Home Office: descubra como adaptar a rotina com dicas simples

Home Office: descubra como adaptar a rotina com dicas simples

O trabalho remoto, para algumas pessoas, como os empreendedores, é uma rotina comum. Para outros, pode ser uma medida que pegou de surpresa e ainda precisa de mais algum tempo para ser adaptada à essa nova realidade.

Ter uma rotina de home office não é uma tarefa simples. Principalmente, se esta é uma situação inédita na sua vida. Claro que, com erros e acertos, a gente sempre aprende e consegue se adaptar. Mas toda ajuda neste início é bem-vinda, não acha?

Por isso, conversamos com algumas pessoas que podem nos ajudar com dicas valiosas sobre como adaptar o home office à nossa rotina. Continue lendo e descubra!

Mantenha uma rotina

Se você é uma pessoa organizada, este é seu momento. Caso contrário, é uma boa oportunidade para conseguir colocar em prática algumas atitudes necessárias. Veja três pilares importantíssimos:

·  Tire o pijama: sim, é importante que você tenha na cabeça que você está em casa, mas está trabalhando. Virar a chave para dar início a qualquer atividade é superimportante. “Claro que a gente consegue flexibilizar a maneira como nos vestimos normalmente, mas é importante pensar na nossa imagem pessoal e profissional, que precisa ser a mesma trabalhando home office ou no escritório”, avalia Renata Bittencourt, consultora de estilo.

·  Tenha um ambiente propício: você pode não ter um escritório dentro de casa e está tudo bem. É possível montar um ambiente de trabalho na escrivaninha do quarto ou na mesa da sala. O importante aqui é que você tenha um espaço dedicado para suas atividades, que te desconecte dos seus ambientes de lazer, como a cama ou o sofá.

·  Organize seus hábitos: isso precisa ser definido de acordo com a sua personalidade. Se você se distrai com facilidade, tire as notificações do celular, por exemplo. Outra dica importante é planejar as tarefas do dia, listando por ordem de prioridade – tente se livrar das mais importantes logo pela manhã. Alguns especialistas de RH também recomendam pausas entre as tarefas para não ser tomado pela fadiga.

Faça exercícios físicos

Muitas vezes, quando trabalhamos remotamente, não nos damos conta do horário justamente por estarmos em casa. Por isso, planeje também a sua rotina semanal de exercícios... Lembre-se que seu corpo precisa ficar em movimento e, em tempos de quarentena, nossa tendência é ficar sentado ou deitado a maior parte do dia.

Graças à internet e a facilidade das redes sociais, muitos profissionais dedicados e grandes empresas do esporte disponibilizam conteúdos e treinos para facilitar a prática de exercícios. O melhor disso é que você ainda consegue experimentar uma atividade que ainda não tinha conseguido por falta de tempo. Veja algumas opções:

Fernanda Queiroz: Personal Trainer e Nike Master Trainer, Fernanda disponibiliza várias séries curtinhas em seu aplicativo e no seu perfil do Instagram. Vale a pena seguir e experimentar as cápsulas de exercícios diários que ela ensina.

https://youtu.be/E_mYt_VvxnQ

Nike Training Clube: não é novidade para ninguém que a Nike disponibiliza treinos em seu aplicativo. O que começou com um grupo de corredores, agora tem práticas para todos os gostos: do experiente ao iniciante. Experimente!

Daily Yoga: é um dos mais conhecidos aplicativos de ioga do mundo. É bem completo, dividido entre objetivos e níveis de experiência com a prática. Em cada programa semanal, ele de dá uma série diária de exercícios. Além disso, ainda conta com dicas para respiração, mindfullness, alongamento e outras.

Adriana Camargo: se você adora ioga, mas precisa de algo ainda mais didático, a Adriana Camargo é perfeita! Professora de diversas celebridades, como Daniella Sarahyba e Flávia Alessandra, Adriana disponibiliza aulas no seu Instagram todas terças e quintas – inclusive para crianças. Vale a pena acompanhar!  

BTFit: criado pela Body Tech, o aplicativo disponibiliza diversos programas de exercícios diferentes, desde ioga e treinos para mães a desafios direcionados de acordo com seus objetivos, e todos coordenados pelos personals trainers da rede de academias.  

Cuide de você

A rotina de cuidados pessoais deve ser a mesma – ou ainda mais intensificada. “Cuidado com a quantidade de banhos tomados por dia e diminua o tempo debaixo do chuveiro; não exagere só porque está mais tempo em casa”, adverte a dermatologista Bruna Bravo.

Continue fazendo uso do protetor solar todo dia mesmo dentro de casa. “As luzes internas também podem provocar a pigmentação no rosto, que pode levar ao melasma, principalmente, se a pessoa já tiver alguma predisposição”, explica Bruna, que também aconselha lavar o rosto com o produto indicado para cada tipo de pele de duas a três vezes ao dia.

Nessa temporada de home office, a dermatologista também sugere um cuidado especial com uma das partes mais esquecidas por nós: os pés! “A gente acaba usando mais sandálias abertas neste período e o uso do hidratante nos pés é importante para evitar o ressecamento de algumas áreas e até rachaduras, que podem ser dolorosas”, aconselha.   

Descanse a mente

Além dos exercícios físicos e da rotina de cuidado com o corpo, é extremamente importante que você reserve um tempo para descansar a mente. Com o home office, a impressão de que o dia de trabalho parece não ter um ‘fim’ é comum. Por isso, tente sempre reservar um momento do dia para esvaziar a mente, descansar o cérebro e se desconectar.

Separe este momento do seu dia para fazer algo que gosta, seja para ler um livro, assistir algo na televisão ou até alguma prática cultural, como visitar museus virtualmente. Listamos abaixo alguns museus incríveis que você consegue visitar sem precisar sair de casa:

·  Musée du Louvre, em Paris

·  The British Museum, em Londres

·  The Smithsonian, o Museu Nacional de História Natural, em Washington

·  The Vatican Museums, no Vaticano

·  The Metropolitan Museum of Art, em Nova York

·  Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro 

Carregando...
20 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado