Por dentro do Urban Jungle, a tendência de decoração que exalta a natureza

Por dentro do Urban Jungle, a tendência de decoração que exalta a natureza
Publicado em: Sua Casa

Saiba com a Phebo como trazer a decoração Urban Jungle para o seu estilo de vida!

É bem provável que você já tenha ouvido essa expressão por aí. Inclusive, já deve ter até pensado na possibilidade de aderir à tendência. Por mais urbana que a pessoa seja, é difícil resistir à decoração Urban Jungle.

Nos últimos tempos, sobretudo em função dos hábitos de consumo e posicionamentos dos Millennials (nascidos entre 1980 e 1995), grande parte das tendências têm um significado por trás de sua popularidade e um propósito que vai além do que podemos ver. "Ser mãe e pai de planta é a cara da nossa geração", observa o jornalista e influenciador digital Matheus Ilt, que virou referência em pequenas reformas DIY ("do it yourself") e criou uma selva urbana dentro de seu apartamento.

Conversamos com ele para entender as motivações desse estilo de vida, as dicas para conservar a saúde das plantas e os principais cuidados para quem está começando a própria Urban Jungle. Se você ainda não saiba do que se trata essa tendência, não tem problema: a gente explica. E se já conhece e gosta da ideia de ter uma casa repleta de arranjos e folhagens, continue por aqui e veja como aderir à proposta!

O que é ‘Urban Jungle’?

A expressão Urban Jungle vem do inglês e significa, em tradução livre, selva ou floresta urbana. O conceito faz parte de uma tendência no design de interiores em que são usadas muitas (muitas!) plantas nos cômodos da casa.

A ideia surgiu com o intuito de suprir a falta da natureza nos espaços urbanos e de trazer um pouco do verde para os cada vez mais compactos apartamentos dos grandes centros, cercados de arranha-céus e concreto. "Começou como um surto coletivo", brinca Matheus Ilt. "Mais ou menos em 2015, começamos todos a comprar uma plantinha. Depois três, seis, dez plantinhas. Era moda. Toda a internet começou a ter muitas plantas", lembra.

Esse pensamento está ligado à neuroarquitetura e ao design biofílico, que aproveitam elementos vivos e entendem as influências do ambiente físico na saúde e no comportamento humano. "As plantas trazem personalidade à casa, dão a sensação de lar, deixa o ambiente mais vivo. Além disso, elas preenchem muito bem os espaços vazios, sem custar caro. Sabe aquele canto em que parece que falta uma coisinha? Você pode tentar uma planta", recomenda o jornalista.

Mais do que uma tendência, um estilo de vida

Assim como a tendência Hygge — um conceito escandinavo que virou sucesso absoluto em décor —, que estava mais relacionada ao estilo de vida do que à decoração em si, o Urban Jungle está relacionado a propósitos como sustentabilidade, autocuidado e bem-estar.

Como um verdadeiro refúgio, as plantas oferecem vários benefícios para o corpo e a alma. Proporcionam um ambiente de paz e um contato maior com a natureza, algo superimportante para quem está cercado por tons de cinza dos prédios das grandes cidades. Essa demanda por verde se agravou especialmente a partir de 2020, em função do isolamento social de combate à pandemia do novo coronavírus.

"Ficamos mais limitados às paredes das próprias casas, e as plantas disfarçam isso, amenizam essa restrição. Distraem da falta que sentimos de poder viajar, sair, passear. Elas são uma forma de trazer um pouco da natureza, dos passeios que fazíamos, para dentro de casa. Muita gente acumulou ainda mais plantas", pondera Matheus Ilt. "Lembrando que muitos precisaram sair de casa para trabalhar ou não tiveram condições de comprar plantas, mas houve uma bolha, na qual me incluo, que aumentou sua coleção para trazer um pouco do exterior para o próprio apartamento."

Quais são os benefícios do verde para a saúde?

Além do poder de acalmar, atenuando o estresse cotidiano, ter plantas em casa aumenta mesmo a sensação de bem-estar. No Canadá, os médicos estão prescrevendo aos seus pacientes que passem algum tempo em meio à natureza, tamanhos os benefícios que essa proximidade com o verde proporciona à saúde das pessoas.

Outras culturas também valorizam esse hábito, como a japonesa. Por lá, eles chamam a prática de caminhar pela natureza de “banho de floresta”. Lindo, não é?! Por aqui, a gente selecionou mais alguns benefícios de ter uma floresta urbana dentro de casa.

Torna o ar mais puro

No processo de fotossíntese, as folhas das plantas absorvem o dióxido de carbono (gás que exalamos durante a nossa respiração) e liberam o oxigênio (gás que precisamos para respirar). Por isso, dizemos que as plantas são um purificador de ar natural, colaborando até com nossa resistência a doenças.

Algumas espécies fazem isso com mais eficiência que outras e ainda têm o poder de umidificar o ar, como é o caso da Ficus elastica, uma queridinha do décor Urban Jungle. Aposte em jiboias, lírio-da-paz, palmeira-dama e espadas-de-São-Jorge também!

Ajuda a acalmar os ânimos

A cromoterapia estuda e utiliza o efeito das frequências de cores no nosso cérebro e na nossa saúde, com o intuito de restabelecer o equilíbrio físico, emocional e intelectual. E o verde é a cor que produz harmonia e tem efeito calmante, além de proporcionar satisfação e esperança. Ainda fortalece o coração e estimula o relaxamento, sendo uma cor bastante explorada para tratar a insônia.

Estimula a criatividade

O verde também inspira a criatividade, mas é o conceito Urban Jungle que atua nesse quesito. Isso porque, para cada plantinha que você escolhe ao decorar o seu lar, novas ideias surgem para harmonizá-las com o vaso ideal e o restante da decoração, por exemplo.

"Algumas pessoas tem 60% da decoração composta por plantas. Eu procuro equilibrar com outros elementos. O bom é que elas são móveis, podem ser transportadas entre os cômodos ou numa eventual mudança. As plantas vão com você", observa Ilt.

Além disso, os cuidados com as (muitas) plantas que você terá em casa estimulam a empatia, autoestima, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, disciplina e autonomia.

Como seguir a decoração Urban Jungle na prática?

Não importa o tamanho da sua casa ou apartamento, é possível adaptar o Urban Jungle em qualquer ambiente. Sem muitas regras a serem seguidas, os tamanhos e as disposições das plantas vão de acordo com o gosto de cada um e o espaço disponível. "Vale perguntar para o vendedor: essa planta vai sobreviver em tais condições? É de sombra ou sol pleno? Hoje em dia, faço sempre essa pesquisa prévia. A questão da luminosidade do ambiente é muito delicada, um dos principais critérios de escolha da planta. É bom testar em casa: se não funciona na sala, pode funcionar no quarto, no escritório... E observar sempre se a planta está parecendo triste", recomenda o influenciador, que acumula mais de 445 mil seguidores no Instagram.

Existem diversas formas para aderir à decoração Urban Jungle:

  • com vasos grandes ao lado do rack de TV ou do sofá;
  • com vasos menores distribuídos em estantes ou pendurados no teto;
  • jardins verticais na varanda e no banheiro;
  • vasinhos somente com água espalhados pelos cômodos.

Vale o que o seu sentimento mandar — e o que a iluminação disponível permitir. A tendência se encaixa em qualquer espaço da casa. As salas de estar, entretanto, são as mais beneficiadas com o verde. Porém, há uma crescente tendência em florestar banheiros e lavabos. São as conhecidas shower plants, que adoram a umidade desses ambientes.

O segredo é escolher a espécie de planta que vai bem na intensidade de luz que o cômodo recebe todos os dias. Então, tenha isto em mente: sempre escolha a planta e o local que ela vai ficar de acordo com a iluminação que você tem disponível no ambiente.

Já os tipos de vasos e até mesmo as variedades de plantas vão depender de como você deseja que a sua casa seja decorada. O Urban Jungle se adapta em qualquer tipo de decoração, basta combinar as plantinhas ao seu estilo.

Quais são as melhores plantas para usar dentro de casa?

"A dica é começar pelas mais fáceis. Pacová, Espada de São Jorge... é muito difícil matar uma Espada de São Jorge. Destas, você vai partindo para outras espécies mais delicadas", indica Matheus Ilt. Para quem não está acostumado a cuidar de plantas, pode ser meio desesperador ter que decidir quais espécies comprar e, principalmente, como cuidar delas no dia a dia para que fiquem sempre lindas. Mas a jardinagem e o Urban Jungle são para todos!

Basta encontrar as plantas que são a sua cara e que se adaptam bem à sua casa. Logo você se afeiçoa a elas e a rotina de cuidados passa a ser um delicioso e relaxante hobby.

https://youtu.be/RvwoaYdSuEc

Existem algumas plantas mais sensíveis, que são ideais para ambientes fechados. Geralmente, são aquelas que não precisam tanto de luz direta. Mas cada tipo exige uma maneira de cuidar, então, o segredo é escolher as variedades que vão bem nas condições que a sua casa tem a oferecer. "O ideal é procurar vasos que tenham escoamento, mas sejam fechados, para não vazar água no chão e danificar o piso. Também vale procurar vasos com materiais mais leves, para facilitar o transporte e não sobrecarregar a estrutura do apartamento. Outra dica é pesquisar quais substratos e terras são indicados para aquele tipo de planta", lista Matheus.

Plantas que gostam de sol

Para serem posicionadas perto da janela, em áreas externas ou na varanda, temos:

  • cactos;
  • crássula;
  • espada-de-São-Jorge;
  • palmeira-leque;
  • onze-horas;
  • camarão-amarelo;
  • rosa-do-deserto;
  • babosa;
  • cróton.

Plantas que se dão melhor na meia-luz

Espaços como salas e quartos são bons ambientes para estas plantas:

  • heras (trepadeiras que ficam lindas em forma de cascata num vasinho na estante);
  • pacová;
  • samambaias e begônias (de diversos tipos diferentes, deixaram de ser a planta da vovó para virar hit na decoração);
  • marantas;
  • avencas;
  • orquídeas;
  • suculentas.

Plantas que não necessitam tanto de luz

Conseguem se adaptar muito bem à sombra, como no hall de entrada, corredores e banheiros:

  • zamioculca;
  • murta;
  • jiboia (uma trepadeira que fica linda em qualquer ambiente da casa);
  • samambaia;
  • figueira;
  • lança-de-São-Jorge;
  • lírio-da-paz (fica ótimo em banheiros por absorver a umidade do ambiente).

Lembre-se de que, na jardinagem, “sombra” é diferente de escuridão. Mesmo as plantinhas que crescem bem em ambientes sombreados precisam de um pouco de claridade e luz indireta do sol.

De que forma completar a decoração?

Se a ideia é um ambiente com muitas referências verdes, você pode combinar as plantas com quadros na mesma paleta de cores, com papéis de parede rústicos e até almofadas com referências de natureza, móveis de madeira e cestarias.

As fragrâncias que relaxam também complementam o conceito, sabia? Além disso, incluir louças com estampas de flores e plantas (como as da Cecília Dale, na foto abaixo) também é uma ótima opção para compor a mesa e entrar no clima do Urban Jungle até na hora da refeição. A cereja do bolo pode ficar para os talheres de bambu.

Porém, se a ideia é uma decoração minimalista, dando destaque somente para as plantas, foque em móveis e objetos de tons sóbrios, como o branco e as candy colors, como o amarelo, o azul ou o bege. Não foge da tendência e fica superelegante!

Aposte em decoração Urban Jungle no banheiro também, colocando alguns vasinhos de vidro com água e pequenos arranjos de folhagem. Elas crescem lindas e deixam o ambiente muito charmoso.

Para aqueles ambientes em que nunca bate sol, a dica é investir nos arranjos artificiais. Hoje em dia, eles imitam superbem as plantas verdadeiras e dão um efeito muito legal para cômodos em que falta claridade.

Onde buscar inspiração para usar o Urban Jungle?

A melhor forma de conseguir montar um ambiente repleto de plantas é buscando muitas referências de decoração. Quanto mais pesquisas, melhor! Assim, você pode separar as que mais gosta e que mais se adaptam ao espaço que tem. "Novos pais e mães de planta podem encontrar muitas orientações na internet. Vale a pena seguir pessoas que dão dicas sobre o tema, dar uma olhada no que estão recomendando. É possível obter estratégias para manter as plantas vivas ou até mesmo salvar uma que esteja morrendo", conta o jornalista e pai de planta.

O Pinterest é o queridinho das novas ideias, especialmente no décor, e é o principal acervo de inspirações de Matheus Ilt. No perfil da Phebo, você encontra algumas referências superbacanas do Urban Jungle para adaptar sua casa! Selecionamos também alguns perfis de decoração no Instagram que são adeptos à tendência e dão várias dicas boas de DIY. Confira!

@matheusilt

@thithieniii

@where.thewildthings.grow

@lar.verde.lar

@tribeandus

@iconjanehome

@plantssparkjoy

Como os produtos Phebo apoiam o estilo Urban Jungle?

Os perfumes e produtos da Phebo são todos feitos com ingredientes naturais, que passam por processos cautelosos para extrair o melhor das essências de flores, ramos, folhas e especiarias. Imagine-se entrando em sua casa, toda trabalhada na decoração Urban Jungle, e sentindo aquele cheirinho de natureza no ar. Nada mais reconfortante!

Para criar aquele climinha sunset, aposte nas velas perfumadas da coleção Vic Meirelles como complemento para sua selva urbana: Jardim Siciliano, Amaranthus com Pimenta e Orquídea e Flor de Lótus.

As mesmas fragrâncias também estão disponíveis na versão de Difusores de Ambiente, que vão inundar a casa com perfume de jardim e torná-la ainda mais acolhedora.

Como deu para notar, a decoração Urban Jungle vai muito além das tendências do mundo décor, já que encher a casa de plantas envolve muito mais que estética de interiores. Montar aos poucos uma floresta urbana particular vai além de um espaço lindo para postar nas redes sociais: é um hábito de amor e autocuidado.

Gostou das sugestões que trouxemos aqui no post? Acesse o nosso site e confira outras delícias da Phebo que vão tornar a sua casa ainda mais charmosa e agradável!

Carregando...
56 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado