O que você precisa saber sobre maquiagem dentro de casa?

O que você precisa saber sobre maquiagem dentro de casa?
Publicado em: Beleza

A pandemia do novo coronavírus nos fez repensar diversos hábitos, não é mesmo? Com o isolamento social e a popularização do home office, aprendemos a recriar em casa os ambientes, entretenimentos e serviços que, normalmente, seriam buscados na rua, em algum estabelecimento comercial. É nesse contexto que entra a produção de uma make incrível sem precisar sair de casa!

E para aqueles dias em que a ideia é dar uma levantada no astral e colocar uma cor no rosto, você pode aprender como fazer a maquiagem dentro de casa. Temos aqui algumas dicas para deixar a sua make bem profissional, desde o cuidado com a sua pele até a finalização. Para conferir, não perca mais tempo e venha com a gente!

Como usar maquiagem dentro de casa?

Ao contrário do que muitos pensam, maquiagem não precisa ser usada apenas fora de casa, em compromissos sociais. Como está intimamente ligada ao autocuidado e à autoestima, nada impede que você se maquie para ficar em casa.

Mais do que aplicar base, pó, blush, rímel, sombra e batom, a maquiagem tem rituais importantes que vão além da escolha dos produtos. Cada uma das etapas está associada a técnicas, truques e métodos que ajudam a melhorar o resultado e a durabilidade, mesmo que seja para uma maquiagem dentro de casa. Confira as principais a seguir!

Prepare a sua pele

A preparação da pele é uma das etapas mais importantes do processo, afinal, é ela que vai garantir a proteção de que seu rosto precisa. Primeiro, lave a face com água fria ou morna — nunca quente! — utilizando um sabonete adequado para o seu tipo de pele.

Depois, use um produto que ajude a remover as impurezas e resíduos mais profundos que restaram de maquiagem na pele, como uma água micelar ou tônico. Por fim, hidrate o rosto, deixando que ele absorva o creme ou sérum por completo.

Tenha atenção à quantidade de produtos

Nem sempre uma maquiagem com muitos produtos será a melhor para a sua pele. Em geral, você vai precisar de:

  • primer;
  • base e corretivo;
  • pó compacto;
  • sombras;
  • rímel;
  • delineador;
  • blush;
  • gloss ou batom.

Lembre-se de que as maquiagens elaboradas para o dia costumam ressaltar bem mais a pele do que as produções para a noite. Por isso, não é necessário carregar nas cores ou na quantidade dos produtos aplicados.

Além disso, certifique-se de escolher itens de qualidade. Uma base eficiente pode até mesmo dispensar o uso de corretivo, por exemplo. Isso ainda evita que você tenha que ficar retocando a maquiagem dentro de casa toda hora.

Escolha tonalidades leves

A maquiagem tem o grande potencial de elevar a autoestima da mulher. Mesmo em casa, convivendo com a família ou participando de reuniões virtuais de trabalho, é importante manter os cuidados, afinal, isso colabora com a autoconfiança e melhora o desempenho nas mais diversas atividades.

Acontece que para se sentir bonita, não é necessário exagerar na intensidade das cores. Tons muito fortes ou escuros podem até dar uma sensação de peso à aparência — algo que certamente vai ficar desproporcional ao tom da situação. Já que você está em casa, prefira tonalidades mais leves, priorizando opções claras e que comuniquem naturalidade.

Fique de olho nas tendências

As tendências são relevantes para nortear a escolha da maquiagem. Então, sempre que possível, fique de olho no que está sendo usado por aí. Redes sociais, blogs especializados, revistas e produções de TV podem servir como referência. Para maquiagens diurnas, por exemplo, uma boca de cor mais suave está em evidência e pode ser uma ótima ideia para o dia a dia, mais até do que um batom marcante.

Como equilíbrio é tudo, garantir que a discrição de alguns pontos contraste com a de outros é o que deixa tudo ainda mais interessante. Portanto, você pode combinar um olhar vibrante com um batom neutro, criando um aspecto mais natural. E vice-versa. Escolher bases de cobertura leve também ajuda a valorizar a maquiagem dentro de casa sem que a aparência ganhe contornos pesados demais.

Qual é o jeito certo de higienizar a pele do rosto?

Mesmo dentro de casa, e apostando em uma maquiagem mais leve, é preciso manter a boa higiene da sua pele, sabia? Mantê-la limpa e bem cuidada evita danos e desgastes ao longo do tempo. Sendo assim, também elegemos algumas dicas importantes para você aderir a uma rotina eficiente de skincare. Acompanhe!

Não espere para enxaguar

Deixar o sabonete por muito tempo em contato com a pele pode prejudicá-la, por isso, evite protelar demais o enxágue. Junto com as impurezas, o produto acaba removendo a camada protetora da pele. O ideal é que você massageie o rosto com uma boa quantidade do produto (preferencialmente sabonete líquido) e enxágue logo em seguida, removendo a maquiagem e outros resíduos de maquiagem e poluição.

Use escovinhas ou esponjas

Lavar o rosto apenas com as mãos é o suficiente, mas você pode usar alguns acessórios de maquiagem para aumentar a eficiência. Escovinhas ou esponjas podem ser ótimas aliadas na hora de cuidar da sua pele e remover os excessos no momento da higienização. Existem alguns modelos próprios para esse tipo de cuidado, que não agridem o rosto e ajudam a manter a pele limpa.

Acerte a temperatura da água

Se você lava o seu rosto com água em temperatura muito quente, saiba que isso pode prejudicar bastante a saúde da sua pele. A água quente provoca ressecamento, aumentando a dificuldade em mantê-la saudável como deveria. Por isso, prefira a água em temperatura ambiente ou levemente fria. Algumas dicas extras são:

  • limpe a pele pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e à noite);
  • prefira sabonetes líquidos e adequados ao seu tipo de pele;
  • utilize um tônico para remover as sujeiras mais profundas;
  • esfolie levemente a pele do rosto no máximo duas vezes por semana;
  • passe um hidratante específico para o seu tipo de pele;
  • evite banhos muito quentes e buchas inapropriadas para não ressecar ou agredir a pele do rosto.

Não se esqueça também de que é primordial investir em produtos de qualidade para fazer a sua maquiagem dentro de casa e higienizar a pele. Isso é indispensável para garantir a proteção da área maquiada e evitar problemas como excesso de oleosidade, envelhecimento precoce, cravos e espinhas.

Quanto maior a frequência com que você costuma se maquiar, mais importante se torna a rotina de cuidados com a pele do rosto, combinado? Isso ajuda a manter a saúde da sua pele mesmo com o passar dos anos, sem deixar de fazer sua maquiagem dentro de casa.

Se você gostou das dicas sobre maquiagem dentro de casa, chegou a hora de acompanhar outras ideias que podem ser muito úteis para o seu dia a dia de beleza. Assine a nossa newsletter e receba todos os nossos materiais diretamente no seu e-mail!

Carregando...
82 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado