O que fazer em Lisboa: confira dicas imperdíveis para um roteiro incrível

O que fazer em Lisboa: confira dicas imperdíveis para um roteiro incrível
Publicado em: Passaporte

Descubra aqui alguns endereços mais bacanas da capital portuguesa – e comece já a preparar sua próxima viagem!

Lisboa é uma festa. Mais efervescente que nunca, a capital de Portugal virou destino-desejo entre pessoas mais antenadas mundo afora. Não é para menos: basta caminhar pelas ruas de seus bairros tradicionais para perceber o alto astral.

Entre monumentos históricos, museus contemporâneos, confeitarias com o tradicional pastel de Belém, Lisboa tem 1001 encantos – além das paisagens privilegiadas do litoral! Coloque no roteiro Chiado, Belém, Bairro Alto, Baixa, Príncipe Real e Alfama – e não deixe de percorrer as charmosas ruelas.

O que ver por lá

Para fazer um passeio completo com o melhor que Lisboa tem a oferecer, pegue o bondinho (imperdível!) e visite alguns pontos culturais interessantíssimos da cidade. O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – é uma construção moderna em meio à orla histórica do rio Tejo e tem como proposta refletir sobre temas e tendências da atualidade.

Localizado na Praça do Império, o Centro Cultural de Belém tem uma arquitetura moderna incrível, projetada pelo consagrado arquiteto português Manuel Salgado. É um destino muito procurado também pelo grande jardim à frente e a paisagem para o rio Tejo. 

Aos que preferem arte antiga em vez de contemporânea, o Museu Nacional de Arte Antiga é uma ótima opção. Inaugurado em 1884, é um dos museus mais importantes do país desde o Século XII e conta com a maior coleção de arte antiga de Portugal. Ideal para fãs de história!

Entre os bairros Príncipe Real e Chiado, inclua no seu roteiro o miradouro de São Pedro de Alcantara, a Igreja de São Roque, o histórico Convento do Carmo com seus grandes arcos e o elevador de Santa Justa, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Para fazer algumas comprinhas...

Impossível voltar de “mala vazia” quando se vai a Lisboa. Entre grandes outlets, como o Freesport, lojas de departamentos e pequenos espaços para agradáveis descobertas (o bairro Príncipe Real é um dos melhores para garimpar bons achados), o que não falta é opção para encontrar peças, acessórios e objetos de decoração com facilidade por lá.

A Casa Pau-Brasil é uma concept store cheia de bossa e repleta de produtos autenticamente brasileiros. Acaba de abrir sua segunda unidade em Cascais e uma pop-up store em Comporta – um dos destinos mais procurados atualmente em Lisboa.

A Phebo, claro, faz parte da curadoria que reúne, além dos produtos de beleza (Granado também está à venda por lá), moda e decoração (os móveis de Sergio Rodrigues deixam a loja ainda mais linda!).   

Em Chiado, região que merece ser visitada com toda calma, a loja da Vista Alegre vale a visita – mas, prepare-se porque é praticamente impossível sair de lá de mãos vazias. Além de belas, as porcelanas parecem carregar a alma de Portugal. Fundada em 1824, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal.

Próximo à Chiado, o bairro Príncipe Real reúne uma série de lojas bacanas. A Embaixada reúne artistas e designers da moda, design, artesanato e gastronomia. Localizada no Palácio Ribeiro da Cunha, tem o charme de estar instalada em um palacete antigo todo reformado.

Comer & Beber

No bairro da Baixa, na área dos restauradores, Gambrinus é o endereço onde tradicionalmente as pessoas vão depois do teatro. Aberto até 2h, tem um “quê” charmoso de boêmia da velha guarda. É divertido sentar no balcão: peça um chope e, para acompanhar, vá de croquetes, prego no pão, presunto cru, queijo da serra ou frutos do mar.

Superanimado à noite, o Bairro Alto é famoso por suas ótimas tascas. Do mesmo dono do Pap'Açorda, a Bica do Sapato é opção mais moderna (tem um dos melhores bacalhaus da cidade e uma vista de tirar o fôlego!). Se quiser esticar o programa, ao lado da Bica, Luxx é a melhor balada para dançar.

No Chiado, o restaurante gourmet Belcanto é ideal para quem curte experiências gastronômicas de alto nível. Por ali, também é programa obrigatório tomar um gelato no Santini, na Rua do Carmo.  

Permita-se andar sem rumo pelas charmosas ruelas do bairro (se perder por lá é a melhor as aventuras!). Inclua na programação um drinque no Memmo Alfama, hotel com uma vista linda do rooftop – os drinks ficam entre 7 a 13 euros.

Antigo mercado de Lisboa, o Mercado da Ribeira reúne várias opções de restaurante – e é daqueles programas que contam a história da cidade. Lá dentro, o Pap'Açorda é boa sugestão de restaurante.

Se você é fã de frutos do mar, então inclua a Cervejaria Ramiro – de longe o melhor lugar para comer frutos do mar em Lisboa. Está localizada na Av. Almirante Reis e o ambiente é delicioso!

Mais local e menor, o Mercado de Campo de Ourique também é lotado de boas tascas para comer e beber - e vale a visita! 

Carregando...
33 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado