5 plantas tóxicas para o pet e 5 com as quais você não precisa se preocupar

5 plantas tóxicas para o pet e 5 com as quais você não precisa se preocupar
Publicado em: Sua Casa

Os animais de estimação ocupam os mesmos espaços que nós, por isso, os cuidados que precisamos ter com eles vão além de uma boa alimentação e higiene. Entre muitos outros detalhes, é fundamental ter atenção com as plantas, já que algumas delas apresentam níveis de toxicidade e podem fazer mal para os bichinhos. Por terem um cheiro agradável, são ainda mais tentadoras!

Ao mesmo tempo, existem algumas espécies que são inofensivas e decoram seus ambientes sem nenhuma preocupação, porque não farão mal para o pet. Entender sobre essas plantas é essencial, já que os animais podem brincar com elas ou até ingeri-las, o que pode trazer alguns transtornos.

Fizemos uma pesquisa para descobrir quais espécies são tóxicas para os animais de estimação e quais podem conviver com eles sem nenhum problema. Aqui no blog, você descobre como manter seus ambientes bem decorados, mas com segurança!

Plantas tóxicas para pets

A lista de plantas que fazem mal para pets é muito extensa, por isso, destacamos as espécies mais comuns de se ter em casa. Então, antes de adquirir uma muda de qualquer espécie, confirme se ela é segura ou não para os animais de estimação.

1. Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é uma planta muito elegante e resistente, que se adapta a diferentes condições, por isso, costuma ser bastante utilizada na decoração de ambientes. Mas ela não é uma boa alternativa para quem tem pets em casa.

Isso porque, apesar de a espada de São Jorge ter um grau de toxicidade baixo, ainda assim, quando ingerida, provoca dificuldade para se movimentar ou respirar, salivação excessiva e irritação na pele.

2. Comigo Ninguém Pode

Assim como acontece com a espada de São Jorge, a Comigo Ninguém Pode é uma indicação de planta fácil de cultivar e ideal para decorar diversos ambientes. Porém, mesmo os seres humanos precisam ter cuidado ao manuseá-la por causa do seu alto grau de toxicidade.

Essa espécie provoca diversas reações que, inclusive, colocam a vida do pet em risco. O perigo está na secreção produzida pela planta (seiva), que é exposta quando suas folhas ou caule sofrem algum tipo de ferimento. Entre os efeitos que ela causa, estão:

  • inchaço na língua, lábios e palato (céu da boca);
  • irritação das mucosas;
  • náuseas e vômitos;
  • cólicas abdominais;
  • inchaço nos olhos;
  • lacrimejamento;
  • fotofobia.

3. Lírio

O lírio tem um perfume muito agradável, e justamente por isso é comumente utilizado para decoração de casas e jardins. Também não é à toa que fragrâncias com notas de lírio na pirâmide olfativa fazem sucesso. Porém, não é uma das melhores plantas para pets porque também apresenta toxicidade.

O perfume que tanto atrai a atenção dos seres humanos é um chamariz para os animais, que podem ingerir as suas partes e, com isso, sofrer reações graves, como:

  • problemas respiratórios;
  • dificuldade para engolir;
  • alucinações;
  • avermelhamento da pele;
  • falência renal.

4. Violeta

A violeta é uma planta muito fácil de cultivar, tem um pequeno porte e pode ser mantida na janela da cozinha, por exemplo. Mas quem tem um animalzinho em casa precisa ter cuidado com toda essa delicadeza, que esconde diversos perigos para cães e gatos.

Essa espécie que aparenta ser tão inofensiva, na verdade, também é tóxica. Quando ingerida pelo animal, provoca reações como:

  • vômitos;
  • diarreia;
  • gastrite intensa;
  • nervosismo;
  • dificuldade para respirar;
  • má circulação.

5. Samambaia

Quem diria que essa planta tão popular e amplamente utilizada para decorar garagens e varandas poderia ser uma ameaça para os pets? Precisamos ter atenção com ela porque seus compostos tóxicos afetam o sangue, prejudicando a produção de glóbulos vermelhos.

Tanto as suas folhas verdes e frescas quanto aquelas que já estão secas apresentam esse grau de toxicidade, podendo, inclusive, causar a morte do animal. Isso porque, ao afetar o sangue da forma como explicamos, a samambaia provoca hemorragias na pele, sangue nas fezes e na urina, por isso, o pet sangra muito rápido.

Plantas inofensivas para pets

É verdade que saber de tudo isso faz a gente ficar com desconfiança das plantas para pets. Mas, como explicamos, existem aquelas que são seguras e que fazem até mesmo bem para o animal, em alguns casos, por causa dos seus efeitos medicinais. Listamos algumas delas a seguir.

1. Valeriana

A valeriana é utilizada pelos seres humanos como uma planta medicinal. Ela tem ação tranquilizante e ajuda a combater quadros de insônia. Esses benefícios também se estendem para os animais, fazendo dela uma das plantas para pets que são amigas.

Os cachorros podem ingerir a valeriana sem nenhum problema para sua saúde. O efeito que ela surte nos humanos é parecido nos cães, pois eles ficam bem mais calmos e tranquilos depois de ingeri-la. Entretanto, seu extrato e óleo podem causar intoxicação nos animais.

2. Amor-a-metro

Já que a samambaia não é uma das melhores plantas para pets, você pode substituí-la pelo amor-a-metro. Embora suas folhas sejam diferentes, essa espécie também é pendente, produzindo uma folhagem em forma de coração que fica linda pendurada na parede ou no teto.

As ramas da planta podem alcançar até 4 m, por isso, os pets vão adorar brincar com esse móbile natural, principalmente os gatos! Se você preferir, pode plantá-la como uma trepadeira. Nos dois casos há um charme especial, por causa do seu formato e tonalidade.

3. Cacto-de-natal

Também conhecida como flor-de-maio, essa planta costuma florir apenas uma vez por ano, mas tem uma florada muito exuberante quando bem-cultivada, com flores de diversas tonalidades. Seu porte é ideal para vasos.

A espécie também não apresenta risco para os animais de estimação e, apesar de ter flores muito chamativas pelo seu formato e tonalidade, ela não tem cheiro. Assim, pode não ser interessante para os cães e os gatos, já que não apresenta atrativos.

4. Orquídeas

São plantas muito populares e que contam com uma diversidade imensa de tamanhos, formatos e cores, além de ter um perfume muito agradável, com exceção de algumas espécies. Fáceis de cultivar, elas podem ser mantidas em vasos ou presas nos galhos das árvores.

Você pode adquirir suas orquídeas sem nenhum problema porque são plantas que geralmente não atraem a atenção de cães e gatos, mesmo em alguns casos tendo um perfume intenso. Assim, é pouco provável que eles decidam experimentar a sua muda.

5. Echeveria

Se você tem paixão por suculentas, vai gostar de saber que a echeveria não apresenta nenhum tipo de risco para os pets. Mais conhecida como rosa de pedra, essa espécie tem sido bastante utilizada atualmente por ser fácil de cultivar. É ideal para compor jardins desérticos e terrários.

É um a planta de porte pequeno, com folhas dispostas de modo que ela assume o formato de uma flor ou mesmo de uma rosa, como seu nome indica. Você pode mantê-la dentro de casa, na sacada ou na varanda. Apenas não se esqueça de que ela precisa receber um pouco de sol e não gosta de muita umidade.

Quando for adquirir suas mudas, procure se informar se elas são plantas para pets ou se apresentam algum tipo de risco para eles. Afinal, existem diversas espécies que podem conviver com os animais de estimação em segurança, por isso, você tem opções para manter a natureza por perto sem nenhuma ameaça.

Gostou da lista que fizemos? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a manter os pets seguros também!

Carregando...
9954 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado