Gloss ou batom matte? Veja em que apostar no inverno!

Gloss ou batom matte? Veja em que apostar no inverno!
Publicado em: Beleza

Conheça as características do gloss e do matte e aprenda a usar os dois queridinhos das brasileiras

As tendências estão sempre mudando, inclusive no mundo da maquiagem. Seja no estilo da make, sejam nas cores, nos produtos que são usados… há sempre algo novo ou modificações no que já conhecemos. Até mesmo itens que juramos nunca mais usar voltam à tona e mudam a forma como nos maquiamos.

Algumas vezes, essas trends até nos levantam dúvidas, como a escolha entre gloss ou batom matte. Aquele efeito de lábios molhados do gloss já foi criticado e caiu no esquecimento. Mas, como o mundo dá voltas, agora ele voltou com tudo e se tornou um item indispensável no nécessaire. O batom matte, no entanto, ainda é o queridinho das brasileiras.

Por mais que os acabamentos dos produtos sejam bem diferentes, você pode optar por um ou por outro dependendo da ocasião. Ou, melhor ainda, utilizar os dois! Por isso, veja quais são as características de cada um, dicas para usá-los e ainda fique por dentro das cores que estão em alta!

Quais são as características do gloss?

O produto que já foi muito julgado e que teve seu fim decretado por vários maquiadores retomou seu posto como item de desejo. Sim, o gloss voltou enquanto forte tendência, principalmente para os dias frios, por ajudar a manter a boca hidratada. Não importa se você prefere algo discreto ou quer o efeito de boca molhada com cores vibrantes!

O produto está disponível nas mais variadas formas. O acabamento proporcionado pelo gloss é mais grudento e hidratante, por isso, lembre-se de que o seu efeito não costuma ser tão longo quando comparado com outros tipos de batons, combinado?

O gloss é conhecido por entregar um efeito molhado aos lábios e tem uma pigmentação menor. Na maioria das vezes é até praticamente transparente, entregando apenas o efeito de brilho e luminosidade na boca. Contudo, aqueles que têm toques mais coloridos são chamados de lip gloss. Então, os principais tipos e acabamentos são:

  • transparente;
  • lip gloss;
  • perolado;
  • semitranslúcido;
  • com glitter;
  • vinil.

Não existe ocasião ideal para usar uma maquiagem com gloss. Você pode investir no produto e aplicá-lo no dia a dia ou até mesmo para eventos mais sofisticados e glamurosos, pois sempre haverá uma fórmula que se encaixa no que você precisa.

As melhores dicas para usar gloss

Além da aparência e do efeito que entrega aos lábios, o gloss também tem outros benefícios que o fizeram voltar a ser tão utilizado. Entre eles estão os diferentes tipos de acabamentos, que você viu no tópico anterior.

Outra vantagem é que o produto pode ser facilmente aplicado — às vezes, nem há necessidade de passá-lo com o auxílio de um espelho, já que a aplicação é mais intuitiva e não borra. Caso passe um pouco para fora dos lábios, é só usar um lencinho de papel para remover o excesso.

Por ter um efeito molhado, esse tipo de batom entrega um efeito ótico que deixa a sensação de “lábios maiores”. Portanto, é uma boa solução para quem tem lábios mais finos e querem dar a impressão de que são mais carnudos.

Outro aspecto é a aplicação, que pode ser feita diretamente com o batom nos lábios, com a ponta do dedo ou com acessórios (como pincel), dando leves batidinhas para ficar com uma aparência mais saudável e de boca hidratada.

Mesmo com esses benefícios, entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. O principal é não exagerar na quantidade, já que o produto pode escorrer e estragar sua maquiagem.

E o que caracteriza um batom matte?

O batom matte virou sensação nos últimos anos e, com tamanho sucesso, já se tornou um clássico, caindo de vez no gosto das mulheres. Diferentemente do gloss, esse tipo de batom tem o acabamento mais sequinho e deixa os lábios com cores muito mais nítidas.

Se a sua intenção é passar um batom que dure por horas sem precisar retocar, essa é a opção certa. A durabilidade é uma das principais características do batom matte, além das tonalidades mais firmes, sobretudo em cores escuras, que costumam perder a intensidade em outros tipos de produtos.

A textura do batom matte costuma ser líquida ou pastosa, mas, quando aplicado nos lábios, ele fica com toque seco. Outro ponto positivo é que existem fórmulas que fixam e não transferem, o que é excelente para não manchar a roupa, copos e talheres.

Boas práticas para usar o batom matte

Apesar de todas essas vantagens, o batom matte, assim como o gloss, também precisa de atenção na hora da aplicação. É necessário ressaltar que os lábios devem estar muito bem hidratados para não ficarem com o aspecto ressecado — dando aquele efeito craquelado. Portanto, aplique antes um balm labial hidratante.

Outra dica de aplicação é sempre deixar uma haste flexível por perto, já que qualquer erro pode borrar e, como o produto seca rápido, é preciso ter habilidade para não estragar o resultado. No entanto, o uso de um lápis de boca para contornar os lábios pode ajudar nessa questão.

Quais cores são tendência para gloss ou batom matte?

Além de conhecer as diferenças e escolher entre gloss ou batom matte, descobrir as cores que estão em alta na estação do ano também é muito interessante. Veja algumas das tonalidades que são tendência, sobretudo no inverno, e que você pode usar sem medo de ser feliz:

  • vermelho: essa cor é um clássico entre os batons e nunca sai de moda. Pode ser usada dos tons mais alaranjados até os mais intensos e fechados;
  • lilás e roxo: são cores mais ousadas, mas também são elegantes e podem ser usadas sem medo, com olhos mais leves e esfumados;
  • nude: os tons terrosos têm tudo a ver com o inverno, e os batons nude são alternativas para incrementar o visual, além de combinar com todos os tons de pele. É só encontrar a tonalidade que mais agrada seu estilo.

Não importa se você prefere gloss ou batom matte, qualquer uma das escolhas cairá muito bem para ser usada no inverno em 2021. Por isso, veja qual acabamento você prefere e encontre produtos de qualidade para que a sua maquiagem fique impecável.

Gostou das dicas? Se tem dúvidas sobre o que comprar, confira algumas opções de batom que você pode investir!

Carregando...
144 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado