Descubra a riqueza da dieta mediterrânea e transforme seu paladar

Descubra a riqueza da dieta mediterrânea e transforme seu paladar
Publicado em: Papo de Cozinha

Que tal aderir a um estilo de vida que valoriza as tradições e o meio ambiente por meio da alimentação?

Sabemos que a globalização permite muitas trocas culturais. Uma delas envolve a facilidade de acesso a alimentos e tradições gastronômicas de diversas regiões do mundo. E, apesar da imensa variedade de produtos, poucas combinações conseguem ser tão saudáveis quanto aquelas presentes na dieta mediterrânea.

Você já deve ter ouvido falar desse conceito, certo? Pode até ter questionado os motivos que fazem com que esse tipo de dieta seja tão defendido por nutricionistas e outros profissionais da área da saúde, seja em programas de televisão, seja em canais virtuais dedicados ao tema.

Pois bem, o termo deriva das regiões que seguem esse tipo de dieta. Elas incluem os países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como França, Espanha, Grécia e Itália. Os benefícios proporcionados são tantos que muita gente já adotou o modelo na cozinha contemporânea.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e descobrir uma nova forma de comer!

Como essa dieta se relaciona com o bem-estar?

O que torna a dieta mediterrânea tão especial é simples: preferência por alimentos naturais, frescos e da estação. Ou seja, o planejamento das refeições se baseia em ingredientes obtidos localmente, de acordo com a época do ano.

Como o clima e demais condições variam ao longo dos meses, é possível ter sempre uma boa variedade de legumes, vegetais, frutas e proteínas. Assim, a dieta mediterrânea acaba sendo muito diversa e equilibrada em nutrientes considerados essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Inclusive, dá até para beber vinho sem culpa nesse plano alimentar. Isso, porque os adeptos não se prendem a objetivos apenas estéticos, como o emagrecimento. A dieta tem vantagens que vão além do bem-estar físico, oferecendo riqueza de vitaminas e minerais para uma boa saúde mental.

Esse combo resulta em pratos de alta qualidade nutricional, que fortalecem o corpo e fornecem energia suficiente para os órgãos, incluindo o cérebro. Consequentemente, a pessoa mantém a produtividade alta em diversas tarefas do dia a dia e desfruta de maior satisfação.

Quais são os benefícios da dieta mediterrânea?

Por priorizar a diversidade daquilo que é natural e está disponível em cada região, essa dieta impacta positivamente a vida das pessoas que produzem e consomem os alimentos. Com ela, é possível preservar as tradições presentes na execução de pratos típicos e que contam histórias.

A culinária é um importante elemento da cultura de um povo e consegue transmitir diversas características entre gerações. No caso da dieta do Mediterrâneo, o valor dos produtos locais não se perde com o passar do tempo, porque as pessoas fazem questão de utilizar o que a natureza oferece.

O benefício, claro, também passa a existir para o meio ambiente. Afinal, recursos da estação ganham espaço, e os produtores não precisam alterar tanto a estrutura do solo para cultivar o que é de fora. Sem contar que alimentos da indústria e altamente processados costumam ficar fora da mesa.

Outra característica associada a esse tipo de dieta, a frugalidade consiste em praticar a moderação alimentar para obter somente as calorias necessárias — nem a mais, nem a menos do que o corpo precisa para desempenhar suas funções com maestria.

Isso significa que ela permite comer bem e sentir prazer ao degustar cada alimento. A variedade de ingredientes fará você aguçar o olfato e o paladar enquanto colhe benefícios para a saúde geral: controle do colesterol, redução dos fatores de hipertensão e prevenção de doenças cardiovasculares.

Qual é a base de ingredientes?

A dieta mediterrânea é balanceada em macro e micronutrientes. Por isso, engloba desde carboidratos complexos (ricos em fibras) até gorduras boas. Frutas, cereais, legumes e folhas também não faltam e costumam ser combinados para montar pratos bem coloridos.

Veja exemplos de produtos que ganham destaque nas receitas:

  • peixes de diferentes espécies, em especial os de água salgada e profunda;
  • aves como peru, frango e pato;
  • azeite de oliva extravirgem;
  • cereais integrais, como a aveia;
  • leguminosas, como grão-de-bico e lentilha;
  • oleaginosas, como as castanhas, nozes e amêndoas;
  • queijos com baixo teor de gordura;
  • vinhos tintos, por terem antioxidantes que fortalecem a saúde cardiovascular e combatem o envelhecimento precoce;
  • chás e café puro, sem adição de açúcar ou adoçantes;
  • ervas e especiarias secas ou frescas, geralmente colhidas na estação, para preservar o máximo de suas propriedades benéficas.

Como você pode ver, a dieta é leve e equilibrada em questão de nutrientes. Para a maioria dos adeptos, ela deve envolver pequenas quantias de carne, ovos e laticínios e quase nada de açúcar e embutidos.

Como incluir na rotina?

Ficou com vontade de aderir a esse plano alimentar que apoia a economia local, melhora a saúde e favorece a sustentabilidade? A vantagem é que muitos dos ingredientes podem ser obtidos na sua região, mas lembre-se de que um dos princípios está em valorizar o que há disponível nas proximidades.

Assim, nossa dica é que você faça adaptações para aproveitar tanto os recursos comuns da dieta mediterrânea quanto os produtos encontrados na sua cidade ou arredores. O objetivo é montar um cardápio equilibrado, saudável e que se apoie no potencial nutritivo dos alimentos locais.

Vale a pena pesquisar pratos inspirados nessa dieta e reservar um tempo de lazer em casa para preparar receitas novas. Como sugestão, recomendamos opções simples do menu italiano, como antepasto de berinjela, sopa de pimentões assados, bruschetta de figo com ricota e terrine de queijo, tomate e abobrinha. Lá, no Instagram da Phebo, a Chef Elisa Fernandes ensina um risoto de figo delicioso. Vale a pena conferir!

Fáceis de preparar, essas refeições podem servir de motivação para você aderir cada vez mais ao estilo mediterrâneo de se alimentar. Ao saboreá-las, saiba que estará sentindo as mesmas sensações dos povos que habitam regiões incríveis da Itália, como a Sicília.

Se você gostou de conhecer a composição básica da dieta mediterrânea e todos os seus benefícios, aproveite que as dicas de produtos estão fresquinhas para inovar na cozinha. Dá para surpreender seus amigos, elaborar um jantar romântico ou rever detalhes das suas refeições diárias.

Agora que a empolgação foi despertada, que tal compartilhar o artigo nas suas redes sociais, para que mais pessoas se mantenham informadas e saibam mais sobre o assunto?

Carregando...
26 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado