4 características marcantes da cozinha contemporânea

4 características marcantes da cozinha contemporânea
Publicado em: Papo de Cozinha

Cozinha contemporânea é marcada pela originalidade no uso de ingredientes

A cozinha contemporânea não é algo que surgiu da noite para o dia. Na verdade, esse conceito é um agregado de características que vão desde o classicismo até inspirações de vertentes gastronômicas de diversas partes do mundo. Nesse contexto, são feitas repaginações, mudanças e outras particularidades que constroem um novo estilo na culinária.

A cozinha contemporânea é reconhecida pela sua grande variedade de sabores, texturas, aromas e outras características que transformaram a gastronomia moderna. Ela respeita os ingredientes, a sustentabilidade e a cultura alimentar de sua comunidade, é o que destaca Isabela Piereck, proprietária do Zazá Bistrô, no Rio de Janeiro.

A ousadia de chefs de cozinha em oferecer experiências únicas é o que torna a culinária algo tão especial. Afinal, o ato de comer envolve todos os sentidos, e o Brasil é um país que enriquece ainda mais esse momento com seus ingredientes únicos. Por isso, entenda um pouco mais sobre a cozinha contemporânea e o que a torna tão marcante!

1. Apresentação diferenciada e atrativa

Muito se fala que primeiro se come com os olhos. Mesmo que a apresentação sempre tenha sido importante na gastronomia, na cozinha contemporânea isso é ainda mais evidente. Da preparação do prato até a montagem, tudo é feito em detalhes. Portanto, apostar em uma finalização que seja diferenciada e criativa desperta todos os sentidos.

Um prato em que os alimentos se misturam em cores e que a montagem parece uma obra de arte única despertam ainda mais o desejo. Nesse sentido, esse é um aspecto fundamental para que a experiência gastronômica seja completa. Inclusive, "o mercado brasileiro está evoluindo bastante principalmente com uma revisitação de nossas tradições culinárias, com uma pegada mais leve e saudável", completa Isabela Piereck.

2. Releitura de receitas tradicionais do país

O Brasil é um país muito rico e que reúne características de muitos outros países. Esse emaranhado cultural deu origem a muitas outros atributos bastante singulares que são as raízes da gastronomia brasileira. Toda essa singularidade permite um terreno fértil para a cozinha contemporânea, que pode fazer releituras de receitas clássicas com toques mais modernos.

A mescla de sabores tradicionais com outros aspectos mais atuais resultam em pratos improváveis, porém muito saborosos. Dessa forma, encontrar o equilíbrio em combinações que fazem receitas clássicas se tornarem mais contemporâneas criam combinações incríveis.

"Uma releitura que faz muito sucesso aqui no Zazá é a moqueca caiçara. No prato, substituímos o óleo de dendê por azeite para ficar mais leve e, além do peixe, acrescentamos banana e palmito. Fora isso, também servimos com arroz jasmim (que é típico do sudoeste asiático) e com uma farofa de maracujá feita com farinha japonesa panko. Esse é um dos pratos que mais vendemos. As pessoas amam, continua sendo uma moqueca, só que mais leve", conta Isabela.

3. Uso da tecnologia a favor do sabor

Um dos principais atributos na culinária contemporânea é a utilização de utensílios e tecnologias que até poucas décadas eram inimagináveis na cozinha. De técnicas diferentes de preparo dos alimentos ao uso de equipamentos como termocirculador, cozimento a vácuo, uso de nitrogênio e outros métodos.

A ciência contribui de infinitas maneiras para aperfeiçoar o preparo de pratos. Com isso, a gastronomia ganha de muitas maneiras, seja para realçar o sabor, melhorar a textura, odor e aparência dos alimentos ou até mesmo evitar a perda de nutrientes.

4. Ingredientes marcantes nas receitas

Muitas das receitas que já são bastante populares são repaginadas com o uso de ingredientes marcantes. Podem ser com o uso de alimentos da estação (o que tornam os pratos ainda mais especiais) ou até mesmo a inserção de um ingrediente regional inusitado.

Dessa maneira, um prato que era “comum” se transforma totalmente com uma nova variedade de sabores. Cada detalhe cria diferenciais e a mistura de sabores é algo muito apreciada na cozinha contemporânea. Portanto, conhecer as características gastronômicas é essencial para saber como agradar o paladar com pratos marcantes.

A gastronomia é algo universal e que une pessoas do mundo todo. Para continuar acompanhando os conteúdos que publicamos nos sigas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

Carregando...
819 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado