Por que o perfume doce é o preferido das brasileiras?

Por que o perfume doce é o preferido das brasileiras?
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Pense um pouco sobre uma fragrância marcante, que é sempre sua escolha para uma ocasião especial, seja um encontro ou um evento em que você quer deixar a sua marca. O perfume doce feminino costuma estar entre esses preferidos para a maioria das brasileiras.

Mas, afinal, por que essa preferência? Será que existe uma razão para as consumidoras brasileiras gostarem tanto do perfume doce? Há uma série de razões, uma delas, é a sensualidade e a força que essas fragrâncias costumam despertar.

Segundo a especialistas em perfumes, Renata Ashcar, “As mulheres adoram, porque são perfumes que têm um toque de sedução muito forte”. 

Porém, um fenômeno curioso, que têm despertado atenção dos especialistas e empresas da área, é que esse tipo de fragrância tem se tornado uma tendência também entre os homens, que sempre foram conhecidas por preferir perfumes básicos.

Para entender um pouco mais sobre essas fragrâncias, conversamos com a especialista que trouxe diversas curiosidades, dicas e informações sobre perfume doce feminino. Confira! 

Como as fragrâncias de perfumes doces são criadas?

Quando você pensa em perfume doce, as notas da pirâmide olfativa são variadas e podem conter caramelo, framboesa, grapefruit, chocolate, cassis, baunilha, entre outros. Mas nem todas essas fragrâncias de perfumes são retiradas de óleos essenciais — como acontece com a baunilha — e, sim, produzidas de forma sintética.

“Entre essas moléculas, você tem o etil maltol, que remete ao cheiro do açúcar queimado. É uma tendência que surgiu na década 90 com o perfume Angel, do estilista Thierry Mugler. Ele foi o primeiro e, depois, vieram vários nesse caminho das delícias olfativas”, explica Renata Ashcar. De toda maneira, são ingredientes sintéticos e desenvolvidos em laboratório.

Fragrância sintética

O fato de ser uma fragrância sintética é uma garantia de que o perfume sempre existirá, ao contrário do que acontece com ingredientes naturais. “A produção da baunilha de Madagascar, por exemplo, sofreu crises recentes devido a questões naturais e isso afeta a sua colheita. Já as substâncias sintéticas são sempre reproduzidas da mesma maneira. Sem contar que as indústrias de fragrâncias investem milhões na descoberta de novas moléculas que podem transformar o mercado”, conta a especialista.

Para entender um pouco mais sobre o perfume escolhido, olhe atentamente às notas de corpo, que trazem a personalidade do produto, e de fundo, que, por ter peso molecular maior, são menos voláteis e duram mais na pele. Já as de topo são mais leves e provocam a primeira impressão. Se você deseja uma fragrância mais adocicada, as notas doces devem ser as de corpo ou fundo.

Perfumes da família olfativa oriental

Os perfumes doces, na maior parte do tempo, fazem parte da família oriental, que conta com algumas variações:

  • Oriental gourmand: são os perfumes que mexem com nosso paladar — como o perfume Baunilha, da Biblioteca Olfativa;
  • Oriental amadeirado: com um toque mais encorpado graças ao âmbar, benjoim, entre outros. Um bom exemplo é o Bronze
  • Oriental verde: uma fragrância adocicada e cheia de personalidade, suavizada com algumas notas frescas. É o caso do Fava Tonka.

Por que os perfumes doces são preferidos no Brasil?

Desde que as fragrâncias passaram a usar o etil maltol na composição, diversas novidades em perfumes doces passaram a surgir e as brasileiras adotaram de maneira rápida. Tanto que as fragrâncias se transformaram em uma das preferidas por aqui. “A família oriental gourmand é uma das maiores que temos”, diz Renata Ashcar.

Para a especialista, um dos principais motivos para isso é a sensualidade da brasileira que casa certinho com o perfume. “A mulher que usa um perfume doce não é nada básica e gosta de deixar a sua marca. Essas fragrâncias têm uma pegada de sedução e remetem às delícias olfativas. O perfume gourmand provoca até água na boca!”

Outro motivo para isso é quanto à duração da fragrância na pele. “Na maioria das vezes, eles têm um peso molecular maior, então a projeção da fragrância dura mais e traz a fixação que o brasileiro sempre espera dos perfumes. Diferente da lavanda, que, por ser super volátil, tem um quê a mais de frescor, que lembra a saída do banho e dura menos na pele”, explica Renata. 

O avanço do movimento genderless também está relacionado à preferência por perfumes mais marcantes. Hoje, as mulheres querem deixar a sua marca e mostrar sua presença, por isso, os perfumes doces ajudam a transmitir uma mensagem de feminilidade e força.

Existem ocasiões mais adequadas para usar perfume doce?

Um perfume doce costuma ser sempre mais encorpado, sensual e, como você viu aqui, tende a durar mais na pele. “Eles são mais intensos e isso pede um momento especial e uma etiqueta na hora de usar”, diz Renata. 

Por ser serem marcantes, a indicação de uso cai bem em baladas, encontros especiais ou ocasiões em que você quer explorar a sensualidade da fragrância. “Com certeza, não é o ideal para você ir à academia, por exemplo”. Também vale pensar um pouco sobre o seu dia — se você vai ficar em reunião dentro de alguma sala fechada a maior parte do dia, também não é a escolha mais adequada.

Existem opções de perfumes doces específicos para o público masculino?

Para eles, de acordo com Renata, os perfumes adocicados são uma tendência forte. “O homem hoje está mais vaidoso do que era há alguns anos. Então, estão deixando um pouco de lado o hábito de usar apenas perfume aromático. O lado adocicado vem forte para os homens, também com essa pegada de sedução, principalmente os orientais amadeirados”.

De acordo com Renata, “o oriental gourmand é essencialmente feminino”, mas também existem diversos perfumes adocicados que podem ser compartilhados entre diferentes gêneros, fato que também é tendência, acompanhando o já mencionado movimento genderless.

Como usar um perfume doce? 

Para acercar no uso do seu perfume, separamos algumas dicas interessantes, que podem fazer toda a diferença na sua experiência. Confira!

  • Escolha o momento certo: os perfumes doces são mais apropriados para eventos noturnos, encontros românticos e ocasiões especiais. Evite usá-los em ambiente muito fechados, no trabalho e em atividades rotineiras.
  • Aplicação moderada: fique atento às quantidades, uma ou duas borrifadas nas partes certas do corpo costumam ser suficientes, especialmente se o perfume for muito marcante. 
  • Pontos de pulsação: aplique o perfume em áreas do corpo que emitem calor (pulsos, pescoço, atrás das orelhas e dobras dos cotovelos) já que isso ajuda a difundir a fragrância. 
  • Evite esfregar os pulsos após aplicar o perfume, já que isso pode quebrar as moléculas do perfume, alterando sua composição e impactando negativamente na sua durabilidade.
  • Distância ao aplicar: mantenha uma distância adequada (entre 20 e 30 centímetros) ao aplicar o perfume, garantindo uma boa distribuição do produto.
  • Atente-se para a estação do ano, geralmente os perfumes doces são associados as estações mais frias, como outono e inverno. No entanto, isso não é uma regra rígida, e você pode usá-los durante todo o ano, ajustando a quantidade conforme a estação.
  • Considere o ambiente em que você estará. Assim, em locais fechados ou eventos mais formais, opte por uma aplicação mais sutil.
  • Guarde seu perfume em um local fresco e escuro, longe da luz direta do sol e de mudanças extremas de temperatura, esse cuidado ajuda a preservar a integridade do produto. 

Conheça os perfumes doces da Phebo!

A Perfumaria Phebo aposta na ideia de fragrâncias compartilháveis, fazendo com que todos os perfumes da linha possam ser usados por homens e mulheres. Alguns deles trazem notas mais doces, como você pode conferir abaixo:

Bronze

Com notas de fundo de âmbar e baunilha, esta fragrância é mais encorpada e tem um toque quente e marcante. Perfeito para ocasiões festivas e indicado para mulheres com personalidade e estilo.

Baunilha

Fragrância clássica que traz uma sensação de elegância para o ambiente, o perfume Baunilha conta com notas de saída de framboesa e notas de fundo contam com baunilha e benjoim. Este perfume é exuberante e ainda traz uma sensação de conforto especial.

Fava Tonka

Oriental verde com notas de corpo de baunilha e fava tonka, além de cedro e musk nas notas de fundo. O resultado? Um perfume cheio de personalidade com toque amadeirado e adocicado ao mesmo tempo.

Se você sentiu vontade de experimentar alguma delas, é só passar em uma de nossas lojas para ver qual combina mais com a sua personalidade e mexe com os seus sentidos!

Como você viu ao longo deste artigo, há diversos tipos de perfumes doces que envolvem fragrâncias exóticas, marcantes e sensuais. Se você está em dúvida na escolha, a dica é entender sobre todas as notas e experimentar em sua pele antes de comprar, até porque um perfume nunca fica igual em pessoas diferentes.

Além de experimentar é importante considerar suas preferências pessoais e investir no cuidado e hidratação da pele, já que a uma pele hidratada pode absorver melhor o perfume, contribuindo para a durabilidade do produto. 

O perfume doce envolve muita curiosidade e cai fácil na preferência das brasileiras. Você gostou de conhecer mais sobre perfume doce feminino e suas curiosidades? Aproveite para visitar a vitrine de perfumaria da Phebo e confira promoções, novidades e sugestões de produtos para diferentes estilos e gostos. 

Carregando...
1190 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado