Tendências de perfume: o que estará em alta no próximo ano?

Tendências de perfume: o que estará em alta no próximo ano?
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Veja o que foi destaque em 2020 e quais são as tendências para 2021

A gente sabe que o mundo da moda vive se reinventando e trazendo novidades, mas, e quanto às tendências de perfume? No caso da perfumaria, há alguns conceitos que são usados nos produtos, acompanhando os movimentos da sociedade. Há também famílias olfativas que se destacam entre as principais criações.

Para você ficar por dentro de tudo isso, a equipe da Mane, uma das principais casas de fragrâncias do mundo — e parceira da Phebo —, bateu um papo com a gente e nos contou tudo que deve vir de mais legal no mundo dos perfumes. Confira!

Quais foram os destaques de perfumes em 2020?

A perfumaria tem trazido novidades ao longo das décadas que acabam mexendo com as preferências de cada um. Até porque é uma delícia descobrir novas fragrâncias que combinam com nossa personalidade ou com o humor do dia.

Um perfume novo mexe com o cérebro, pois desperta novas sensações e lembranças de outros períodos — por isso, é sempre gostoso entender as novidades. Para 2020, mais que novas fragrâncias, as tendências de perfume olharam para os movimentos que o mundo atravessava. Veja os destaques!

Perfumes compartilháveis

A ideia de perfumes compartilháveis, ou genderless — sem gênero definido —, existe há mais de 20 anos. Hoje, porém, essa ideia está mais difundida, tanto em roupas quanto em cosméticos. Aqui, podemos falar em fragrâncias leves, frescas e, em alguns casos, até minimalistas.

São ótimas opções para presentear e até mesmo para o casal usar em conjunto, pensando no consumo consciente. E a Perfumaria Phebo trabalha com o conceito compartilhável em todos os perfumes e colônias, sabia?

A diversidade de fragrâncias é rica e traz opções florais, amadeiradas, orientais, verdes, cítricas aromáticas, entre outras. Temos também parceria com as principais casas de fragrâncias do mundo para trazer sempre opções surpreendentes.

Perfumes veganos

Muitas pessoas têm feito suas escolhas pensando em como a marca age para possibilitar um futuro mais sustentável. Claro, isso também reflete nas tendências! “Perfumes veganos e biodegradáveis já são uma realidade na indústria e estão se tornando cada vez mais comuns no meio da perfumaria”, conta a equipe da Mane.

Nesse sentido, a perfumaria acompanha a tendência do mercado como um todo. De acordo com os especialistas da Mane, “o impacto desse movimento na indústria da perfumaria virá com o desenvolvimento de novas matérias-primas eco-friendly e cada vez mais seguras, que permitirá criar e descobrir novas facetas e novos cheiros”.

Empoderamento

O tema do empoderamento feminino tem sido recorrente em movimentos e diálogos, refletindo em uma nova postura das mulheres. Elas hoje têm mais coragem para mostrar sua voz e transformar o status quo. Mas como trazer esse tema para os perfumes?

A Mane explica que a união entre conceito e determinadas notas olfativas conseguem transmitir essa mensagem de empoderamento. “Apesar de existirem infinitas possibilidades de criação, procuramos expressar essa imagem com notas olfativas bem marcantes e acentuadas, como flores brancas, madeira ambarada, orientais e até mesmo frutais”. São notas que expressam uma personalidade mais decidida e realizadora.

Perfumes florais

O universo dos florais é gigantesco, com perfumes mais marcantes, românticos ou frescos, que variam de acordo com a escolha da pirâmide olfativa. Por isso, as notas vêm de flores brancas, florais amadeirados, frutados, aldeídicos, alavandados, aquáticos, entre outros.

A tendência de perfumes para 2020 mostrou que os florais voltaram com bastante força, com mais expressividade e associados às cores do momento. Vale lembrar que muitas dessas fragrâncias vêm da extração natural, mas também podem ser sintéticas, como os aldeídicos. Mas isso não quer dizer que sejam melhores ou piores, apenas criadas em laboratórios.

Afinal, o que são as notas olfativas?

Quanto às notas olfativas, as tendências de perfume não as fazem entrar ou sair de moda — por mais que a gente tenha falado que o floral tende a aparecer mais. Porém, algumas demandas relacionadas às essências naturais podem causar modificações no setor.

Um exemplo foi a recente crise global no mercado de musks, quando todas as empresas tiveram grande escassez desses ingredientes muito comuns no mundo da perfumaria. “Isso acabou gerando o aumento de outros ingredientes com o intuito de compensar a cremosidade e o conforto gerado pelos musks. Quando a crise foi superada, tudo voltou ao normal”, afirmam os perfumistas da Mane.

E quais são os perfumes das estações?

Mais que levar em conta o clima, a escolha do perfume tem a ver com a sensação que ele provoca em você. Quanto mais traduzir seu humor ou intenções e mais conforto trouxer, melhor. E não precisa necessariamente estar relacionado à estação, viu?

Ainda mais no Brasil, cujas estações são pouco definidas. “Por aqui, as marcas nem sempre focam a troca de estação, mas, sim, em datas festivas que pedem lançamentos especiais”, explica o time da Mane. Já nos países com estações mais bem definidas, isso muda.

Há uma linha de produtos para todas as épocas do ano e outra de produtos sazonais. Em países onde as estações do ano são bem intensas, costuma-se lançar produtos refrescantes, como cítricos, aromáticos ou marinhos no calor. Em épocas frias, são lançados perfumes mais aconchegantes, como os orientais com notas balsâmicas e couro, por exemplo.

Quais foram os lançamentos da Phebo em 2020?

Em 2020, a Phebo investiu numa perfumaria um pouco mais inusitada, com notas olfativas diferenciadas, como o couro, o guáiaco e a figueira. Para o verão, foram lançados dois perfumes inspirados no mar e na paixão das praias cariocas — lembrando que os dois também seguem a linha genderless.

Brisa

É muito mais fácil se sentir bem estando no mar, certo? E é isso que o Brisa proporciona: aquela energia revigorante de um fim de tarde fresco na praia. A fragrância tem notas de pomelo e bergamota, com toque de néroli e um fundo de musk e âmbar.

Olha o Mate!

Um perfume que traduz a paixão dos cariocas é o Olha o Mate!, que desperta alegria já nas primeiras notas. Sua composição tem notas de limão siciliano, tomilho, mate e baunilha. É intenso e revigorante ao mesmo tempo.

E quais são as tendências de perfume para 2021?

Para o ano de 2021, há uma demanda de mercado por perfumes frescos. De acordo com Helen Augusto, especialista em fragrâncias, isso é um reflexo do aumento da temperatura. Característica dos produtos Phebo, a perfumaria se destaca porque tem um portfólio robusto de perfumes dessa categoria. A seguir, veja o que está em destaque!

Florais brancos

Os perfumes florais voltam a se destacar no mercado e a entrar na preferência do público. Em 2021, há a chegada de fragrâncias feitas por flores brancas. Elas trazem uma sensação de suavidade e de leveza. O jasmim e a flor de laranjeira, por exemplo, estão entre os ingredientes mais usados para essa família de nota olfativa.

Nessa linha, a Phebo conta com perfumes como o Aura e o Flor de Maio, recém-lançado. Em Aura, seu ingrediente principal é a flor de laranjeira. É uma fragrância combinada, com notas cítricas, amadeiradas e de especiarias. Já Flor de Maio traz o frescor e a naturalidade do lírio-do-brejo, seguindo a tendências flores brancas, mas dando sempre a característica inusitada das fragrâncias da Phebo.

Rosados

Os perfumes rosados são todos aqueles feitos tendo como insumo principal as rosas. Com isso, vale saber que eles fazem parte do grupo de fragrâncias florais.

As notas rosadas traduzem a aura do feminino. Trazem, ainda, um senso de elegância e de frescor. Afinal, a rosa é um dos ingredientes mais antigos usados na perfumaria. E a rosa damascena, da Bulgária, destaca-se entre as preferências das perfumarias.

Solares

De acordo com Helen Augusto, esses perfumes “são uma composição com floraridade branca supercosmética, ou seja, cremosa como a jasmim-manga e a gardênia”. É aquele tipo de perfume que traz uma sensação de aconchego, sabe?

A Phebo tem fragrâncias que estão nessa família olfativa, como o perfume Bahia e a colônia Água de Bergamota Solar. Bahia tem notas que são bem a cara do verão, aderentes ao clima tropical. Definitivamente, é um perfume que traz à mente um dia de praia baiana, refrescando-se embaixo de um coqueiro.

Já em Bergamota Solar, que à propósito deve-se usar em abundância, combina o frescor dos cítricos com o buquê luminoso de tuberosa, gerânio e ylang-ylang, que são responsáveis por nos transportar diretamente para um delicioso e agradável dia de sol.

Orientais leves

Aquelas notas meladas que foram a sensação na década de 2010 perderam espaço no mercado e deram lugar para os orientais leves. E os perfumes orientais são o que chamamos de fragrâncias doces — mas na medida certa.

Essa família de fragrância vem com menos “peso” e intensidade se compararmos com os orientais tradicionais. Dessa forma, podem ser usados em qualquer contexto, como no ambiente de trabalho, por não serem tão fortes. São uma opção para quem gosta de perfumes doces e não abre mão deles.

O Fava Tonka, da Phebo é um exemplo de oriental verde. Mesmo com notas intensas de fava tonka, baunilha e benjoim, além do fundo amadeirado, o perfume traz notas cítricas na saída, como bergamota e lima, que equilibram e harmonizam perfeitamente a fragrância.

Amadeirados

É difícil achar alguém que não goste de notas amadeiradas - inclusve, por serem tão diversificadas, podendo agradar diversos gostos. Elas já vinham ganhando espaço na preferência do público e permanecem nas tendências de perfume. Essa família olfativa tem seus aromas extraídos de árvores como sândalo e o cedro. No grupo de perfumes amadeirados, a Phebo conta com dois destaques que surpreendem qualquer pessoa: o Metrópole e o Santalum.

Para pessoas modernas, que gostam do toque urbano, o Metrópole é a fragrância ideal. Ele é um perfume amadeirado floral, que explora a nobreza do sândalo. Além disso, traz o equilíbrio com o figo e o damasco nas notas de topo — e com musk e âmbar ao fundo.

O Santalum já tem um diferencial: é uma fragrância amadeirada verde, com cenoura. Trata-se de uma inovação no universo da perfumaria, por trazer um vegetal. Também vemos madeiras com especiarias, como gengibre e cardamomo.

Combinados

Os perfumes combinados são aqueles que têm mais de uma família olfativa. Ao longo deste post, você pode conhecer alguns exemplos. Eles estão conquistando mais espaço na preferência do público, porque despertam novas sensações.

Um exemplo de fragrância combinada é a Bergamota Solar. Como falamos acima, essa é uma fragrância fresca, ideal para o verão. É um perfume cítrico amadeirado, que traz notas florais luminosas. A Mandarina Asiática é outra fragrância combinada que remete a sensação de frescor. É um perfume cítrico frutal, com notas de especiarias.

Agora, quais os lançamentos da Phebo para 2021?

Para 2021, a Phebo tem novidades que foram desenvolvidas para os amantes de bons perfumes. A seguir, veja quais são as tendências de perfume da marca para a temporada de 2021!

Isolda

Desde 2018, a Perfumaria Phebo mantém parceria com a marca Isolda. O primeiro lançamento foi o Perfume Cajueiro. A parceria cresceu e ganhou uma nova fragrância: o Flor de Cajueiro. A novidade exala intensidade e revela uma nova interpretação da fruta.

O seu acorde original e fresco passa a ser envelopado por um buquê floral de frésia e muguet, sendo combinado com notas acentuadas de madeiras, como sândalo e guaiaco. Pertencente à família olfativa floral-cítrica-amadeirada, exalando intensidade e elegância.

Em 2021, as fragrâncias de sucesso ganham a versão em sabonete em barra, envelopados com um lenço da estampa exclusiva da Isolda. Além da vela perfumada, agora é possível ter uma perfumação completa de Cajueiro e Flor de Cajueiro.

Flor de Maio

Flor de Maio é um perfume floral branco que celebra a brasilidade. O elemento de destaque é o lírio do brejo, originário da flora brasileira, em especial da costa litorânea.

Ele apresenta um olfativo único, com influências da mata, serra e mar. O perfume conta com notas amadeiradas, destacadas pela copaíba e fava tonka. Notas de bergamota e flor de laranjeira trazem um tom especial ao perfume.

Folhas de figo

A colônia Águas de Folhas de Figo explora a naturalidade de jardins mediterrâneos, trazendo à composição a elegâncias notas amadeiradas junto do frescor das notas verdes. Para 2021, a Phebo traz, além da fragrância na versão colônia de 260 ml, mais dois kits presenteáveis.

O primeiro é um kit em lata com sabonetes e águas. O outro é o kit duo folhas, contendo um difusor e um sabonete líquido.

Estas são algumas das tendências de perfumes para 2021 e novidades que a Phebo preparou para você. São leituras delicadas e repaginadas de fragrâncias que se reinventam no cotidiano brasileiro. Com certeza, dá muita vontade de experimentar cada uma delas!

Agora, se você já tem as categorias de famílias olfativas da sua preferência, acesse nosso site e peça agora seu perfume. Há muitas opções e promoções imperdíveis por lá!

Carregando...
80 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado