Mais de 15 perfumes básicos que você deve ter no armário

Mais de 15 perfumes básicos que você deve ter no armário
Publicado em: Biblioteca Olfativa

A gente sempre tem uma ou mais peças de roupa que são básicas e combinam com diversos eventos. Na dúvida, na pressa ou naquele momento em que você quer se sentir bem e com autoconfiança, é para essas opções que acaba recorrendo, certo? Assim como existem anéis, colares e bolsas que se transformam sempre na nossa primeira opção. Mas, e quanto às fragrâncias, existem perfumes básicos para o dia a dia e outras ocasiões?

É fato que todo mundo tem alguma fragrância preferida para usar em um encontro especial ou para o começo do dia. Mas como realmente funciona esse conceito de básico na perfumaria? Para explicar isso e ainda trazer inúmeras sugestões, conversamos com Helen Augusto (acompanhe o trabalho incrível dela no @helenaugustoperfumes), que é especialista em perfumaria e autora de diversos artigos para o Fragrântica, para dividir um pouco da sua experiência e paixão por perfumes.

Perfumes básicos? Entenda melhor essa ideia

Uma calça jeans e uma camiseta branca são itens básicos para ter no guarda-roupa. Mas com um acessório diferente, o look pode ir do casual ao chique, por exemplo. Contudo, quando falamos em perfumes básicos, esse não é o adjetivo mais comum para usar — até porque a escolha de fragrâncias é muito pessoal e varia demais com o astral de uma pessoa ou sua personalidade.

“Com perfume é um pouco mais diferente do que você chamar de básico. Pra mim, nenhum aroma tem essa característica. É mais a questão de escolher uma fragrância que lhe traga conforto”, explica Helen. Ou seja, um cheiro, que é confortável e natural para uma pessoa, nem sempre vai causar a mesma reação em outras, por isso, tem muito a ver com a sensibilidade de cada um.

A definição de perfume básico, então, está relacionada ao fato de ele trazer uma sensação acolhedora, sem ser invasivo. Por isso, o perfume básico se transforma em um coringa para determinadas ocasiões, como um despertar cheio de energia ou um momento mais romântico. “Até porque, dependendo da estrutura, a fragrância pode ser até mais complexa em sua composição, mesmo parecendo básico para as pessoas”, conta a especialista.

Como escolher um perfume que traga conforto

Essa escolha vai muito além de analisar apenas a embalagem e os rótulos, viu? A verdade é que tem a ver com autoconhecimento e gostos pessoais. “É preciso levar em consideração o momento que você está vivendo e também o que entende por conforto”, aponta Helen Augusto.

Por exemplo, fragrâncias que remetem à infância ou experiências positivas conseguem trazer esse aconchego. “Há muitas notas e direções olfativas que são uma unanimidade na perfumaria. A flor de laranjeira, o néroli e o rosmarino normalmente causam esse impacto”, diz a especialista. Por isso, vale super a pena:

• Entender sobre a evolução dos perfumes na sua pele — uma dica é se informar sobre notas de saída, topo e fundo;

• Descobrir sobre suas famílias olfativas preferidas — se são florais, aromáticos, amadeirados, entre outros;

• Refletir sobre a sensação que eles provocam no seu humor ao longo do dia;

• Permitir-se experimentar para melhorar sua percepção a esse respeito. 

“Para mim, os perfumes mais confortáveis são os florais e os florais frutados. Eu amo! Principalmente pela manhã”, indica Helen. O mais interessante desse universo é que não há regra. Dessa forma, as dicas acabam sendo ótimas sugestões para descobrir mais sobre seu gosto.

As opções de perfumes confortáveis para o dia a dia

Não dá pra negar que gostos e sensações são únicos e variam muito entre as pessoas. Mas sempre existem coringas e fragrâncias queridinhas entre todos! Foi pensando nisso que Helen nos mostrou diversas opções para usar ao longo do dia. Inspirações que podem se transformar em novas (e incríveis!) descobertas. Veja só:

Logo pela manhã

“Os perfumes mais leves costumam ser os cítricos e aromáticos, que são excelentes. Além deles, os florais mais frescos trazem luminosidade e suavidade ao dia e são ótimos para usar logo cedo”, avalia Helen. Ela mesma indicou algumas opções:

• Águas de colônia, como Peônia, Neroli, Lavanda e Rosmarino – da linha Águas de Phebo;

• Limão Siciliano, da linha Origens;

• Carnaval, da Biblioteca Olfativa, “que é solar e traz essa sensação”, diz a especialista;

• Bahia, que evolui muito na pele;

• Cedro do Marrocos, “uma fragrância mais fougère, que também encanta os homens”, cita.

No meio do dia

Florais frutados caem superbem nesse momento. “Também são ótimas opções os mais adocicados, que se relacionam com a suavidade. Quando falo em perfume doce, é porque ele é mais pesado”, indica a especialista. Então, hora das sugestões – todos da Biblioteca Olfativa:

• Aura, que tem o néroli como protagonista;

• Cajueiro, "ele é marcante e não invasivo".

• Lichia e Pimenta, que é pura alegria;

• Baunilha, “esse perfume transita bem de manhã até a noite e tem um adocicado suave”, conta Helen.

À noite

Ocasiões nesse período permitem um pouco mais de ousadia na escolha, com um cheiro mais marcante. “Há uma transição que os brasileiros estão aprendendo a fazer. Você pode seguir com seu perfume da manhã para a tarde e, quando chega a noite, dependendo do que você escolhe, é muito legal trocar de perfume. Isso tem acontecido com mais frequência”, diz Helen Augusto. As sugestões da especialista para esse momento são variadas:

• Bronze, “ele traz conforto e notas elegantes, das que chamamos de 'madeiras de cashmere”;

• Baunilha;

• Maia, “é supersofisticado e traz um lado de cacau confortável e marcante”;

• Arábica;

• Fava Tonka, também da Biblioteca Olfativa;

• Santalum, “que trabalha bem o sândalo e tem as notas de cenoura na saída”.

Encontros especiais

É algo quase inerente à perfumaria optar por fragrâncias mais marcantes para encontros e ocasiões especiais. “Eu usaria os amadeirados e florais, dependendo da personalidade, claro. Pessoas mais românticas podem apostar nos florais e nos frutais, como Cajueiro e Lichia & Pimenta”, sugere Helen Augusto. "Mas para quem quer um pouco de atrevimento ou ser mais marcante, apostaria no Patchouli, no Fava Tonka e no Metrópole", continua.

Mais de um perfume especial? Sim!

Uma coisa é certa, você pode escolher a quantidade de fragrâncias que desejar, o que tem virado um hábito comum em nosso país. “Em média, os brasileiros têm cinco perfumes abertos por pessoa. Isso pode até ser mais em alguns casos”, conta a especialista. Até porque todo mundo tem seus momentos mais românticos, alegres e intimistas, por exemplo.

Ter perfumes básicos, que tragam conforto ao seu dia a dia, varia de acordo com o momento que você está passando. “Eu falei de florais e florais frutados, mas sei que a preferência no Brasil é de perfumes mais adocicados. O ideal mesmo é confiar na sua intuição para as escolhas”, diz Helen. Começar conhecendo as fragrâncias sugeridas pela especialista pode ser uma ótima aventura!

Agora que você tem várias sugestões, aproveite para olhar as opções da loja virtual da Perfumaria Phebo!

Carregando...
62 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado