Gosta de fragrâncias cítricas? Confira 8 opções para apostar na primavera/verão

Gosta de fragrâncias cítricas? Confira 8 opções para apostar na primavera/verão

Quem disse que o limão cai bem apenas no suco ou naquele drink refrescante?

Leves, cheirosas e ótimas para um dia quente, as fragrâncias cítricas fazem a cabeça (e a pele) de muita gente. O melhor de tudo é que são como aquela peça coringa que temos no guarda-roupa: combinam com as mais diversas expressões e ocasiões. Somado a isso, ainda entregam detalhes da personalidade de quem as usa, como jeito alto-astral e leve de encarar a vida.

Elas agradam tanto que muitas pessoas contam com diversas opções das fragrâncias cítricas. Tanto que criamos este post todo dedicado a quem adora esse tipo de perfume.

Para entender melhor o universo dos perfumes cítricos, conversamos com Ana Volpe, farmacêutica industrial, especialista em cosmetologia e psicóloga (acompanhe um pouco mais sobre o trabalho dela, no Instagram). Ela nos ajudou com algumas informações importantes sobre essa família olfativa. Acompanhe!

O que define as fragrâncias cítricas?

Imagine-se querendo comprar um novo perfume e pesquisando algumas possibilidades. Ao ler as notas, você percebe nomes como “limão siciliano” e “bergamota”. Ao mesmo tempo, ele tem outras misturas. Então, surge a dúvida: será que você está diante de uma fragrância cítrica mesmo?

“Um perfume cítrico é pensado para que as notas cítricas se destaquem. Pode ser composto por notas primordialmente cítricas e, dessa forma, terá fixação mais leve. Também, pode ter outros ingredientes para ajudar na sustentação. Esses outros ingredientes não se sobressaem, apenas ajudam na durabilidade do cheiro, já que as notas cítricas têm um peso molecular mais baixo”, explica Ana.

Na prática, um perfume básico, com cheiro mais doce, pode ter notas cítricas, para dar um equilíbrio, mas essas últimas não marcam tanto quanto as adocicadas. Quando é assim, provavelmente, o chamaremos de oriental, floral-oriental, entre outros. 

Já quando sentimos aquela explosão na hora de passar, é bem provável que pertença à família olfativa cítrica. Sabe quando fazemos uma limonada e as pessoas sentem o cheiro à longa distância? Essa é uma característica forte dos cítricos.

Por que usar uma fragrância cítrica?

Somos um país tropical, certo? E o calor faz parte do nosso clima em muitos meses do ano. No verão e na primavera, então, a combinação fica 10.

“Fragrâncias cítricas são muito apreciadas aqui no Brasil, até pelo nosso clima. São ótimas para usar no trabalho ou para a academia, por exemplo. E o mais interessante delas é que aceitam bem a mistura. Podemos usar um perfume com base de tangerina no começo do dia, depois retocar com outro, como um fundo mais floral frutado. Fazemos isso como um layering (sobreposição de perfumes), é uma brincadeira divertida”, sugere Ana.

Essa dica de sobreposição também é boa para quem adora estar sempre com um cheirinho fresco na pele. O cítrico não tem uma fixação tão longa e, muitas vezes, costuma ser uma colônia, que tem uma concentração menor de essência. Então, ele cabe em qualquer rotina: da agitada à calma. Sem contar o seu poder de dar up no humor e elevar a autoestima.

Mas, apesar de os cítricos serem deliciosos, Ana faz um pequeno alerta, dizendo ser legal não ter insegurança e se abrir para conhecer outras famílias olfativas, também.

8 perfumes cítricos para usar e abusar no verão

São várias notas: limão, limé, laranja, mandarina, grapefruit. Por isso, existem tantas opções no mercado. Ana nos ajudou a listar algumas das melhores fragrâncias cítricas e, certamente, você vai desejar ter logo, ao menos, uma (ou mais) delas. Acompanhe, para conhecer e entender qual tem tudo a ver com você.

1. Limão Siciliano

Os limões produzidos na região da Sicília, Itália, têm casca mais grossa, amarelada e, levemente, rugosa. A colônia Limão Siciliano, que faz parte da linha Origens, é um cítrico suave, mas, ao mesmo tempo, vibrante. A fragrância é extraída da própria casca, pelo processo de pressão à frio. É uma ótima pedida para aqueles dias ensolarados.

2. Água de Néroli

Nossa Água de Néroli, que faz parte da linha Águas de Phebo, já é um cítrico-floral-amadeirado. E o bom dele é bem essa mistura de várias notas, prolongando a sensação olfativa. Ele exala frescor e tem uma combinação deliciosa de flor de laranjeira.

3. Mandarina Asiática

O Mandarina Asiática tem a energia típica dos cítricos com um toque frutal, que acrescenta personalidade. As notas de topo são gengibre, mandarina e grapefruit. Mas também temos capim-limão e âmbar para corpo e fundo. O resultado é uma ótima harmonia de especiarias e uma sensação de conforto.

4. Timur

O Timur é uma pimenta originária do Nepal, tem nuances cítricas do grapefruit, que fazem parte das notas de topo, junto do cardamomo e da pimenta Timur. Assim como o anterior, tem um fundo amadeirado, deixando um ar misterioso na combinação. Sabe quando queremos algo cítrico e, ao mesmo tempo, diferente? Esse é uma boa aposta!

5. Aura

Com mandarina e limão nas notas de saída, o Aura, de nossa Biblioteca Olfativa, garante uma explosão de cheiro logo que você aplica. A evolução do perfume traz o néroli, a noz-moscada e a pimenta rosa no corpo e notas de fundo amadeiradas, com o cedro e a madeira ambarada. Ótima opção para iluminar o seu dia.

6. Água de Citrus

Com notas de topo limão, mandarina e bergamota, nossa colônia Água de Citrus reúne um refrescante buquê de frutas e flores. Mais um ótimo perfume para carregar com você e ir reaplicando ao longo do dia, para trazer ainda mais frescor.

7. Zimbro

Que tal um cítrico aromático para completar sua coleção? O Zimbro lembra aquele dia quente de verão e tem inspiração em um drink refrescante, feito de gin tônica e grapefruit. O equilíbrio perfeito vem com um toque de especiarias, que deixam um cheiro marcante.

8. Nectarina da Andaluzia

Apesar de a Nectarina da Andaluzia pertencer à família dos frutais mais adocicados, as notas de saída levam limão siciliano e bergamota, que trazem um frescor cítrico inesquecível. Ótimo para usar após o banho e antes de dormir, para garantir um conforto extra, ou durante todo o dia.

Enfim, fragrâncias cítricas têm tudo a ver com o verão e a primavera! Por serem versáteis e leves, permitem uma combinação diferente, sendo bem legal fazer essa brincadeira do layering sugerida por Ana, ao longo do dia.

Por exemplo, você sai de casa com um, usa outro no meio do dia e aplica mais um, diferente, para emendar com um happy hour ou encerrar o dia mesmo.

Gostou de conhecer um pouco algumas de nossas fragrâncias cítricas? Não deixe de conhecer os outros perfumes Phebo também!

Carregando...
814 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado