Entenda a importância de um bom detox emocional

Entenda a importância de um bom detox emocional
Publicado em: Dedo de Prosa

Sensação de esgotamento e cabeça confusa? Pode ser o momento para um detox emocional. Saiba como fazê-lo!

Você já percebeu que, às vezes, viver de forma mais leve parece simplesmente impossível? A gente absorve energias negativas de muitos relacionamentos, recebe notícias a todo momento (e muitas bem pesadas, você sabe bem) e está sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Uma "pausa" para almoçar enquanto não largamos o celular é um bom exemplo.

As consequências, você sabe quais são: esgotamento, cansaço mental e físico, estresse e falta de clareza na nossa rotina. Se você tem sentido esses sintomas e parece que tudo está mais complicado de fazer, um detox emocional pode trazer mais tranquilidade e paz à sua vida.

A seguir, falamos mais sobre o tema e mostramos como você faz um detox emocional com atitudes bem simples. Só é preciso uma boa dose de força de vontade. Veja só!

O que é detox emocional?

Detox emocional é uma forma de repensar seus hábitos para que você tenha mais tranquilidade para realizar todas as tarefas de que precisa e possa ter mais paz em seu dia a dia. Às vezes, não reparamos o quanto nossa rotina é intensa, o que nos desgasta tanto mental, quanto física e emocionalmente.

Por isso, o detox emocional nos ajuda a focar o que (e quem) é importante, ao mesmo tempo que valoriza a paz interior. Aos poucos, essa prática alivia a sensação de esgotamento e frustração diante da vida e da nossa rotina.

Como fazer o detox emocional?

Se a sensação de esgotamento, como o famoso "burnout", tem sido frequente. As dicas a seguir vão ajudar muito. Confira quais são!

Reduza seu tempo online

Se você trabalha online, ok, não vai ter como mudar isso. Mas, após as horas de trabalho, tente se desconectar e olhar pra si. Às vezes passamos mais de dez horas conectados e ainda ficamos com a sensação de que estamos por fora de tudo o que acontece, muito pelo excesso de exposição.

Experimente fazer períodos sem checar suas redes sociais, como Instagram e Facebook, além de delimitar um tempo para ver o WhatsApp. Aos poucos, você sente a tranquilidade que vai tendo. Dá até para usar o tempo para ler algumas páginas de um livro, ouvir uma música ou tomar um chá.

Repense relacionamentos

O esgotamento também vem de relacionamentos que trazem muita negatividade à nossa vida. Como pessoas que estão sempre se comparando, pedindo favores e tendo atitudes mais egoístas.

Será que você precisa mesmo de tanta proximidade com quem suga sua energia? Afastar-se pode ser uma boa, da mesma forma que vale refletir se você, às vezes, não está demandando demais dos outros.

Filtre as notícias que vai absorver

Hoje, estamos informados 24h por dia. Por essa razão, filtrar sites e redes sociais de informação é supernecessário. Verifique, por exemplo, se não são canais focados em fake news.

Outro ponto: não há a necessidade de saber de todas as notícias pesadas. Se algo não lhe faz bem, tudo bem não acompanhar. Detox emocional também tem a ver com autoconhecimento e imposição de limites.

Estude

Gastamos tanto tempo conectados que falta chance de estudar o que gostamos, como um artesanato, uma nova língua etc. Então, que tal olhar para si e descobrir o que gostaria de aprender? Aí é só dar continuidade — mas sem obrigações e metas difíceis de cumprir. O foco é o prazer na jornada de aprendizado.

Tenha bons hábitos

Aqui, vale tanto a prática de atividade física quanto a alimentação saudável e as idas ao médico e à terapia. Coloque-se no comando da sua vida e cuide da sua saúde. Quando o corpo está em dia, é mais fácil fazer esse detox emocional.

Repare em sua respiração

Pare durante o dia para respirar fundo e expirar, percebendo o movimento da respiração. Não precisa ficar 10 ou 15 minutos assim. Mas várias pequenas pausas ajudam muito você a se conectar consigo. Bateu um estresse? Respire fundo. Pode ser até o momento de sentir fragrâncias que relaxam, seja no difusor ou em velas. A lavanda é uma pedida e tanto! 

Saiba que não existe certo e errado no detox emocional, o segredo é entender quais dessas dicas funcionam e colocá-las em prática, sem pressão, só com foco em seu bem-estar, combinado?

Para continuar recebendo conteúdos assim e que coloquem sua qualidade de vida como prioridade, assine a newsletter da Phebo. Dessa forma, você recebe em seu e-mail uma curadoria de assuntos feita com todo o carinho!

Carregando...
460 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado