Como a economia da experiência está mudando a relação entre consumidores e marcas?

Como a economia da experiência está mudando a relação entre consumidores e marcas?
Publicado em: Dedo de Prosa

O mundo se transforma rápido demais! Uma premissa que parece ser unanime. Um olhar ao redor, e nem precisa ser tão atento assim, para ver mudanças significativas em todas as áreas de nossa vida.

Pessoas conectadas ao mundo pela tecnologia que está na palma da mão. Com tanto estímulo, informação e novidade chegando a cada segundo pela notificação do celular, como prender a atenção e fidelizar o atual consumidor?

No começo dos anos 2000 surgiu o conceito Consumo de Experiência que está cada vez mais presente no universo do varejo. A ideia é oferecer uma experiencia de consumo única para se diferenciar da concorrência e conquistar o cliente pelo coração, emoção e, principalmente, identificação. Mais do que ganhar um novo cliente, a intenção maior é tornar-se amigo dele.

Novos estímulos

No começo do século passado, lá pela década de 1950, existiam poucas ofertas no mercado e alguns poucos canais de informação. Então, a fala do vendedor tinha força e o preço alto atestava a qualidade do produto.

Nos anos 1960 as marcas começavam a ser valorizadas e ditavam o comportamento e consumo. O consumidor era passivo e aceitava o que era oferecido.  A partir dos anos 70, com avanço dos meios de comunicação, as pessoas começaram a ficar mais atentas, avaliavam preços, queriam saber mais sobre a qualidade do que era oferecido.

O consumidor da década de 1980 começava a ser mais consciente do mercado. Queriam qualidade e bom preço, e os descontos e promoções eram um forte atrativo. Nos anos 1990 e 2000 a quantidade de marcas e ofertas de produtos começava a ser enorme. Nesse momento, o cliente assume papel principal e está mais consciente de seu poder no universo do consumo.

Ele quer um bom produto por um preço justo, de qualidade e que combine com seu perfil – que faça parte do seu universo. Passa a consumir não somente o produto e, sim, a imagem e o significado que aquela marca específica tem.

Tempos modernos

Nesse período, por volta do começo dos anos 2000, dois especialistas em mercado da Universidade de Harvard, Joseph Pine e James Gilmore, criaram o conceito de economia da experiência. Com base em estudo sobre tendência de vida e consumo, surgiu a premissa de que as empresas deveriam criar emoções memoráveis e experiencias únicas para agregar valor à marca e conquistar e fidelizar seu público alvo.

https://youtu.be/a_m9q43H-w4

Para isso, usaram a metáfora do bolo: nos tempos da economia agrária, começo do século passado, se comprava apenas os ingredientes para fazer o bolo e custavam poucas moedas de dinheiro. Com avanço da economia de mercado, foi possível comprar a mistura pronta.

Pouco tempo depois, já era possível comprar o bolo pronto, mas se pagava um pouco a mais por isso. Já no final no século XX, é possível pagar para terceirizar o bolo e toda a organização de uma festa. Para eles, esse foi o começo da nova economia da experiência.

Hoje, o que faz o cliente escolher um produto, entre tantos similares em oferta no mercado, é a boa experiência, confiança e a sensação de reconhecimento e familiaridade que ele tem com uma determinada marca.

Turismo de experiência

O mercado de turismo foi um dos que logo se apropriaram desse conceito. Com a internet, é possível viajar sem sair de casa por meio das fotos, vídeos e informações sobre os lugares mais distantes pelo mundo.

A partir disso, o turista ficou mais exigente. Não basta apenas visitar o local, o que faz a experiencia inesquecível é a interação com o povo e os costumes locais. Ele não quer ser mais um hóspede e sim se sentir reconhecido como especial pelo hotel escolhido.

Vendendo sonhos

A Disney é uma referência quando se fala em consumo de experiencia. Com recursos temáticos e toque de fantasia no mínimo detalhe do serviço oferecido aos seus frequentadores, como o "Magical Moments", a empresa envolve seu cliente em ambiente mágico. 

Assim como a Starbucks, que transformou a hora do café num momento especial, oferecendo ambiente acolhedor com atendentes que chamam o cliente pelo nome – acredite, isso faz toda a diferença.

Impacto no consumidor de E-commerce

No universo digital, marcas querem oferecer em seu e-commerce a chance de se integrar mais sobre toda a linha de produtos e até participar da elaboração. No e-commerce da Granado e Phebo, o cliente recebe em casa o produto da compra vai acompanhado de amostra de uma novidade de uma das marcas, por exemplo.

Existem nesse mercado sites que possibilitam a personalização camisetas e outro que o cliente pode até simular a criação da própria cerveja. A premissa do consumo de experiencia é de que quanto mais autêntico maior a chance de envolver o cliente.

Universo Phebo

A primeira loja conceito da Perfumaria Phebo, inaugurada em 2013 no Rio de Janeiro, surgiu com a proposta de enaltecer a brasilidade e a proximidade com o consumidor. Para isso, o objetivo foi criar um ambiente aconchegante e sensorial.

Na loja, os produtos são dispostos para facilitar a experimentação do cliente. Uma máquina de personalizar frascos dá o toque de exclusividade ao perfume escolhido.

Recentemente, um grupo de clientes fez uma visita guiada pelo novo Complexo Industrial da Granado | Phebo, no município de Japeri - interior do Rio. O programa começou com café da manhã especial e continuou com um percurso nos interiores da fábrica, onde o grupo foi aprendendo um pouco mais sobre a história das duas marcas.

Na fábrica, conheceram detalhes do processo da fabricação de produtos ícones como sabonete Odor de Rosas e se encantaram com a produção manual das velas, como as da linha Águas de Phebo. Por lá, as clientes se sentiram em casa ao experimentar o almoço oferecido no refeitório da fábrica, junto com toda a equipe de produção.

Para estarmos cada vez mais perto de vocês, também estamos presentes em eventos esportivos, festivais de cultura e até no Happy Hour, oferecendo drinks por nossa conta! A gente acredita que são experiências únicas, nas quais os clientes podem conhecer, acima de tudo, os valores da empresa. 

Por trás da economia de experiência

Há verdade. A marca precisa ser verdadeira – ninguém gosta de ser enganado. E hoje, num ambiente totalmente digital, nenhuma mentira é mantida por muito tempo.

O consumidor precisa se identificar para se relacionar. E o discurso da marca precisa ser verdadeiro para que esta relação seja saudável e duradoura com aqueles que se identificaram. Como dizem os grandes nomes do marketing, tentar abraçar todo mundo é abraçar ninguém. 

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Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

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