Entretenimento em casa: um guia do que fazer na quarentena

Entretenimento em casa: um guia do que fazer na quarentena
Publicado em: Dedo de Prosa

Algumas ideias para você passar o tempo aproveitando a própria companhia!

Home office, videoconferências, compras online e produtividade são apenas alguns dos muitos termos que se tornaram comuns no dia a dia em quarentena. Enquanto a cobrança no trabalho e a insegurança apertam de um lado, a saudade de uma rotina normal e de amigos e familiares aparece de outro.

É então que o entretenimento em casa surge como um grande aliado. Afinal, no meio do caminho, há sempre aqueles momentos em que nos perguntamos: e agora, o que fazer? É certo que deixar a mente livre faz bem, mas o ócio prolongado também pode acender o sinal de alerta para a saúde mental. Por isso, usar esse tempo para se entreter é bastante recomendado.

Há atividades de entretenimento em casa para todos os gostos e estilos — e uma delas certamente prenderá a sua atenção! Confira as nossas indicações!

Fazer um tour 360 por museus

Para as pessoas apaixonadas por arte, cultura e viagens, uma boa opção de entretenimento em casa é passear pelos museus virtualmente. Nos sites de cada um deles, é possível navegar pelos corredores, ver detalhes das obras que mais chamarem a sua atenção e saber mais sobre elas.

É um bom modo de revisitar aqueles locais de que tanto gostou ou mesmo conhecer os que ainda não teve a oportunidade de ver de perto. São algumas opções de museus:

Descobrir algo novo

Muitas vezes, subestimamos o poder de descobrir algo novo — ainda mais em uma realidade na qual mudanças acontecem a todo minuto graças às tecnologias. Mas pense no quanto é emocionante ter contato com informações antes desconhecidas que podem modificar até seus pensamentos! Seja na internet, seja em outros formatos de mídia, há muito para se aprender.

Uma dica é buscar os podcasts brasileiros do momento. Além de ser um gênero que passou por uma repaginação nos últimos tempos, há opções bem interessantes sobre temas diversos: do noticiário nacional e internacional a dicas de moda e beleza.

Se arriscar na culinária

De tempos em tempos, surge aquela receita nas suas redes sociais que dá até vontade de ir para a cozinha se arriscar. Com o tempo ganho na quarentena, essa pode muito bem se tornar uma de suas formas de entretenimento em casa. De repente, você descobre até um talento escondido e tem a chance de melhorar bastante seu repertório de culinária trivial.

Para começar, opte por uma receita menos desafiadora. Muitas pessoas preferem os bolos simples e pães sem técnicas diferentes de início. Ao ganhar confiança, parta para algo mais elaborado, que envolva a sua criatividade também.

Ver séries e filmes

A cada ano, novas plataformas de streaming surgem com catálogos recheados de filmes clássicos, lançamentos de todos os gêneros e tipos. Se você sente até uma animação de pensar nessa ideia, pegue a pipoca, escolha um lugar confortável e dê o play no título escolhido. O bom desse tipo de entretenimento em casa é que todo dia pode ser presenteado com uma sessão de cinema.

Quando você se cansar dos filmes clássicos, pode ter certeza de que as opções ainda serão muitas. Existem séries de todos os tipos, com os mais variados tamanhos e com o humor que deseja no momento — dos dramas às comédias românticas. Dá também para mudar o foco e conferir documentários inspiradores para ganhar uma boa dose de motivação na quarentena.

Praticar yoga e meditação

Academias fechadas e a impossibilidade de correr pela vizinhança não devem ser motivo para deixar as atividades físicas de lado. Afinal, são boas maneiras de aliviar o estresse, colocar o sangue para circular, oxigenar o cérebro e trazer ganhos para a sua autoestima. Se espaço não é o forte da sua casa, aposte na yoga e meditação.

Além de videoaulas que circulam por redes sociais, ainda é possível contar com a ajuda de professores à distância. Eles podem enviar exercícios para fazer na frequência determinada e tirar as suas dúvidas que surgirem pelo caminho. Há também aplicativos que contribuem não somente para ensinar atividades, mas para notificar os dias em que você deve praticar.

Aprender a tocar algum instrumento

Esta dica de entretenimento em casa costuma estar entre os objetivos não concretizados e até de resoluções de Ano-Novo de muitas pessoas. Se esse é o seu caso, quem sabe é o momento certo de marcar esse item como concluído? Assim como as atividades físicas, existem diversos vídeos e aplicativos que ensinam o básico dos instrumentos musicais.

Comece entendendo as notas, cifras, partituras e os conhecimentos mais teóricos para depois chegar na prática. Se ainda não tem o instrumento em casa, considere fazer esse investimento ou mesmo pedir emprestado para algum conhecido — tomando os cuidados necessários, é claro.

Entender mais sobre perfumes

Já reparou no quanto um perfume é capaz de potencializar a autoestima? Algumas gotas já são suficientes para mudar o humor e colocar o sorriso no rosto. Se você se identifica com esse cenário, talvez seja uma boa ideia entender mais sobre os produtos que você usa no dia a dia.

Nesse cenário, há muito que aprender. Um bom exemplo são as pirâmides olfativas, divididas em notas de topo, meio e fundo. Ao ler sobre esse tema, você poderá descobrir como as fragrâncias se comportam e entender melhor as suas preferências. Assim, as compras online de perfume não terão mais aquele receio embutido no carrinho: as chances de acertar se ampliam consideravelmente!

O entretenimento em casa acontece no seu momento: basta escolher a atividade que mais combina com o seu perfil e colocá-la em prática. O melhor de tudo é que, na maioria das vezes, nem precisará de muito para isso, como vimos. Só não deixe de lado seus cuidados emocionais durante a quarentena, ok?

Quer uma dica bônus? A inspiração é capaz de preencher a mente e a alma. Convidamos você a encontrá-la nestes livros de mulheres empoderadas!

Carregando...
33 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado