Entenda o que os perfumes com boa fixação têm!

Entenda o que os perfumes com boa fixação têm!
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Através da fumaça: 'per fumum' em latim. Lá no Egito Antigo, por volta dos anos 2.000 a.C., óleos aromáticos e incensos eram queimados como uma forma de homenagear e honrar os deuses. Era o começo do universo da perfumaria que conhecemos hoje.

A humanidade caminhou muito e, por volta do ano de 1.600 d.C., surgiram os primeiros perfumes na Europa, tão excêntricos quanto aqueles que podiam usá-los: reis, rainhas e membros da corte. Mas foi a Arábia que formou os primeiros mestres de perfumaria e descobriu o método de extração de naturais por destilação. A França viu potencial na novidade, passou a estimular o desenvolvimento e as inovações na área, e tornou Grasse a capital mundial do perfume (1/4 da cidade é tomada por uma reserva natural de flores e oliveiras).

Um breve resumo da história da perfumaria para dizer que, seja para despertar uma emoção especial ou mascarar um odor desagradável, os perfumes se tornaram objeto de luxo e desejo. E independentemente da marca ou frasco, todos eles são formulados com apenas três ingredientes: água, álcool e essência. Então, o que faz um perfume durar mais ou menos tempo na pele?

Fixador: mito ou verdade?

Mito. Não existe um ingrediente chamado 'fixador'. Para responder à pergunta acima, listamos os fatores que interferem na fixação do perfume na nossa pele:

Qualidade das matérias-primas

Em um paralelo com a moda, se você tem uma peça feita com 100% linho, seda ou algodão, com certeza ela vai durar um bom tempo no seu armário. Na perfumaria o princípio é o mesmo. A Phebo além de trabalhar com as melhores casas de fragrância do mundo, produz seus perfumes e colônias com álcool extra neutro (ele é mais puro e seu odor não interfere na fragrância final).

Notas voláteis x notas densas

Geralmente, dentro de uma pirâmide olfativa, as notas cítricas tendem a ser mais voláteis, por isso evaporam mais rapidamente; ao contrário das amadeiradas, orientais ou gourmand, que são mais densas e podem fixar na pele por algumas horas.

Tipo de pele

A fixação da fragrância também está diretamente ligada à hidratação da pele. Se você tem a pele seca, hidrate-a com um creme sem cheiro antes de aplicar o perfume.

Dessa forma, o hidratante vai colaborar com a duração do perfume na sua pele. Quanto mais seca a sua pele estiver, mais rápido a fragrância vai evaporar.

Clima ou transpiração excessiva

No clima quente, transpiramos mais; e quanto mais a pele respira, mais rapidamente a fragrância evapora. Você pode pensar: "Ah! Mas eu quase não transpiro". Mesmo assim, se você estiver em um ambiente quente, o corpo fica naturalmente mais quente, fazendo com que a fragrância evapore mais depressa.

Atrito

Esfregar a fragrância nos pulsos, além de interromper a evolução das notas, aquece a pele, e aí voltamos ao fator do clima/calor. O atrito com outros objetos também interfere na fixação - mas nesse caso é uma questão de transferência da pele para a superfície de contato. Sendo assim, aplique nos locais que deseja e evite o atrito com outras coisas. 

Concentração de fragrância

Quanto menor a concentração de fragrância, menor será a fixação na pele. Na hora de escolher um perfume, eau de toilette, colônia ou água de colônia, lembre-se de adequar a sua expectativa à proposta do produto:

Por isso, caso você opte por uma colônia cítrica, por exemplo, ela consequentemente vai precisar ser reaplicada durante o dia, pois além de ter uma concentração menor de essência, suas notas ainda são mais voláteis. É por isso que, aqui na Phebo, temos algumas opções para você levar aonde quiser. Conheça algumas opções:

O que é que os perfumes internacionais têm?

Pelo clima, cultura e preferências dos consumidores americanos e europeus, as marcas internacionais têm, em sua maioria, perfis olfativos mais intensos e criações mais pesadas.

As fragrâncias são geralmente orientais, gourmand, amadeirados, chypre e outras com mesmo peso molecular, que têm como composição uma grande quantidade de matérias-primas menos voláteis, como madeiras, resinas, flores opulentas e baunilha, por exemplo. 

Carregando...
884 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado