Conheça as plantas mais indicadas para energizar o ambiente

Conheça as plantas mais indicadas para energizar o ambiente

Além de alegrar a casa e trazer conforto, as plantas também transmutam energias. Nós fizemos uma seleção de verdinhas para você!

O estilo de vida urbano, que cada vez nos cerca mais de concreto, muitas vezes faz com que esqueçamos nossas origens. Trazer um pouquinho de verde para dentro de casa é uma maneira de nos reconectar com o mundo, além de deixar o espaço mais confortável.

Na hora usar a natureza na decoração, por que não selecionar plantas para energizar o ambiente? Isso mesmo! Quando saudáveis e bem-cultivadas, as plantas harmonizam e facilitam a circulação de energia no espaço. Há aquelas que purificam o ar e outras que são famosas por afastar más vibrações ou atrair bons fluidos.

Além de revigorar o espaço e relaxar a alma, você ainda pode usar muitas espécies nas suas receitas culinárias. Então, escolha as plantas para energizar o ambiente e que também serão suas companheiras, garantindo um ótimo astral!

Qual é o papel das plantas na energia da casa?

Muitas vezes, as pessoas não se dão conta de onde vêm as sabedorias populares. Sabe aquele ditado “seca até pimenteira”? Essa expressão é usada quando alguém é tão carregado de más energias que seca até mesmo uma pimenteira — planta muito conhecida pelo seu poder de barrar o mau-olhado. Não é de hoje que as ervas, as folhagens, os arbustos e as flores são associados à proteção da casa e à harmonização de ambientes.

As plantas são seres fundamentais para a manutenção da vida na Terra e, como todo ser vivo, emanam energia para o espaço onde estão. Dessa forma, algumas delas são capazes de intervir nas vibrações do local, atuando como verdadeiros filtros energéticos, promovendo bem-estar e afastando a negatividade.

Essa capacidade de transmutação propicia o equilíbrio mental, emocional e espiritual, além de aumentar a sensação de prazer e de aconchego dentro de casa. Mantê-las saudáveis e vigorosas traz confiança, otimismo e valorização pessoal — e, claro, se você estiver com boa autoestima, bem consigo mesma, atrairá mais prosperidade para todas as esferas da sua vida.

Fora isso, a jardinagem é uma prática muito relaxante e terapêutica, ótima para aliviar o estresse da rotina. É uma forma deliciosa de apurar o olhar observador e cuidadoso com outros seres vivos.

Quais são as melhores plantas para energizar o ambiente?

Existem diversas espécies de plantas que ajudam a harmonizar a casa, mas algumas são frequentemente lembradas por serem muito poderosas. Veja só esta seleção que fizemos para você escolher as suas amigas.

Árvore-da-felicidade

Uma queridinha da decoração. Na verdade, duas queridinhas. Nas floriculturas, é bastante comum encontrarmos mudinhas de “árvore-da-felicidade macho” e “árvore-da-felicidade fêmea” plantadas no mesmo vaso, já que elas crescem bem juntas. Contudo, essa distinção não faz sentido, já que elas não são nem da mesma espécie.

Polyscias guilfoylei é a que as pessoas chamam de masculina, e a Polyscias fruticosa a feminina. Muitas vezes, chamam a primeira de árvore-da-fortuna, pois também atrai prosperidade. Juntas, elas simbolizam a harmonia e a união do casal e fortalecem os vínculos amorosos. É a energia do amor e da felicidade que será trabalhada por esse par.

Segundo a sabedoria oriental, para receber as dádivas dessas plantas, elas devem ser ganhadas como presentes. Elas gostam de sol pleno, mas vão muito bem em ambientes bem-iluminados ou com luz difusa. O solo deve ser drenável e úmido, mas não encharcado. Se você as cultivar no mesmo vaso, a dica é adubar com frequência.

Arruda

Quando se fala em afastar mau-olhado, a arruda é muito importante. Para deixar a sua casa e a sua família bem longe da inveja alheia, considere ter uma plantinha dessas no ambiente. Ela atua limpando as más energias e fornecendo boas vibrações para todos.

Também atrai sucesso e amor e traz clareza para os pensamentos. O seu cheiro é bem característico, o que ajuda a afastar insetos e roedores. Diz-se até que ela murcha ou morre depois de receber a visita de uma pessoa com más intenções — apenas preste atenção para não confundir mau agouro com falta de cuidados, ok?

Mantenha-a sob sol pleno, com solo leve e drenável. Depois de estabelecida, aguenta períodos de estiagem, mas cuide para irrigá-la com periodicidade.

Espada-de-São-Jorge

Mais uma das plantas para energizar o ambiente, a espada-de-São-Jorge é bem popular. As folhas pontiagudas, em forma de lança, simbolizam a luta e a proteção. Elas retêm a inveja e as energias negativas, cuidando de toda a sua família.

Além disso, a planta favorece a limpeza espiritual e traz coragem para os moradores enfrentarem seus problemas. É uma folhagem bastante resistente e pouco exigente quanto à fertilidade do solo.

Cultive-a sob sol pleno ou à meia sombra. As regas devem ser pouco frequentes, porém abundantes. Lembre-se de que o solo também deve ser drenável.

Alecrim

Outro famoso pela sua fragrância característica, o alecrim é o amor em todos os seus aspectos. Está se sentindo cansada, triste, amuada? Passe um pano embebido com chá de alecrim pela casa ou jogue sobre o corpo (do pescoço para baixo) depois do banho — é a planta que vibra na alegria.

Diz-se que é a erva que proporciona a cura para as mazelas da alma e, também, do corpo físico. Estimula as atividades mentais, aumentando o ânimo e a vitalidade dos moradores da casa. Você pode usá-la na culinária, como tempero, ou curti-la como chá. Além disso, se cultivada em locais com boa circulação de ar, vai inundar o ambiente com seu cheirinho suave.

De origem mediterrânea, o alecrim precisa de bastante sol para crescer bem. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado.

Pimenteira

Já citada aqui no início, a pimenteira é outra poderosa quando o assunto é afastar pensamentos negativos e energias ruins das pessoas, como a inveja. Por isso, muita gente coloca um vasinho na entrada da casa, mas é preciso bater sol ou ter bastante luminosidade.

As variedades atuais de pimenteiras foram selecionadas para produzirem muitos frutos em pouco tempo, porém, depois do primeiro ano, elas perdem o vigor e a beleza. Assim que a sua planta começar a secar, substitua-a por uma nova para energizar o ambiente de novo.

Recomenda-se o raleio de flores e a colheita das pimentas maduras. Aproveite-as para encorpar os seus pratos culinários também!

Outras plantas para energizar a casa

Como dissemos, existe uma ampla variedade de plantas que transmutam energia, atraindo prosperidade, alegria e boas vibrações para o ambiente em que são cultivadas. Além dessas que trouxemos aqui, você pode incrementar a sua urban jungle com as seguintes:

  • guiné — amansa os ânimos;
  • clorofito — purifica o ar;
  • jasmim – favorece e fortalece o romance;
  • cacto – corta a inveja e a energia negativa de pessoas mal-intencionadas;
  • comigo-ninguém-pode — protege a casa e promove o equilíbrio de energias;
  • manjericão — atrai prosperidade no trabalho;
  • lírio-da-paz — promove a socialização, o amor e a prosperidade;
  • lavanda — proporciona relaxamento, proteção e limpeza;
  • crisântemo — transforma a atmosfera do lar, reduzindo conflitos;
  • hortelã — afasta o mal-estar espiritual e atrai prosperidade.

Cultivar jardins dentro de casa é uma forma de ter mais contato com a natureza, o que nos traz paz de espírito e serenidade, atributos tão necessários na rotina conturbada e atarefada dos dias atuais. Tenha sempre por perto as plantas para energizar o ambiente para que você fique longe das más vibrações e seja cercada de inspiração e bem-estar.

Gostou de conhecer mais sobre as plantas para energizar o ambiente? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam a importância das plantas!

Carregando...
26003 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado