6 destinos em meio à natureza para conhecer pelo brasil

6 destinos em meio à natureza para conhecer pelo brasil
Publicado em: Passaporte

Nosso país é verde! A natureza do Brasil ainda está firme e forte, absoluta e intocável em diversos lugares. Nossas florestas são importantes para o mundo todo e isso é um fato. Mas, já pensou em estar ali, perto de toda essa energia que a natureza pura pode nos transmitir?

Eu sou Talita Bortolussi, do @ViagensdaTalita e selecionei 6 destinos incríveis em meio à natureza do nosso Brasil para você agendar a sua próxima viagem. Vem comigo!

Destino natureza: melhores lugares para conhecer

Existem lugares no Brasil que são mágicos! Perfeitos para ter um contato muito mais próximo à nossa flora e nossa fauna tão rica. Do norte ao sul, o que não falta é destino!

Floresta Amazônica, no Amazonas

Nem preciso dizer que é impossível não falar sobre essa floresta quando pensamos em natureza do Brasil. Por mais que exista muito desmatamento, a Floresta Amazônica ainda resiste.

É uma gigante que se espalha por outros países da América do Sul e possui uma biodiversidade única no mundo. Alguns animais e plantas, só existem lá. São milhares de rios passando por toda sua extensão, incluindo o Rio Amazonas, o Rio Negro e o Solimões (onde acontece aquele famoso encontro das águas que não se misturam).

Minha dica é se hospedar em algum lodge bem no meio da floresta para viver uma imersão total. Você vai sair renovado! Existem vários que oferecem os mais diferentes tipos de experiências e contato com a natureza. Destaquei duas sugestões:

· Amazon Ecopark Jungle Lodge: com direito a tour noturno e ritual indígena, o hotel fica no Rio Tarumã e está a menos de uma hora do aeroporto  (eles buscam os hóspedes no aero).

· Anavilhanas Jungle Lodge: pequeno e superaconchegante, o hotel também oferece passeios típicos da região e a possibilidade de relaxar na piscina com vista incrível para o Rio Negro.

Chapada Diamantina, na Bahia

Também fica difícil pensar em natureza e não falar sobre alguma Chapada. Temos quatro no Brasil, mas destaco essa que é especial, por ter sido a primeira que visitei. O Parque Nacional da Chapada Diamantina fica no coração da Bahia, tendo como sua cidade principal, Lençóis, que podemos chegar de ônibus, carro ou avião.

É um parque enorme que tem atrações por toda sua área, de norte a sul. Quando fomos, fizemos a volta ao parque, que é uma opção incrível para os marinheiros de primeira viagem em Chapada Diamantina.

São cachoeiras maravilhosas, poços com água cristalina, que parecem ter saído de filme, cavernas incríveis com muita história para contar. Além, claro, de termos a oportunidade de fazer uma trilha bem longa, passando no meio da Chapada. Somente nós, o guia e a natureza. É perfeito!

Pirenópolis, em Goiás

Pirenópolis (ou Piri, para os íntimos) é uma cidade que fica cerca de duas horas de carro saindo de Brasília (boa notícia é que os voos para Brasília têm sempre o preço muito bom). Uma vez estando em Pirenópolis, se prepare para ver muita, mas muita cachoeira maravilhosa.

São tantas, tão lindas, que tenho certeza de que você não vai saber definir qual será a sua favorita. Quedas enormes, quedas menores, água mais escura, água cristalina. Para todos os gostos!

Minha dica especial é que reservem dois dias para conhecer as cachoeiras do Circuito das Águas Cristalinas, que ficam mais afastado do centro da cidade. São três cachoeiras em uma estrada de terra.

Visite as duas primeiras no primeiro dia e deixe o complexo de cachoeiras, chamado ‘Cachoeira dos Dragões’, para o segundo dia. Nesse último, são 8 cachoeiras de todos os tipos e tamanhos. É surreal de tão lindo! Além de vermos araras, tucanos e muitos pássaros coloridos.

Nobres, no Mato Grosso

Poderia colocar Bonito nessa lista, mas todo mundo sabe que Bonito é lindo. Nobres é parecido com Bonito, mas menos explorado (e mais em conta). Para chegar em Nobres, pegamos um voo até Cuiabá e depois um carro – numa viagem de mais ou menos duas horas.

Em Nobres, se vê cachoeiras com poços na cor azul turquesa, rios para fazer flutuações no meio dos peixes coloridos, trilhas e muitos mais. Por ser um destino mais “pé na terra” (e menos glamour), eles não possuem nenhum hotel de luxo na região, mas o que tem dá para curtir e descansar tranquilamente. Será uma viagem inesquecível, tenho certeza.

Serra do Cipó, em Minas Gerais

Ô estado com coisa bonita para conhecer! A 90km de Belo Horizonte, está a Serra do Cipó. Ela divide dois biomas importantes: o Cerrado e a Mata Atlântica. E também divide as bacias hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio Doce.

Hoje podemos dizer que a região da Serra tem bastante estrutura turística e isso ajuda na movimentação do local. É perfeito para os amantes de cachoeiras e trilhas! E é possível ver de perto representantes da fauna e da flora da Mata Atlântica e do Cerrado.

É simplesmente incrível poder ter esse contato com a natureza! Não deixe de conhecer a Cachoeira Grande, mas chegue cedo, pois o número de visitantes é super limitado.

Ubatuba, em São Paulo

Além das praias e dos centrinhos deliciosos que temos para passear, Ubatuba é especial quando falamos na questão de natureza. Com uma boa parte da Floresta Amazônica abençoando o lugar, existem trilhas e locais escondidos que quase todos os turistas não conhecem.

Com um balneário cercado por 102 praias, cito uma das minhas favoritas: Praia de Promirim. Além da praia, também há uma cachoeira no mesmo local que quase ninguém conhece. Mas se proteja com bastante repelente, os borrachudos não perdoam!

Outro lugar que vale a pena é a trilha para a praia do Cedro. É uma trilha que passa por várias praias até chegar nessa que, para muitos, é considerada a mais bonita e exótica de Ubatuba. A boa notícia é que podemos sair de São Paulo de carro e chegar em Ubatuba (sem trânsito) em até 3 horas sem nenhuma dificuldade!

Como falei, não falta no Brasil lugares para ter uma imersão com a natureza. Eu poderia listar muitos outros locais, como Foz do Iguaçu, Jalapão, Pantanal, Monte Roraima e Fernando de Noronha, por exemplo (além de muitos outros mais). Mas não caberia aqui – deixa para um segundo post! :D

Espero que tenha gostado das dicas! E é importante sempre reforçar que devemos retribuir essa ‘benção’ que a natureza nos dá! Se gostou, compartilhe minhas dicas com seus amigos e nos siga em @viagensdatalita e @perfumariaphebo!

Até a próxima! 

Carregando...
42 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado