4 fragrâncias que relaxam e acalmam para você usar em casa

4 fragrâncias que relaxam e acalmam para você usar em casa

A sua casa é uma extensão do seu corpo. Que tal fazê-la te abraçar?

A nossa casa é um reduto de paz e segurança, um abrigo contra as mazelas que afetam o mundo externo. Quer fugir do desassossego? Basta fechar a porta. Mas e quando há inquietação está dentro de nós e é impossível se esconder do turbilhão de pensamentos que insistem em aparecer?

Aproveitar o poder das fragrâncias que relaxam é uma boa solução. Todo mundo gosta de sentir o cheiro da casa e das roupas limpas, por exemplo, mas as pessoas raramente se perguntam de que forma o olfato estimula essas sensações de bem-estar.

A nossa casa, como extensão do nosso próprio corpo, reflete os cuidados que temos conosco — contudo, o caminho inverso também contribui para o nosso equilíbrio emocional. Ou seja, podemos usufruir das propriedades das fragrâncias para relaxar, acalmar o espírito e clarear a mente. É sobre isso que falaremos por aqui!

Por que investir em fragrâncias que relaxam?

A aromaterapia é a ciência que investiga as propriedades medicinais aromáticas das plantas. O uso dos seus compostos voláteis não é exatamente uma novidade no campo da saúde e do bem-estar, já que as antigas civilizações do Egito, da China, da Grécia e da Índia faziam bom proveito de perfumes, óleos e incensos em seus rituais de cura espiritual.

No entanto, foi o químico francês René-Maurice Gattefossé que observou as propriedades da lavanda e que, no início dos anos 1900, passou a isolar as moléculas aromáticas das plantas sob o viés do seu potencial terapêutico. A partir de então, esse ramo se separou da fitoterapia e se desenvolveu no ocidente.

Hoje, sabe-se que, ao inalarmos as moléculas aromáticas, elas viajam através dos nervos cranianos até o bulbo olfativo, região que ajuda o nosso cérebro a processar os diversos cheiros que nos cercam.

Acontece que o bulbo olfativo faz parte do sistema límbico, o centro emocional do cérebro humano — por isso temos memória olfativa. É ele quem assimila e integra as informações sensitivo-sensoriais com o nosso estado psíquico. Essa belíssima interação entre o meio ambiente e o nosso organismo faz com que determinadas fragrâncias estimulem certas reações e comportamentos.

Por exemplo, a inalação de óleos essenciais específicos faz com que o cérebro ative o sistema imunológico para combater uma inflamação. Uma vez que corpo e mente agem em conjunto, as fragrâncias também motivam as conexões neurais responsáveis pelo modo como reagimos às nossas emoções.

Isto é, caso você esteja com a ansiedade à flor da pele, você pode amenizá-la por meio do sentido do olfato. É aí que reside todo o poder das fragrâncias que relaxam e acalmam a alma.

Quais são os benefícios?

Os efeitos das moléculas aromáticas das plantas no corpo humano são notórios. Devido às suas propriedades antifúngicas, bactericidas, anti-inflamatórias, expectorantes etc., muitos medicamentos alopáticos (da medicina tradicional) apresentam compostos dessa natureza, como a cânfora e o mentol. O eucalipto, por exemplo, proporciona uma melhora na respiração.

Já na mente humana, os perfumes nos induzem ao movimento ou à calmaria. Em momentos de crise, confusão mental e sensação de falta de controle, as fragrâncias que relaxam trazem como benefícios:

  • melhora da qualidade do sono (combate à insônia);
  • redução do estresse;
  • alívio da ansiedade;
  • amenização da depressão;
  • melhora no humor;
  • diminuição da agitação;
  • redução da irritabilidade;
  • aumento da concentração;
  • alívio de dores de cabeça e outras.

Os efeitos dos perfumes no cérebro são imediatos. Ao mesmo tempo, talvez você os perceba depois de ter alcançado o seu objetivo. Por exemplo, é possível que você só repare que o cheiro cítrico estimulou a sua criatividade e sua disposição após concluir uma tarefa com maior facilidade.

Da mesma forma, talvez você consiga observar como o seu dia foi mais tranquilo do que o anterior (mesmo tendo tudo para ser desgastante) depois de sentir o perfume da lavanda durante a tarde toda. Uma dose de autoconhecimento é sempre importante.

Como usar essas fragrâncias e quais são as melhores?

O melhor de toda complexidade dos perfumes é que você pode usufruir dela para criar na sua casa o ambiente aconchegante e sereno que precisa. Um ponto interessante que já podemos destacar aqui é que existem fragrâncias que são reconhecidamente relaxantes ou estimulantes. Contudo, os infinitos cheiros e suas combinações que podemos reconhecer ativam, também, a nossa memória.

O que queremos dizer é que pode ser que você encontre produtos com perfumes que acalmam unicamente você, justamente por transportarem para um universo de boas lembranças. Se essas doces memórias fazem com que você sinta paz e segurança, por que não se beneficiar delas?

Há muitas maneiras de aproveitar as maravilhas das fragrâncias que relaxam. Mas existem duas formas que, particularmente, espalham os perfumes por todo o cômodo da casa: as velas perfumadas e os difusores de ambiente.

As velas perfumadas liberam seu perfume à medida que queimam lentamente e ainda criam um clima de mansidão que nos convida a diminuir o ritmo e relaxar. O difusor de ambiente conta com varetas de madeira que absorvem e exalam as fragrâncias, inundando a casa de conforto.             

1. Orquídea e Flor de Lótus

A combinação Orquídea e Flor de Lótus é, na verdade, a união do jasmim, da frésia e da rosa. Ainda conta com notas de patchouli, cedro e sândalo. O jasmim e o sândalo são fragrâncias amplamente conhecidas por produzirem um estado de calmaria que ajuda a dormir bem.

2. Lavanda

Dentre as fragrâncias que relaxam, a lavanda é uma das primeiras a serem lembradas quando o assunto é aromaterapia. É uma planta riquíssima em propriedades sedativas e analgésicas, que acalmam corpo e mente de forma quase instantânea. Por isso, é sempre recomendada para quem luta contra a insônia. Essa planta aumenta a duração do sono profundo, proporcionando uma noite restauradora.

3. Figo

O frescor das folhas do figo são conhecidas pelo seu frescor relaxante e revigorante. Na fragrância da Phebo apresentada em vela perfumada ou difusor de ambiente, o perfume é combinado com madeiras nobres, como sândalo e madeira de cashmere, que dão uma sensação única de aconchego e conforto.

4. Peônia

A peônia tem um perfume floral confortável, clássico, delicado e até romântico. É uma ótima opção para proporcionar um ambiente sossegado e intimista. A vela aromatizante tem um perfume que harmoniza com a noz moscada e leves notas cítricas, que equilibram o adocicado da fragrância.

Casa e corpo são morada do nosso espírito. Criar um ambiente de serenidade, que permita a manifestação do nosso ser de forma plena, é essencial para enfrentarmos quaisquer dificuldades do dia a dia com mais leveza. As fragrâncias que relaxam são poderosas aliadas por nos concederem seus benefícios suavemente, nos ajudando a olhar para o futuro com mais esperança e valentia.

Encantou-se com a beleza das fragrâncias? Então, visite o nosso site e entregue-se ao universo Phebo!

Carregando...
3018 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado