Conheça as 6 principais flores brasileiras e como usá-las

Conheça as 6 principais flores brasileiras e como usá-las
Publicado em: Sua Casa

A flora brasileira é muito rica, com diferentes tipos de flores que podem ser utilizados no dia a dia de várias maneiras

O Brasil é reconhecido por sua grande riqueza natural, e as flores brasileiras são uma parte importante dessa exuberância. Com seus perfumes inebriantes, cores e formas das mais variadas, elas possibilitam diversas aplicações.

As flores que encontramos por aqui podem ser utilizadas tanto para decoração quanto para extração de perfumes, que são utilizados em diferentes produtos. Tudo isso para carregarmos na pele a essência brasileira e, também, para deixarmos a casa muito mais aconchegante!

Acrescentar flores à decoração dá vida para o espaço e desperta diferentes sensações. Você só precisa escolher a espécie ideal. Com as dicas do florista Vic Meirelles, que você confere a seguir, a sua casa ganhará um toque mais do que especial! 

1. Orquídeas

As orquídeas estão entre as flores brasileiras mais populares. Existe uma grande variedade delas, sendo algumas espécies mais comuns, enquanto outras são raras e exóticas.

Algumas orquídeas têm um perfume delicioso; por isso, estão presentes em muitos hidratantes e perfumes, sendo também um dos tipos de flor escolhidos para compor os produtos da coleção Phebo em parceria com Vic Meirelles. No décor, o florista conta que a durabilidade dela é longa: "Tem orquídea plantada que dura dois meses dentro de casa".

Uma característica das orquídeas é que elas se adaptaram para viver em locais sombreados. Por isso, você pode utilizá-las na decoração de diferentes ambientes, inclusive no banheiro. Por serem plantas elegantes, ganham um destaque especial no aparador ou na mesa de centro.

Cada espécie de orquídea tem um cheiro próprio e o contraste de cores e formas. Afinal, segundo Vic, não existe uma regra. Isso quer dizer que você pode deixar a sua criatividade solta para fazer as combinações que desejar!

2. Bromélia

As bromélias são flores brasileiras muito exuberantes e que representam a tropicalidade do nosso país. Como as orquídeas, existe uma grande variedade de espécies, algumas ideais para sol, outras para sombra. São muito encontradas em áreas arborizadas, crescendo livremente aderidas aos troncos de árvores.

Você pode utilizar bromélias na decoração da sua casa em canteiros, jardins ou vasos. Também são uma excelente alternativa para criar jardins verticais, combinando com as orquídeas, já que essas duas espécies desenvolvem raízes que grudam em troncos ou substratos.

Essa flor confere um visual exótico para a decoração de interiores, quando em vasos. Na composição de jardins, deixa o ambiente mais tropical, cheio de energia e vigor. Não são perfumadas, mas valorizam a estética.

3. Begônia

As begônias são fáceis de cultivar e trazem uma grande satisfação por causa da sua florada abundante, que forma lindos buquês com um colorido rico e intenso, variando do branco ao vermelho. São ideais para utilizar na decoração, inclusive de apartamentos.

Essas flores, de acordo com a visão do Feng Shui, trazem harmonia para o lar, simbolizando afeto, amor e lealdade. Portanto, trazem uma energia muito positiva. Embora não sejam perfumadas, sua valorização estética é compensadora.

No entanto, as begônias precisam da luz do sol. Logo, é interessante que você mantenha essa flor, quando em vaso, em locais bem iluminados, ou a coloque para tomar um pouco de sol todos os dias em horário de menor intensidade da radiação. Caso decida plantar em canteiros ou floreiras, certifique-se de não ficar muito exposta ao sol.

4. Amaranthus

Com um visual exótico, as espécies do tipo amaranthus são flores brasileiras que compõem uma decoração rica e colorida, ideal para quem quer criar um arranjo elegante. Aliás, elas também podem ser utilizadas em recepções de casamento. Essa flor especial também está em uma de nossas criações em parceria com Vic Meirelles.

Seus cachos pendentes são ideais para corte, mantendo as hastes em vasos longos ou em decorações pendentes. Nesse caso, Vic recomenda não esquecer de fazer a troca da água, porque isso vai garantir uma durabilidade maior para as hastes.

As folhas da amaranthus não têm um grande atrativo visual, mas isso não impede que ela seja utilizada para decorar áreas externas. Uma alternativa para enriquecer o visual é combiná-la com outras espécies, e isso também pode ser feito nos arranjos internos. Não precisa ter medo de errar!

“Hoje, tudo pode conversar. Nós estamos em uma fase em que tudo combina com tudo. Misturar está na moda”, explica Vic. Assim, deixe sua inspiração falar mais alto e acrescente outras espécies para valorizar o arranjo e complementar as cores, conforme agrade o seu olhar.

5. Flor-de-lótus

Ainda falando sobre misturas e criatividade, Vic Meirelles combinou duas flores brasileiras em sua linha criada em parceria com a Phebo: a orquídea e a flor-de-lótus. Essa é mais uma prova de que você pode elaborar suas próprias combinações de acordo com o visual que deseja alcançar, as sensações que quer despertar ou os perfumes que mais lhe agradam.

A flor-de-lótus é mais uma excelente opção para a decoração da sua casa. Pode parecer um grande desafio, pois essa espécie é uma planta aquática de superfície, mas, justamente por isso, você pode aproveitar o seu belo visual, uma vez que a flor não fica submersa.

Essa flor simboliza a pureza espiritual, e suas cores suaves, mas muito vivas, valorizam a decoração. Geralmente, ela é aproveitada nos ambientes interiores para arranjos com hastes cortadas. Para quem tem uma fonte, é possível cultivar a espécie naturalmente, mas, nesse caso, ela precisa estar em ambiente aberto, para receber bastante luz.

6. Camélia

Como a camélia é uma planta arbustiva, não costuma ser utilizada plantada na decoração interna da casa. Para ter um espécime plantado, o ideal é que ele esteja no jardim, mas você pode compor arranjos com as hastes.

O arbusto da camélia parece uma verdadeira árvore de rosas, já que a planta produz folhas e flores em abundância. As flores podem ser simples ou apresentar diversas camadas de pétalas simétricas e delicadas, ideais para compor buquês.

Existem diferentes tonalidades dela; por isso, seu arranjo pode ser bem colorido, monocromático, com cores delicadas ou mais vibrantes. São mais apreciadas pela sua estética, porque apenas algumas espécies têm perfume — e muito suave —, outras não têm perfume nenhum.

Assim, o que você pode fazer é aproveitar o visual exuberante da camélia em combinação com flores mais perfumadas, como os jasmins. Eles têm uma essência revigorante e relaxante, capaz de criar um verdadeiro spa em casa!

Vic também destaca flores tipicamente tropicais que se encaixam bem no clima do nosso país. Esse é o caso dos antúrios e das alpínias. "O antúrio, por exemplo, é uma flor supertropical, que gosta de área sombreada. Se ela for cortada diariamente, pode durar até um mês na casa. Já as alpínias são mais delicadas, aguentam uma semana", conta.

Se você não tem muita prática ou confiança para utilizar flores na decoração e compor arranjos, aqui vai um incentivo de Vic Meirelles: “Não tenha medo de ir ao supermercado, à feira ou mercado de flores, comprar e fazer a sua mistura. Deixe sua casa bonita sem medo de ser feliz!”.

Escolhas do Vic Meirelles para Phebo

Além de criar arranjos espetaculares, Vic ainda aproveita da sua criatividade aflorada para assinar uma coleção de três fragrâncias que são pura explosão de flores:

  • Orquídea e Flor de Lótus: essa combinação revela um elegante buquê floral de jasmim, frésia e rosa. Aliadas às notas amadeiradas de cedro, patchouli e sândalo, proporciona uma fragrância intensa e confortável. Disponível como vela perfumada!
  • Amaranthus com Pimenta: além da vela aromatizante, a fragrância também é apresentada num kit duo com difusor de ambientes e sabonete líquido. A harmonia do acorde floral conta com um toque inusitado e especiado da pimenta-rosa. As notas de fundo de musk e âmbar envolvem e complementam esta criação que exala sofisticação e conforto.
  • Jardim Siciliano: as notas cítricas do limão siciliano combinadas ao toque rústico do figo criam uma fragrância muito rica olfativamente. O frescor da fragrância fica por conta das notas de folhas verdes e folhas de tomate, que são arrematadas pelo conforto delicado que as notas de patchouli, cedro e musgo proporcionam. Também em vela perfumada e aromatizador de ambientes + sabonete líquido.

Parceiro da Phebo desde 2013, Vic acredito que a inspiração pode vir de qualquer lugar. Para ele, o Brasil é um país rico, criativo e no qual tudo traz inspiração — a rua, o metrô, o jornal, os livros, a arquitetura.

Então, deixe sua criatividade despertar, escolha as flores brasileiras que mais agradem o seu olhar, que encantem pelo perfume e pela essência que transpassam. Crie suas composições e transforme sua casa em um ambiente muito mais aconchegante e agradável, trazendo a natureza para o seu dia a dia.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas aprendam como aproveitar todo o encanto das flores na decoração!

Carregando...
4221 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado