Conheça os melhores restaurantes do Rio de Janeiro!

Conheça os melhores restaurantes do Rio de Janeiro!
Publicado em: Papo de Cozinha

Alguns a gente come com os olhos, são verdadeiras obras de arte. Outros, de tão perfumados, nos fazem saborear de olhos fechados. Os pratos dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro são bem montados, servidos e apresentados, cheirosos e supersaborosos.

Se você é fã de um tipo de culinária específico, vá direto ao ponto e veja nossa dica. Se é amante da culinária em geral, prepare-se para montar um roteiro e aproveitar a melhor experiência gastronômica da cidade!

Restaurante japonês: Gurumê, o japa gourmet

Quem espera sempre alcança e no Gurumê não é diferente: prepare-se para esperar na fila... ou, se puder, escolha horários alternativos. De qualquer forma, a recompensa é certa: pratos bem servidos, cortes delicados e generosos!

De entrada, aposte na Pipoca de Camarão e na Barriga de Salmão com flor de sal, azeite trufado e raspas de limão siciliano. São imperdíveis! Se estiver no mood de experimentar novos sabores, se jogue no Combinado do Chef - se não curtir geleia, avise ao garçom e peça (sem culpa ou timidez) por substituições.

Por lá, crianças são superbem-vindas. O yakisoba, por exemplo, tem uma porção infantil. Quanto ao serviço? Toda a equipe é muito bem treinada, extremamente educada e atenciosa.

Mais informações aqui. Onde fica? São Conrado, Ipanema, Tijuca, Barra e Botafogo.

Restaurante italiano: Grado

Grado é daqueles restaurantes que fazem a gente querer voltar várias vezes. Comandado pelo Chef Nelo Garaventa, o espaço é charmoso, acolhedor e ideal para curtir entre adultos. De entrada, peça o couvert e saboreie a simplicidade e o sabor de um pão artesanal com manteiga.

Para o prato principal, nossa dica é o ravióli de aspargos que, além de bem apresentado, é muito bem servido - na medida certa para uma pessoa. A equipe é bem treinada, com garçons simpáticos e atenciosos.

Eles não têm site, mas você encontra as informações no Instagram. Para não ter uma experiência frustrante, faça reserva pelos telefones: (21) 3253-3101 ou 3253-3096.

Mais informações aqui. Onde fica? Jardim Botânico.

Restaurante vegetariano: Teva 

O espaço (lê-se Têva) é pequeno, mas muito aconchegante. Como os ingredientes variam em cada estação, lá o cardápio é sazonal. De qualquer forma, indicamos o toast de cogumelos e homus para começar.

Já para o prato principal, aposte no macarrão dan dan (ele é bastante apimentado, mas você pode pedir para o garçom um pouquinho do molho para experimentar e decidir antes de fazer o pedido); ou no ravioli de espinafre recheado com ricota de tofu. Uma das sugestões da casa é que você compartilhe os pratos. A sobremesa de tiramisú é incrível! O serviço é ótimo com garçons atenciosos.

Mais informações aqui. Onde fica? Ipanema.

Restaurante francês: Le Vin Bristrô

Bucólico e agradável, o Le Vin fica em uma casa com varanda (que é uma graça) no coração de Ipanema. É o tipo de restaurante bom de ir sempre e que reúne de uma forma muito especial pessoas de diferentes gerações. Não é o restaurante da moda, mas apresenta uma constância nas qualidades da comida e do serviço de dar inveja.

Para começar, sugerimos a salada Le Vin, com folhas verdes, tomate, cebola roxa e cogumelos. O segredo está no molho, que é delicioso! Outras opções são o tartar de salmão e o steak tartare.

Como prato principal, nossa dica é o ravióli de pato com molho de laranja, ou o boeuf bourguignon, um clássico da culinária francesa. As porções são bem equilibradas, nem muito grandes nem pequenas demais. Não saia sem comer a sobremesa. O pudim de leite, super cremoso, é um caso de polícia!

Mais informações aqui. Onde fica? Ipanema. 

Restaurante de carnes: Malta

Sabe aquele restaurante para ir com a família e amigos? As mesas são um pouco próximas umas das outras, então pode não ser uma boa levar as crianças. Para o tempo da fila de espera passar mais depressa, o garçom já atende você do lado de fora com ótimas bebidinhas.

Para abrir o apetite, indicamos o pastel de costela e queijo, o croquete de costela ou o frango à milanesa com molho tonkatsu. De prato principal, o assado de tira é de comer de joelhos! As carnes são bem servidas, mas os acompanhamentos são quase individuais. Experimente o arroz com ovos e o palmito pupunha.

Mais informações aqui. Onde fica? Lagoa e Leblon

Restaurante contemporâneo: Chez Claude

O lugar é bem pequeno, aconchegante, com a cozinha aberta no centro do restaurante. É uma tendência mundial de "simplicidade', além de ser bem legal para quem gosta de acompanhar o preparo dos pratos! 

As opções do cardápio mudam de tempos em tempos e o menu não é muito extenso. Sem entradas ou pratos principais definidos, a ideia é experimentar de tudo e compartilhar as porções. São recomendados 4 pratos para 2 pessoas (as porções são pequenas).

De entrada, sugerimos o ravióli de baroa com pinoles (sim, ravióli de entrada. Super diferente e delicioso!). Uma segunda opção é o steak tartare com corn flakes. De prato principal, não deixe de experimentar o risoto de camarão trufado e o arroz de polvo.

O cheesecake de doce de leite e a torta de limão desconstruída valem cada caloria! Se estiver com crianças, arrisque pedir para elas visitarem a cozinha e montarem uma sobremesa com o chef. Ótimo serviço, nada daquela coisa de garçom nariz em pé.

Mais informações aqui. Onde fica? Leblon.

Peixes e frutos do mar: Satyricon

Um restaurante que preza pela tradição da boa mesa. Os pratos são incríveis e feitos com os melhores ingredientes. Vale a pena pedir um vinho. A adega é superselecionada com ótimos rótulos! O couvert da casa também é muito bom.

Antes de escolher um prato do cardápio, pergunte para o garçom qual é o peixe do dia e faça uma escolha certeira! Em geral, os pratos servem bem uma pessoa. Apesar de ser um restaurante familiar, não tem muito espaço para crianças (leia-se correria e brincadeiras). Os garçons educados e bem treinados. Serviço excelente!

Mais informações aqui. Onde fica? Copacabana.

Pizzaria: Mamma Jamma

O ambiente é daquele tipo que te aquece: confortável, com luzes baixas e muita madeira. A decoração, de muito bom gosto, encanta desde a entrada. Pra arrebatar nossos corações, um mimo que a gente adora: os sabonetes dos toilettes são Granado. Se estiver com fome, peça a focaccia de entrada.

A sugestão da casa é a pizza Mamma Jamma, feita com uma saborosa (e não muito picante) calabresa artesanal. A sugestão vai bem com o azeite de alho – eles têm uma carta incrível de azeites para serem harmonizados com as pizzas. A pizza de presunto de parma, bem delicado e não muito salgado, também é uma ótima pedida. Uma pizza grande serve três pessoas.

Para quem não é chegado em bebidas alcoólicas, peça o chá gelado de hibisco. E não deixe de experimentar as sobremesas! A pizza de doce de leite com chocolate branco e lascas de amêndoas é fantástica. Você não vai se arrepender! Ótimo programa para curtir a dois, com amigos ou com toda a família.

Mais informações aqui. Onde fica? Jardim Botânico, Barra e Niterói. 

Hamburgueria: B, de burguer

Parece ser pequeno, mas o espaço tem bastante mesa para sentar. Antes você fazia o pedido logo na entrada, esperava ser chamado e depois sentava na mesa para comer. Agora eles têm atendimento na mesa e você não precisa ficar esperando perto da grelha (adeus cabelo com cheiro de fritura).

Para entrada, batata frita com maionese de wasabi e bacon. A melhor pedida? O hamburger tradicional B, de burger feito com costela angus gold com queijo cheddar, maionese de bacon e cebola caramelizada na cerveja escura. Os hambúrgueres são bem servidos e a apresentação é tradicional, enrolados em papel.

Mais informações aqui. Onde fica? Jardim Botânico, Ipanema, Barra, Botafogo.

Café da manhã: Empório Jardim

O legal do Empório Jardim é que você não precisa se preocupar com o horário: eles servem as delícias do café da manhã durante todo dia! Tudo feito em casa com muita cor e sabor. Outro diferencial é que é você quem monta o seu menu. Nada de combinações prontas; você escolhe os itens de acordo com seu paladar e tamanho da fome.

Os pratos são bem servidos e superapetitosos, tudo bem instagramável (em especial os sucos). Para um brunch alegre com drinks, sugerimos o majestoso Jardim do Rei (um mojito diferenciado), o Aperol Spritz (super refrescante) ou um Bloody Mary cheio de personalidade. Para aproveitar ainda mais, escolha a unidade da Gávea e estique a programação no Instituto Moreira Salles.

Mais informações aqui. Onde fica? Jardim Botânico, Gávea e Ipanema.

Carregando...
54 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado