Perfumes frescos ganham cada vez mais espaço no guarda-roupa da brasileira

Perfumes frescos ganham cada vez mais espaço no guarda-roupa da brasileira
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Na pressa do dia a dia, muitas vezes a gente nem percebe as escolhas que faz — como optar por fragrâncias mais quentes e encorpadas em dias de calor, o que não vai trazer uma sensação tão gostosa de pós-banho.

Nesses momentos, os perfumes frescos são as opções mais acertadas — e eles estão se popularizando, mesmo que os perfumes mais adocicados ainda sejam os mais queridos entre as brasileiras. Com matérias-primas leves, como lavanda, flor de laranjeira e frutas cítricas, a sensação é de um dia de férias em plena semana de trabalho!

Para trazer informações mais completas sobre fragrâncias refrescantes, convidamos o especialista em perfumaria Fábio Navarro (o Instagram dele é uma ótima pedida para quem adora esse universo). As dicas vão ajudar você a encontrar o perfume ideal, entender sobre famílias olfativas e muito mais! Olha só!

Por que é tão bom usar perfumes frescos?

Fragrâncias frescas, como aquelas com notas de lavanda, limão siciliano e flor de laranjeira, são bem-vindas nos dias mais quentes, que, no Brasil, são comuns quase o ano todo na maioria das cidades.

Apostar nos perfumes frescos nos traz aquela sensação única do pós-banho, que é tão adorada por nós, brasileiros. “Somos uma população que toma muito banho. Por isso, o frescor dos perfumes traz conforto e ajuda a mostrar que você está bem”, comenta Fábio Navarro, especialista em perfumaria.

E tem mais: “o frescor está até mesmo fragrâncias para limpar a casa ou velas perfumadas. No Brasil, usamos muito floral transparente e lavanda. Os cheiros, como um todo, trazem essa característica mais suave”.

Quando usar esse tipo de fragrância?

Por serem leves, os perfumes frescos combinam com a maior parte das ocasiões e, acima de tudo, com os dias quentes. Fábio Navarro dá uma dica que pode ser bem útil na hora de se perfumar: “se está muito quente, você vai usar regata ou lã? Tomar chá quente ou gelado? O que usamos para vida, usamos na perfumaria. Então, quanto mais quente estiver o tempo, mais indicado é o frescor. Já se estiver frio, é melhor usar as fragrâncias quentes”.

Quando está muito frio e você usa um perfume amadeirado, a sensação é de estar abraçado. “Agora, em dias gelados, se você colocar algo superfresco, vai se sentir menos aquecido e, provavelmente, é o que você não quer”, indica Fábio. 

Além de buscar seu conforto, vale saber que os perfumes frescos são menos invasivos, ou seja, não têm um cheiro tão marcante. Dessa forma, eles podem ser usados em ocasiões, como academia, trabalho, passeios à tarde e diversos outros momentos que você julgar que combinam com a sensação de frescor. “Tem algumas pessoas que são fora da curva, tipo eu. Eu adoro cítrico, flor de laranjeira e uso mesmo no frio”, brinca.

E quanto à aplicação?

Uma coisa é certa: normalmente, os perfumes frescos contam com moléculas mais leves em sua composição, ou seja, elas duram menos na pele do que as fragrâncias ricas em notas quentes, como a baunilha ou âmbar. “O cítrico evapora bem mais rápido e você vai senti-lo com muita intensidade na aplicação e por, no máximo, duas horas depois”, revela Fábio.

O segredo para estar cheiroso o dia todo é a reaplicação. Você pode passar o perfume duas ou três vezes ao longo do dia. Por isso, a dica é levar o frasco ou um porta-perfumes com você na bolsa ou na mochila. A parte boa é que a sensação de pós-banho vai reaparecer várias vezes no dia!

Quais são as famílias olfativas mais comuns de perfumes frescos?

Quando falamos em perfumes frescos, algumas famílias olfativas são mais comuns porque trazem mais leveza e, também, são geralmente menos invasivas. São aqueles perfumes que combinam com uma tarde à beira mar ou um almoço com amigos, por exemplo. Conheça as principais famílias!

Cítrico 

As notas principais de um perfume cítrico podem levar bergamota, laranja, flor de laranjeira, tangerina, limão e toranja. São leves e garantem uma explosão de cheiros assim que você passa.

Floral

Nem todo floral pode ser considerado um perfume fresco, sabia? Fábio Navarro explica essa questão: “quando falo de flor branca, eu falo de uma flor pesada, como um jasmim, ylang ylang ou tuberosa.

Agora, quando nos referimos ao floral clássico, a rosa é um bom exemplo. Para perfumes frescos, são usados florais transparentes, ou seja, mais aquosos, leves e verdes, que remetem à natureza, como lírio do vale”.

Frutal

Perfumes frutais também são leves e transparentes. Porém, em vez de essências cítricas, eles levam notas de pêssego, lichia, morango, maçã, framboesa, entre outros. “É uma família que nem toda perfumaria trabalha”, fala o especialista no assunto.

Aromático

“O termo aromático é a nossa tradução para uma fragrância fugère. São perfumes com toque verde e cítrico. A lavanda, por exemplo, é um ingrediente imprescindível na construção de um perfume aromático”, revela Fábio. O aromático é um perfume fresco.

Que fragrâncias frescas da Phebo você precisa conhecer?

A Phebo tem opções deliciosas de fragrâncias que proporcionam aquela sensação única de pós-banho. Nós trazemos algumas delas para você se familiarizar e, depois, passar em uma de nossas lojas para testar na pele. O que acha?

Brisa: pomelo, bergamota e néroli garantem o frescor desta fragrância que remete a uma tarde na praia.

Hortelã Verde: com notas de lima, menta e lavanda, esta colônia tem tudo para ser um de seus coringas, que vai bem em qualquer momento.

Bahia: perfeito para dias ensolarados de verão, o perfume Bahia traz notas de lavanda e lírio d’água.

Zimbro: cítrico e com toque picante, graças a ingredientes como grapefruit, alecrim e pimenta preta. O Zimbro é encorpado sem ser invasivo.

Limão Siciliano: mais cítrico que esta fragrância, impossível! A essência é extraída da casca da fruta por meio de um processo único da Phebo.

Aura: as notas de néroli, limão e mandarina trazem todo o frescor e delicadeza desse perfume cheio de energia.      

Lavanda: ingrediente essencial na perfumaria, a Phebo tem um trio de colônias com as opções de Lavanda Natural, Flor de Lavanda e Lavanda Folha. 

Perfumes frescos são perfeitos para trazer mais leveza e alegria ao seu dia a dia! Além disso, podem remeter a férias na praia ou na piscina e, às vezes, na correria da rotina, tudo o que a gente mais precisa é de uma lembrança gostosa como essas, não é mesmo?

Quer se dar um perfume fresco de presente? Nossa dica é conhecer o Brisa, um dos últimos lançamentos da Perfumaria Phebo!

Carregando...
193 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado