Entenda as principais diferenças da classificação e tipos de perfumes

Entenda as principais diferenças da classificação e tipos de perfumes
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Os perfumes não são todos iguais e, para que você desfrute ao máximo as sensações que eles despertam, é interessante conhecer suas diferenças e classificações

Uma pele perfumada provoca uma agradável sensação de bem-estar, mas a fragrância pode permanecer mais ou menos tempo dependendo do produto que foi utilizado, sabia? Por isso, é preciso ter atenção à classificação de perfumes para escolher o ideal.

Alguns têm uma maior concentração de essência que outros. As variações também seguem para sua família olfativa, que está relacionada às notas que compõem a fragrância. Logo, cada uma é mais indicada para um momento diferente e desperta uma determinada impressão.

Resumindo, os perfumes não são todos iguais. A Perfumaria Phebo preparou com muito carinho este artigo para que você possa mergulhar no universo das fragrâncias, descobrir suas nuances e entender como escolher aquela para chamar de sua. Confira!

Quais são as características de um perfume?

Os perfumes são fórmulas que combinam diferentes ingredientes, sendo basicamente compostos por álcool e essências. Elas são extraídas da natureza, provenientes de flores, folhas, sementes, madeiras, frutas, entre outros.

Esses componentes naturais ou sintéticos podem ser combinados para compor as mais diferentes fragrâncias. Isso influencia a classificação de perfumes porque, dependendo da essência que predomina na fórmula, ele passa a pertencer a uma determinada a família, que pode ser de:

  • cítricos;
  • amadeirados;
  • florais;
  • frutais;
  • entre outras.

Contudo, dependendo do modo como as essências são combinadas, os perfumes também podem pertencer a mais de uma família, tornando-se duplos ou triplos. Assim é também composta a sua pirâmide olfativa, que indica a construção das notas no perfume.

Existem diferentes tipos de perfumes?

Esse é um detalhe que nem todo mundo considera na hora de comprar uma fragrância, porém, conferir a classificação de perfumes de acordo com a concentração da essência é muito importante.

Observar o tipo do perfume é uma das coisas que vai garantir que o cheiro perdurará pelo tempo desejado. Existem diferentes tipos de perfume, mas não apenas em relação aos ingredientes que são utilizados, e sim à quantidade de essência empregada. Veja só!

Água de colônia

Também conhecido como eau de cologne, esse é o tipo de perfume que traz a menor concentração de essência, sendo geralmente de 3 a 8% de óleos na mistura. Por isso, seu cheiro é muito leve e tem uma duração média de 2 horas. É ideal para aplicar ao longo do dia ou para prolongar a sensação de refrescância após o banho.

Eau de toilette

Tem uma concentração de óleos essenciais um pouco maior que as colônias. A variação fica entre 10% a 15%%, por isso, sua durabilidade na pele também é um pouco mais extensa — mantendo a fixação por até 8 horas.

Eau de parfum

A eau de parfum, ou água de perfume, tem uma concentração ainda mais alta de essência, com cerca de 15% a 20%. Sendo assim, sua fragrância é muito mais intensa e perdura durante mais tempo na pele, variando entre 8 e 12 horas.

Perfume

É uma fragrância muito pura, uma vez que tem uma alta concentração de óleos essenciais. Cerca de 20 a 40% do seu volume total são essências. É raro e muito mais difícil de ser encontrado no mercado, pois sua fixação é muito intensa, podendo durar mais de 12 horas.

O que muda na composição de um perfume para outro?

A formulação dos perfumes é basicamente a mesma, tanto para os mais quanto os menos intensos. O que muda na composição de um perfume para o outro são os ingredientes que foram utilizados e o equilíbrio entre a quantidade deles.

Você viu que existem diferentes famílias olfativas para os perfumes e que a pirâmide olfativa deles é o que influencia nessa classificação. Sendo assim, se contamos com uma maior concentração de essências de flores, por exemplo, teremos um perfume majoritariamente floral.

Também podemos garantir uma concentração maior de madeiras, tendo uma fragrância amadeirada. O mesmo se dá com os cítricos e outras famílias. É possível, ainda, distribuir diferentes notas para criar nuances únicas em cada um desses tipos.

Existem milhares de possibilidades de combinações para experimentarmos e criarmos os mais variados perfumes. A cada nota diferente que acrescentamos, ou a cada essência que concentramos um pouco mais, conseguimos desenvolver algo único.

Qual é a diferença entre notas de saída, coração e fundo?

As notas de um perfume são as diferentes essências que foram acrescentadas em sua formulação. Elas vão compor a pirâmide olfativa, indicando qual é a ordem em que as fragrâncias evaporam e predominam. Assim, temos as notas de saída, corpo e fundo.

Notas de saída

Essas são as essências que sentimos primeiro, assim que o perfume é aplicado sobre a pele. Recebem essa classificação porque são mais voláteis e duram cerca de poucos minutos. Geralmente, são mais frescas e leves.

Notas de corpo

Também conhecidas como notas de coração, são as essências que têm uma evaporação mais lenta do que as notas de saída. Elas garantem a personalidade do perfume e começam a ser percebidas quando ele passa a ser absorvido.

Notas de fundo

São essas notas que vão fixar com mais intensidade na pele e também aquelas que são sentidas por último pelo olfato. Costumam ser utilizadas essências amadeiradas e de especiarias para compor essa parte da pirâmide olfativa — resinas, gengibre, pinho e cedro, por exemplo.

Como escolher o perfume ideal?

Para escolher uma fragrância que é a sua cara, é importante ter atenção à classificação de perfumes. Isso ajuda a considerar o tempo de fixação que pretende e, depois, a definir qual família olfativa é a sua preferida.

Você viu que são muitos ingredientes que podem ser utilizados na composição de um perfume. Eles vêm da natureza ou até da gastronomia para a perfumaria, reunindo diversas possibilidades de combinações e as mais variadas sensações.

Aqui, temos mais um detalhe muito importante: as essências influenciam o bem-estar, a sensação de relaxamento, de alegria, disposição etc. Perfumes também emocionam, então, considere o que você deseja sentir quando ele estiver em sua pele.

São diversos fatores que podem influenciar a escolha. Para ficar mais fácil quando for adquirir a sua nova fragrância, pense:

  • no tempo de fixação que deseja na pele;
  • no tipo de fragrância que mais combina com sua personalidade;
  • nas ocasiões em que esse perfume será usado;
  • no clima da região onde você vai usar o perfume;
  • no período do dia de utilização (de manhã, à tarde ou à noite).

Não se esqueça, também, de escolher perfumes de boas marcas, porque o processo de fabricação das fragrâncias influencia sua qualidade. Além disso, garante uma longevidade maior para a formulação, preservando sua essência original.

Confira quais são as notas que você vai encontrar nele e a posição em que elas se encontram na pirâmide olfativa. Afinal, suas nuances variam ao longo do tempo de permanência na pele, então, o ideal é considerar todo o conjunto, não apenas um ingrediente principal.

Entender a classificação de perfumes e o modo como são compostos ajuda bastante na hora de adquirir uma fragrância. Inclusive, facilita escolher em lojas online quando você ainda não conhece pessoalmente o produto. Assim, pode optar por aquele que tem tudo a ver com sua personalidade e que vai despertar as melhores sensações.

É interessante o modo como os perfumes são classificados, não é verdade? Compartilhe estas informações em suas redes sociais para que outras pessoas aprendam também!

Carregando...
10578 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado