Saiba como aplicar o feng shui na decoração da sua casa

Saiba como aplicar o feng shui na decoração da sua casa
Publicado em: Sua Casa

"Feng Shui é a arte de harmonizar seus espaços e sua vida. Chegou num momento certo, quando temos mais consciência do espaço que nos envolve", conta Silvana Occhialini, designer de interiores e renomada especialista em Feng Shui no Brasil.

Occialini é a nossa entrevistada para este post especial sobre essa arte milenar chinesa. Segundo ela, o home office aumentou a procura por produtos e serviços que colocam em prática o Feng Shui. Neste post, você vai aprender o que de fato consiste essa técnica, quais são seus benefícios e por que implementá-la no seu lar.

Se você quer melhorar o seu ambiente em casa e colher bons frutos no seu dia a dia, então, este artigo é para você. Aproveite a leitura!

Afinal, quais são os princípios do Feng Shui?

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que vai muito além do que decorar o seu lar. Seus princípios se baseiam em como o mundo físico se conecta com a energia do ambiente, e como isso pode interferir nas diversas áreas das nossas vidas.

Assim, a ideia é harmonizar o ambiente para que as energias fluam em equilíbrio. Para tanto, essa técnica conta com uma espécie de mapa, o Baguá, que mostra como os cômodos do seu imóvel representam as áreas da vida, como profissional e relacionamento.

É interessante destacar que, cada uma delas, é influenciada por elementos da natureza. Dessa forma, é possível equilibrar essas áreas do seu imóvel com a colocação adequada de itens que representem esses elementos. No entanto, isso só pode ser feito por um profissional que de fato entenda como é a metodologia do Feng Shui.

Quais seus benefícios para o ambiente e para quem está nele?

"Traz o equilibrio/harmonia através de interferências no campo energético, da nossa intenção e da colocação de objetos em determinadas áreas, corrigindo aspectos que antes não percebíamos esse fluxo de energia, que é como o caminho, a artéria que conduz o sangue em nosso corpo", explica Silvana.

Assim, a técnica do Feng Shui propõe um alinhamento das energias entre o ambiente e as pessoas que vivem nele. Dessa forma, é possível equilibrar as áreas da vida que precisam de ajustes. A energia do ambiente influencia a forma como elas são impactadas.

Quando pensamos no contexto do home office, isso se torna ainda mais perceptível: como as pessoas estão passando mais tempo em casa, começaram a se sentirem desinquietas quanto aos aspectos do lar. Silvana explica que as pessoas começaram a ficar em casa e notar tudo que podiam ajustar, melhorar.

Quais os ambientes onde o Feng Shui é mais usado e indicado?

De acordo com a especialista, o ideal é que o Feng Shui seja aplicado em todos os cômodos. Segundo Silvana, a nossa casa funciona como um "corpo", em que cada área é viva e integrada. Por isso, é interessante aplicar a técnica considerando o todo. De acordo com ela, é possível "compensar com técnicas do Feng Shui as 'faltas' da planta de sua casa".

Assim, se você busca uma melhoria no profissional e até nos seus relacionamentos é possível usar o Feng Shui para isso. "Dá para fazer um trabalho mais profundo ou um trabalho mais dirigido para aquele objetivo", destaca Silvana que afirma que há clientes fiéis que buscam seus serviços devido ao alcance dessas metas por meio da técnica milenar.

Quais são as dicas para usar Feng Shui no home office?

Não foi as empresas que tiveram que se reinventar com as novidades do trabalho remoto. O home office trouxe muitos desafios para todos os profissionais acostumados com o regime presencial. Talvez, a maioria não tivesse um cantinho preparado para trabalhar de casa.

Silvana explica que: "Nem sempre as pessoas têm um local adequado para o home office. Quando a pessoa já tem o escritório, fica mais fácil. Mas muitas vezes precisa improvisar. Procurar um lugar na casa para o home office". Assim, a posição de comando é a ideal.

De acordo com a especialista, essa posição é aquela onde se tenha a visualização total de quem está entrando no cômodo. Ou seja, é preciso ter toda a vista da porta. Dessa forma, é necessário evitar de costas para a entrada do cômodo onde você está fazendo seu homo office. Além disso, você pode usar velas e e difusores para favorecer o fluxo de energia dos ambientes da sua casa, que são influenciados pelos elementos da natureza.

"As velas vão trazer o elemento fogo. Elas são grandes ativadoras do elemento fogo. E é preciso colocar intenção. Difusores trazem, através dos óleos essenciais, não é Feng Shui, mas é energia. Você vai usar os óleos essenciais, os aromas, para trazer os sentimentos/energias de que você precisa. Manjericão e laranja para prosperidade. Menta para atenção", explica Silvana.

O que não fazer, ou seja, o que fere os princípios do Feng Shui?

O Feng Shui traz diversos benefícios para o nosso dia a dia, mas existem alguns pontos de atenção que não podem ser negligenciados. Essa é uma técnica que deve ser levada a sério para conquista o equilíbrio que ela propõe. Caso contrário, o efeito não é o esperado. Assim, existem ações que devem ser evitadas porque ferem os seus princípios.

De acordo com Occhialini, um dos mais críticos é tentar aplicar o Feng Shui em um ambiente bagunçado. "Às vezes, guardamos coisas que jamais vamos voltar a usar. Peço para as pessoas irem buscar nos seus espaços', conta Silvana.

Qual é a dica de expert que ninguém acha na internet?

Além de contar com os elementos certos para o Feng Shui, como é o caso das velas, é essencial ter conhecimento técnico e saber como aplicar o Baguá. "Aplica sobre a ponta baixa do imóvel e vamos descobrir a área que está relacionada com determinado cômodo da sua casa. Qual a energia que vibra naquele lugar e como posso corrigir", reforça Silvana.

Assim, não existe nenhuma "fórmula mágica" para aplicar essa técnica milenar. É preciso estudar e para conseguir implementá-la da melhor maneira na sua casa. Mas, se você ainda não tem condições para realizar uma mudança total do seu lar, pode começar aos poucos pelo cômodo onde você faz seu home office.

Então, gostou deste post especial? Se você achou este tema interessante, aproveite agora e confira as nossas velas e difusores para a sua casa. Acesse o nosso site.

Carregando...
40 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado