Rota do vinho: quais os melhores destinos para os amantes da bebida?

Rota do vinho: quais os melhores destinos para os amantes da bebida?
Publicado em: Passaporte

Viajar já é uma delícia, novos ares, sabores e culturas diferentes que permite à gente se renovar e parar um pouco de pensar nos problemas. Agora, que tal unir suas viagens à outra paixão: o vinho? Conhecer vinhedos, a fabricação da bebida e se deliciar com vistas que parecem ter saído dos filmes é muito especial e garantia de momentos bem-vividos.

Por isso, se você já está saindo de férias ou pretende em breve, reunimos aqui no blog 13 opções de rota do vinho para você começar a pensar no assunto. De quebra, você também descobre algumas vinícolas que valem a tour. 

Rota do vinho: por onde começar?

Do Brasil à Austrália, reunimos os principais lugares de todo o mundo para os amantes do vinho, bebida atemporal e que ainda permite drinks contemporâneos. Vamos lá?

Serra Gaúcha, no Brasil

Não bastasse o charme de Gramado, Canela e toda região serrana, o Rio Grande do Sul tem vinícolas especialíssimas. O outono e inverno gaúchos são boas opções para curtir um friozinho que pede uma taça de vinho para ficar mais aconchegante.

O Vale dos Vinhedos, entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, conta com as principais vinícolas. É uma região que recebeu os primeiros imigrantes italianos e, assim, tem atrativos extras. Veja algumas opções para visitar.

·  Peterlongo, em Garibaldi: a visita começa pelo museu, com a história do local, passando pela fabricação e degustação. Detalhe: é a única que pode usar o termo champanhe no Brasil, por conta dos cuidados com os métodos de produção.

·  Casa Valduga, em Bento Gonçalves: você pode fazer visitas guiadas, degustações e até cursos rápidos para entender mais sobre a bebida. A história do lugar começou em 1875, ou seja, é um passeio cheio de tradição e história.

Mendoza, na Argentina

Mendoza é uma cidade feita para quem ama boa gastronomia e, claro, vinhos. Além da vida deliciosa a céu aberto, graças aos parques que faz você se sentir na Europa, os passeios pelas vinícolas são uma experiência única. No outono, as folhas secas e alaranjadas proporcionam uma vista poética! Uma dica é alugar uma bicicleta para pedalar pelos vinhedos e, claro, fazer algumas paradas para se deliciar com um bom malbec. Veja nossas indicações:

·  Viamonte: local amplo, para respirar o ar dos Andes, com um belo caminho entre as parreiras e com visitas intimistas, com muita degustação — aliás, não deixe de experimentar o azeite deles, tão bom quanto os vinhos.

·  Carmelo Patti: Carmelo é o dono do lugar que recebe os visitantes pessoalmente, seu conhecimento sobre como escolher vinhos é delicioso de ouvir. Detalhe: ele não conta com plantações, pois faz questão de comprar somente as melhores safras de uva!

Photo of a couple having fun on a dinner party

Casablanca, no Chile

O caminho para esta região é o mesmo que leva para Viña del Mar, tornando a região mais quente e úmida. Por isso, prefira visitá-la na primavera ou outono. Quanto às vinícolas, boas escolhas são:

·  Viñamar: as visitas são mais intimistas e um dos destaques é a produção de espumantes. Tem hospedagem para quem quiser ficar mais tempo nesse lugar acolhedor.

Valle de Colchagua, no Chile

Todo contornado pela Cordilheira dos Andes, o que favorece a produção de vinhos, essa região merece entrar em sua rota de vinhos pela paisagem e pelos sabores. Devem entrar no seu roteiro:

·  Viña Apaltagua: uma das mais antigas da região e com uma longa lista de vinhos premium. São diversas opções de tour, que envolvem passeios pela natureza ou mais rápidos.

·  Viña Laura Hartwig: pertinho do centro de Santa Cruz, é possível ir a pé e fazer um tour que inclui até carruagem pelas plantações. Junto com a degustação, você pode se deliciar com a harmonização de queijos.

Napa Valley, nos Estados Unidos

Uma das regiões mais famosas e também uma das mais caras. Porém, a produção de Cabernet e Merlot valem demais o investimento. Há cerca de 16 sub-regiões para visitar, lembrando que ir entre agosto e outubro ou março e maio são as melhores épocas — a última é na primavera, com direito a muito verde e flores pelo caminho.

·  Inglenook Winery: fica em Rutherford, sub-região famosa pelo Cabernet, com vinhos saborosíssimos. Foi comprada e restaurada pelo cineasta Francis Ford Coppola.

·  Opus One Winery: luxuosa, com uma vista impressionante, e focada em vinhos Bordeaux e Cabernet Sauvignon. Visitas apenas com hora marcada.

Porto, em Portugal

O vinho do Porto leva esse nome porque é exportado da cidade do Porto, mas sua produção acontece nos locais banhados pelo Rio Douro — inclusive, um passeio pelo rio é uma ótima pedida na primavera. Um detalhe: para a fabricação do vinho, a fermentação é interrompida para que seja feita a adição de uma aguardente de vinho, que acentua o sabor e adoça a bebida.

·  Ferreira: uma das mais bonitas de Vila Nova de Gaia, banhada pelo Rio Douro. O lugar já foi um convento e tem um cheiro de madeira muito característico e inesquecível.

La Rioja, na Espanha

É a região mais famosa por seus vinhos na Espanha — tirar alguns dias para passear de carro pelas cidades é uma ótima pedida, principalmente, no verão e na primavera. As bebidas são famosas pelo selo DOC, que garantem a origem e qualidade.

·  Bodega Marques de Riscal: existe desde 1858 e, em 2006, ganhou a Ciudad Del Vino, projeto arquitetônico inovador com cobertura de titânio e desenho de ondas que se tornou uma das marcas de Rioja.

Champanhe, na França

Pertinho de Paris, a principal cidade da região de Champanhe é Reims, com um centro histórico que impressiona pelas construções góticas, como a Catedral de Notre Dame e o Palais de Tau. Visitas entre maio e outubro são mais proveitosas, já que não há neve.

·  Veuve Clicquot: as adegas ficam há 25 metros abaixo do solo, que provocam uma sensação única nos visitantes. O museu, dedicado à madame Clicquot, mostra sua história, como uma das primeiras mulheres de negócios — viúva, ela mesma estudou e incrementou a fabricação do champanhe.

Bordeaux, na França

Rota do vinho tradicional para os amantes da bebida, Bordeaux é uma cidade única com suas construções históricas. Desde o projeto de revitalização, o local ficou mais amigável a pedestres e a quem ama pedalar. Além de Bordeaux, pegar um trem pelas cidades vizinhas também é um passeio imperdível. Ah, e tem o casamento perfeito entre vinho e comida.

·  Château Pape Clément: um castelo amplo, com jardim de arbustos muito bem-cuidados e cheio de história, já que existe desde o século XIII. A degustação dá direito a cinco tipos de vinho.

Toscana, na Itália

Paisagens bucólicas e vinho Chianti? Só na região da Toscana! A Via Chiantigiana, conhecida como a Rota do Chianti Classico, corta o coração da Toscana e passa com diversos hotéis rurais. Não deixe de passear de carro pela região, preferencialmente, de maio a outubro!

·  Antinori nel Chianti: o local já passou por 26 gerações e consegue fazer você esquecer rapidamente a correria do dia a dia. Além da degustação, conta com um museu e restaurante para uma experiência ainda mais rica

Stellenbosch, na África do Sul

Encostado em Cape Town, esta rota do vinho está em alta, até porque as bebidas da África têm crescido em qualidade. Uma curiosidade é que a cidade de Stellenbosch foi colonizada por franceses, conhecida como cantinho europeu na África. Com clima semelhante ao brasileiro, os meses de maio a agosto permitem fugir do calor.

·  Fleur Du Cap: é a primeira adega subterrânea no hemisfério sul. Com as altas temperaturas africanas, o local foi projetado para manter a temperatura ideal. A Fleur Du Cap também preserva os sabores naturais da uva, produzindo vinhos inspirados na natureza.

Marlborough, na Nova Zelândia

Marlborough está para a produção de vinhos Sauvignon Blanc assim como Mendoza está para o Malbec. São mais de 40 adegas, sendo que os primeiros vinhedos chegaram em 1973. Já no começo dos anos 1980, a produção expandiu pela região rica em natureza ao redor. Setembro a fevereiro são os melhores meses para visitação.

·  Brancott Estate Heritage Centre: a arquitetura e a vista são um dos pontos fortes deste que foi o primeiro vinhedo moderno da região. Para quem quiser se hospedar por lá, também existe a opção. 

Hunter Valley, na Austrália

Próximo a Sidney, é um passeio imperdível para quem visita o país. Semillon, a mais famosa do local, Chardonnay, Shiraz e Cabernet Sauvignon são os principais tipos de uva que dão origem aos vinhos que acabam sendo exportados à China.

·  Mount Pleasant: vinícola de Maurice O’Shea, que modernizou a produção de vinhos australiana. Também é uma das mais premiadas na região. Degustar os vinhos no pátio do local, cercado de natureza, é uma experiência inesquecível.

Demos uma volta ao mundo pela rota do vinho, com diversos locais para você incluir no roteiro. Assim que estiver com a próxima viagem definida, volte a essa lista para ver qual a rota mais próxima ou escolha seu destino a partir dessas nossas dicas! Viajar faz bem à alma — com vinho, então, mais ainda!

Aproveite e assine nossa newsletter para receber dicas de roteiros como essa, além de vários outros assuntos! 

Carregando...
81 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado