Por que precisamos valorizar as raízes da gastronomia brasileira?

Por que precisamos valorizar as raízes da gastronomia brasileira?
Publicado em: Papo de Cozinha

Já alertamos: a leitura deste conteúdo abrirá seu apetite e você vai desejar pratos tipicamente brasileiros para as próximas refeições, viu?

Açaí, tucupi, feijoada, bobó de camarão, pão de queijo, churrasco. Sentiu o cheirinho de comida gostosa daí? Quando se trata de Brasil, isso é supercomum mesmo. Afinal, a gastronomia brasileira é rica em opções, servindo a todos os paladares. De veganos, passando pelas pessoas mais fitness e chegando àqueles que não dispensam uma carne, é difícil não encontrar um prato que agrade alguém.

E o melhor de tudo é que temos uma diversidade de temperos enorme e contamos com ingredientes tão versáteis, que precisamos mais é de criatividade para fazer arte na cozinha e deixar os convidados, a família e os amigos empolgados só de sentir o aroma.

Batemos um papo sobre gastronomia brasileira com a chefe Renata Vanzetto, sobre a valorização dos nossos ingredientes e chefes que têm se destacado. De quebra, tem uma receita da própria Renata!

A cozinha brasileira e a alta gastronomia

A gastronomia francesa é um clássico. A asiática, muito bem conceituada. A mexicana é a paixão de muitos. E a italiana, nem se fala! Mas de um tempo pra cá, a gastronomia brasileira tem mostrado que o nosso país não é feito só de samba e futebol, não! Aos poucos, temos reparado um movimento crescente de restaurantes, blogs e chefes realçando a beleza, os sabores e os cheiros dos nossos pratos típicos.

A chefe Renata Vanzeto acredita que o fato de a gastronomia brasileira não ter sido tão reverenciada, até alguns anos atrás, se deve à nossa cultura: “na França, por exemplo, eles têm muito orgulho da própria gastronomia. Aliás, em muitos países da Europa, é comum os restaurantes passarem de geração a geração. É algo muito antigo deles e que, até pouco tempo atrás, a gente não via acontecer no Brasil”.

Ao mesmo tempo, hoje temos acesso a atrações de televisão que incentivam fazer arte na culinária. Tempos atrás, grande parte dos programas dessa linha eram no estilo de apenas ensinar a cozinhar os pratos mais básicos, lembra? 

.

Inclusive, era comum serem transmitidos próximos da hora do almoço: um incentivo para fazer uma refeição mais rápida para a família. Hoje, essas atrações têm um objetivo de diversão e distração, além de, claro, mostrarem muito mais requinte na escolha dos ingredientes e na elaboração das iguarias.

Juntamos isso ao fato de muitos chefes ajudarem a valorizar a gastronomia brasileira, o que tem feito o público internacional também olhar para a gastronomia brasileira com novos olhos. Renata Vanzetto é uma que mistura tempero brasileiro e personalidade em seus pratos. 

“O Alex Atala, do D.O.M., foi um grande potencializador dessa valorização e ajudou a mostrar que o Brasil tem uma cultura gigantesca. Com isso, passamos a aperfeiçoar a produção e a técnica, para levar a gastronomia brasileira ao mundo. Se nossa gastronomia está muito bem-vista hoje, isso se deve demais a ele”, opina.

Para Renata, também há outros chefes que merecem destaque nesse cenário: “a Bel Coelho, do Restaurante Clandestino, é incrível. Ela traz muitos ingredientes diversificados para os cardápios. O Leo Botto, do Botto, também pesquisa muito e adora valorizar os ingredientes nacionais”, continua.

A importância de valorizar a gastronomia brasileira

Já se deu conta da diversidade e da versatilidade de nossos ingredientes? O açaí e o cupuaçu, por exemplo, podem ser apreciados batidos, na tigela, e também podem ser misturados em temperos para peixes, dando origem a pratos muito únicos.

“A mandioca é outra. Podemos fazer farinha, tucupi, comê-la cozida, frita, em purê. Além de alguns tipos de banana, da qual podemos usar a casca, o coração e o palmito do tronco”, aponta a chef Renata.

Aqui, no Brasil, a variedade de ingredientes é muito grande. Diferente, por exemplo, de países como a França, que é tradicional pelo uso de manteiga e creme de leite. "Temos muito mais que um ingrediente. Quem é de fora do Brasil fala muito do açaí. Meu marido é californiano e, toda vez que eu viajo para a cidade dele, eles querem saber se levamos açaí na mala. Isso é bem forte por lá".

A seguir, listamos alguns dos motivos pelas quais é importante valorizar a gastronomia brasileira!

Propagar a cultura

Um prato da gastronomia internacional pode ser uma delícia, sim. Mas isso não tira o valor e o sabor da nossa culinária! Que tal esquecer um pouco a história de que santo de casa não faz milagre?

Temos uma história forte, e ter orgulho das nossas raízes é importante para fortalecer a cultura e a nossa sensação de pertencimento. Podemos apreciar outras culturas, mas sem deixar a nossa de lado.

Incentivar produtores locais

Essa é, inclusive, uma forma de incentivar o crescimento da economia. Ao comprar ingredientes naquela feirinha perto de casa, motivamos os pequenos produtores e empreendedores a continuar com o negócio. Conseguimos alimentos deliciosos, frescos, ricos em sabor e, ainda, ajudamos o país a crescer.

Explorar sabores típicos regionais

Quem nunca ouviu falar no pão de queijo mineiro, no empadão goiano, na farofa de pinhão do sul e no tacacá do Norte?

“A gente tem uma riqueza de ingredientes e pratos. Além disso, as diferentes regiões com suas condições climáticas e de solo nos permitem uma vasta variação de ingredientes que até apaixonam turistas”, comenta Renata.

Mais acesso aos ingredientes

E claro: temos acesso mais fácil aos ingredientes daqui do que aos estrangeiros. Se você já tentou ir atrás de fava de baunilha ou de manteiga francesa, vai entender isso muito bem. Em grandes centros, você pode achar fácil, mas, em cidades menores, encontrá-los pode ser uma tarefa bem mais difícil.

Aliás, o Brasil é tão rico em ingredientes que, em cada feira ou venda, encontramos muitas coisas legais e supertradicionais daquela região específica. Por que não começar a experimentar esses ingredientes?

As receitas e os ingredientes típicos do Brasil

Em cada estado, você pode encontrar um prato típico e saborosíssimo, sem falar nos pratos de sucesso de norte a sul, como a feijoada.

"Tem muita receita típica que merece ser celebrada. A feijoada, para mim, é a primeira. Ela envolve até a questão dos escravos, é um prato cheio de história — sou apaixonada por ela. Gosto também de toda a parte da culinária baiana, como o bobó, a moqueca. Também sou fã da cozinha caiçara e do norte, como o pirão e o tucupi", conta Renata.

Não à toa, a receita típica da gastronomia brasileira que Renata Vanzetto nos passou é uma moqueca. Veja todos os detalhes e passo a passo da receita a seguir!

Moqueca do Ema, por Chef Renata Vanzetto

Moqueca de Frutos do Mar

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes para o molho

1 litro de leite de coco

100ml de azeite de dendê

50ml de nam pla (opcional)

50ml de limão espremido

150g de cebola roxa em cubos médios

150g de pimentão vermelho em cubos médios

100g de tomate em cubos médios

20g de alho picado

100g de coentro picado

2 postas de robalo de 100g

400g de mexilhão na concha

150g de camarão 7 barbas com casca

Modo de preparo do molho: o mexilhão precisa primeiro ser aberto. Então, pegue uma frigideira, coloque os mexilhões e tampe. Com o vapor da própria água, eles se abrirão. Depois, separe-os. Em uma panela, refogue a cebola roxa, o pimentão vermelho, o tomate, o alho, o robalo, o camarão e o mexilhão já aberto no azeite. Acrescente o leite de coco, o limão e o nam pla. Adicione sal a gosto e separe o molho.

Ingredientes para o arroz de taioba

500g de arroz

1l de água

100g de cebola picada

50g de alho picado

1 folha de taioba

Modo de preparo do arroz de taioba: em uma panela, refogue a cebola, o alho e depois acrescente o arroz. Coloque a água e, após ferver, deixe cozinhar em fogo baixo. Adicione sal a gosto. Depois de pronto, em uma frigideira, rasgue a folha de taioba e misture ao arroz.

Ingredientes para farofa de milho

500g de farinha de milho

100g de cebola picada

50g de alho picado

50g de salsinha picada

Modo de preparo da farofa de milho: em uma frigideira, torre um pouco a farinha de milho em fogo baixo até ela dourar e ficar bem crocante. Depois, refogue a cebola e o alho e misture. Quando esfriar, acrescente a salsinha e sal a gosto.

Preparo e montagem do prato: esquente o molho da moqueca e entre com as postas de robalo e os mexilhões já abertos até o tempo de cozimento do peixe. Após o peixe estar no ponto, frite em imersão o camarão 7 barbas até que ele fique crocante ou cozinhe no molho da moqueca. Jogue por cima do prato já com o arroz e a farofa de milho e finalize com brotos de coentro.

Todo esse papo sobre gastronomia brasileira deu uma fome, não é? Que tal, então, começarmos a valorizar mais essa parte da nossa cultura? Algumas dicas para isso são procurar por mais receitas, seguir chefes brasileiros nas redes e ler blogs para buscar mais inspirações.

Gostou das informações? Assine nossa newsletter e receba conteúdos legais como este, na sua caixa de e-mails.

Carregando...
236 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado