos.

 é um bar quase escondido e com capacidade para 20 pessoas — a ideia é essa mesmo: exclusividade. O cardápio preza tudo o que é artesanal, como queijos e pães. A carta de vinhos é bem completa e com degustações. A inspiração de Renata veio dos bares de tapas espanhóis.

Me gusta

Por último, mas não menos importante, temos o Me Gusta, um bar no qual você prova drinques clássicos e autorais, além de uma culinária que foi inspirada nas cozinhas brasileira, peruana e mexicana — as mais temperadas do mundo, como Renata gosta!

Os sabores dos pratos de Renata Vanzetto e toda a originalidade da sua cozinha conquistaram diversos admiradores ao longo desses anos. Mas sabe outro detalhe que vai fazer você gostar ainda mais dos restaurantes da chef? Todos são pet friendly!

Experimentar, criar e inovar sempre foram características da chef Renata, mas agora ela entende que o momento requer atenção e todos os cuidados na quarentena. “Estou bem pé no chão, tentando manter tudo aquilo que construímos”, revela.

Se você quiser conhecer um pouco mais dos sabores da chef Renata Vanzetto, pode preparar em sua casa um prato especial criado por ela, que compartilhou uma deliciosa receita de Ceviche de peixe e caju. Uma ótima alternativa para se aventurar na cozinha, que tem tudo a ver com a nova fragrância Flor de Cajueiro. Confira abaixo!

Receita: Ceviche de peixe branco com caju

Ingredientes

300g de peixe branco filé sem pele

1/2 cebola roxa

1/2 dente de alho

1 pimenta dedo de moça

1/4 xícara (chá) de coentro fresco

1 limão cravo

1/2 tangerina

1/2 limão-taiti

1 colheres (sopa) de gengibre fresco

1 caju fresco grande ou 2 pequenos

50ml de leite de coco

Sal a gosto

Chips de mandioca, mandioquinha ou de batata-doce.

Modo de preparo

Corte o peixe em cubinhos, leve a um bowl, tempere com sal e o alho bem picadinhos e o gengibre ralado ou picadinho também. Misture bem.

Esprema o caldo do limão cravo, da tangerina e do limão-taiti nos cubinhos de peixe e vá mexendo para incorporar a marinada.

Fatie o caju em cubinhos, a cebola em meia lua bem fininha, pique o coentro (deixe os talinhos que fica uma delícia) e a pimenta dedo de moça. Tire as sementes da pimenta caso não queira muito picante. Acrescente no bowl e dê uma última misturada. Por fim, adicione o leite de coco e corrija o sal.

Finalize com folhinhas de coentro e umas fatias fininhas de cebola. Sirva com os chips de raízes que preferir!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Renata Vanzetto e sua receita de Ceviche com caju? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam e se aventurem na cozinha! 

Carregando...
457 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado