Quais são os ingredientes mais inusitados na composição dos perfumes?

Quais são os ingredientes mais inusitados na composição dos perfumes?
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Algumas fragrâncias são verdadeiros clássicos, como o floral, o frutal, o cítrico e o amadeirado. Mas não é de hoje que esse universo tem sido invadido por perfumes com ingredientes inusitados. Os doces, como os que lembram chocolate ou uma calda de açúcar, se tornaram queridinhos de muitos brasileiros. Porém, há marcas lançando fragrâncias que remetem até ao cigarro! Sim, é isso mesmo que você leu!

Como um perfume tão excêntrico é possível? Nós conversamos com a equipe da Mane, Casa de Fragrâncias francesa presente no Brasil desde a década de 1950, para você entender mais a fundo como perfumes tão inusitados são possíveis. Vamos lá?

Fabricação de perfumes: fique por dentro desse processo

A fabricação de um perfume envolve a criação da fragrância, uma etapa bem criteriosa feita por meio de pesquisas de tendência, além de envolver a criatividade e o conhecimento dos perfumistas. A partir disso, o perfume passa a ser fabricado em larga escala. Há também o período de maceração, etapa que é a aposta de muitas perfumarias, como a Phebo, para entregar ao cliente um produto cheio de qualidade. 

De qualquer forma, a escolha das fragrâncias é um dos principais pontos de identidade do perfume e pode variar do mais clássico, como florais e amadeirados, que muitas vezes são extraídos naturalmente, aos perfumes mais inusitados, com fragrâncias sintéticas (ou seja, criadas em laboratório). Lembrando que criar sinteticamente uma nota olfativa não significa perda de qualidade – pelo contrário! Até porque alguns perfumes só se tornam possíveis a partir dessa criação.

O fato é que a junção das notas que vai compor o perfume é uma verdadeira arte e garante a originalidade do produto. Para isso, perfumistas do mundo todo buscam trazer sentimentos e usar criatividade e conhecimento no processo. 

São diversos testes até que se chegue à alquimia perfeita, trazendo como resultado um perfume inusitado ou não, mas que vai provocar a sensação desejada em quem o usa. Quando você pensa que perfumes emocionam, a criação de uma fragrância é uma mágica que permite as pessoas voltarem no tempo ou ter sentimentos aflorados.

Quais os ingredientes usados?

Os ingredientes de qualquer perfume são bem básicos: o álcool, a água e a combinação de essências. Claro que pode mudar de acordo com o fabricante: “não é uma regra, mas existem casos nos quais os fabricantes adicionam antioxidantes com o intuito de evitar ou retardar o escurecimento do produto final”, conta a equipe da Mane.

E não apenas para nisso. “Algumas marcas adicionam corantes para atingir um tom de cor específico para o seu produto”, afirmam. Porém, grande parte das empresas fica apenas no trio água, álcool e fragrância.

Perfumes inusitados e clássicos: entenda as opções de um perfumista

Quando a gente fala em inusitado na perfumaria, o adjetivo diz respeito a fragrâncias mais exóticas, não a ingredientes pouco comuns, mesmo porque, como mostramos, estes últimos são bem básicos. 

O fato é que uma casa de perfumaria tem à sua disposição uma paleta ampla de opções. “Ela pode ser composta por ingredientes sintéticos, naturais obtidos por métodos de extração convencional ou até mesmo provenientes de biotecnologia”, relatam os perfumistas da Mane.

Na prática, isso traz a possibilidade de criar uma gama infinita de combinações originais e que permite trabalhar o mesmo tema de forma bem variada. “Por exemplo, desde uma rosa mais verde até as pétalas de rosas secas”, explicam.

E quanto aos perfumes inusitados?

Enquanto o âmbar, a baunilha, os florais e os cítricos são fragrâncias consolidadas e clássicas, outras novidades têm chegado ao mercado. Não é de agora que perfumes que remetem ao chocolate têm encantado o público, mas o que pensar sobre aqueles com cheiro de… cigarro? Pois é, eles existem, sim!

“Podemos dizer que o mundo está cada vez menos conservador e que temas inusitados estão sendo mais explorados, como cannabis, sexo, malte, cafeína e álcool”, relatam os perfumistas.

Essa ousadia tem muito a ver com a cultura de cada país e da aceitação local. Enquanto o Brasil, principalmente as brasileiras, tem uma preferência por aromas doces, que ressaltam a sensualidade, “o tema cannabis, por exemplo, está sendo muito mais explorado e aceito em países que já legalizaram o consumo do produto, como Canadá e Estados Unidos”, comenta o time da Casa de Fragrância.

Fragrâncias de qualidade: veja o que está envolvido

Um perfume de qualidade reconhecida envolve critério na escolha de cada componente. Essa seleção, na verdade, depende de alguns fatores, como o preço da fragrância a ser desenvolvida e o fim para qual será destinada. 

“Para uma fragrância fina, usaremos sempre ingredientes mais refinados e, claro, mais caros. Para fragrâncias técnicas, usaremos ingredientes mais técnicos e mais baratos. Existem alguns itens exóticos que, por serem muito caros, são encontrados apenas em fragrâncias de perfumaria fina, como o óleo essencial de Oud”, explica o time da Mane.

De qualquer forma, para que um perfume tenha qualidade, detalhes dos ingredientes e da fabricação se tornam um diferencial importante e nós explicamos melhor logo abaixo.

Ingredientes selecionados

Além de apostar em uma fragrância com alquimia bem trabalhada, com uma pirâmide olfativa rica, o álcool é um item que merece atenção. “Nesse caso, o álcool considerado de boa qualidade é aquele com menor interferência possível no produto final, ou seja, é aquele que não possui cheiro”, contam os perfumistas da Mane.

A Phebo, por exemplo, aposta no uso de álcool extra neutro em seus perfumes para garantir uma qualidade satisfatória e uma fragrância livre de interferências.

Detalhes da fabricação

Depois que a fragrância é criada e o perfume passa a ser produzido em larga escala, o processo de maceração se torna um diferencial, pois garante equilíbrio e harmonia ao produto final. 

A maceração pode ser definida como o período em que o perfume ficará armazenado em um ambiente com luz e temperatura controladas, assim, a fragrância fica mais harmônica, ‘redonda’ e ganha em intensidade. Esse processo também é essencial para que o odor do álcool desapareça”, alerta a equipe da Mane

Perfumes inusitados da Phebo: conheça alguns

Você já viu que a variedade e as possibilidades de combinação em um perfume são enormes, certo? As fragrâncias Phebo trabalham com as maiores casas do ramo no mundo todo para trazer opções olfativas únicas e inesquecíveis. A seguir, nós citamos alguns perfumes inusitados da marca.

·         Timur: dentre as notas de topo, está a pimenta Timur, com nuances cítricas, existente na região do Nepal. A madeira de cashmere é uma das notas de corpo, que garante uma fragrância aveludada.

·         Santalum: a cenoura é uma das notas que topo que, junto com folhas verdes e cardamomo, traz um frescor e conforto únicos ao perfume.

·         Bronze: o rum é uma das notas de saída que, com a baunilha, o âmbar e o musk como notas de fundo, permite um adocicado leve e que traz aconchego.

·        Zimbro: a refrescância deste produto se deve principalmente ao zimbro, fruto que dá aroma a diversos tipos de gim.

·        Cajueiro: o perfume traz muita brasilidade com suas notas de topo de caju.

Ao escolher seus perfumes inusitados ou não, lembre-se de optar por aqueles que lhe tragam uma sensação prazerosa e que tenham a ver com sua personalidade ou com seu humor no momento. 

Testá-los na pele pode dar mais certeza na hora da compra, até porque o cheiro que permanece varia demais de pessoa para pessoa, até por uma questão de combiná-los com creme hidratante. Além disso, também é válido guardá-los longe de calor e umidade para fazer o perfume durar mais.

Você viu que o mundo das fragrâncias é muito rico e cheio de possibilidades, certo? Que tal continuar a leitura sobre esse universo e conhecer uma coleção que é um verdadeiro clássico da Phebo? Tenha uma boa leitura!

Carregando...
326 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado