Como usar velas aromáticas em casa? Confira nossas dicas

Como usar velas aromáticas em casa? Confira nossas dicas

Em clima de romance ou apenas para deixar o ambiente confortável, as velas aromáticas sempre caem bem. Confira as dicas para saber escolher as suas!

Elas são maravilhosas depois de um dia cansativo de trabalho, ajudam a criar um clima agradável e perfumam o ambiente. Não é de se espantar que as velas aromáticas façam tanto sucesso entre os apreciadores de sossego e bem-estar! 

No entanto, quem sai atrás de uma para comprar acaba ficando com dúvidas. Afinal, será que todas as velas aromáticas são iguais? E como usá-las dentro de casa? Conversamos com o arquiteto Jorge Nascimento e com a perfumista Helen Augusto, que nos deram algumas dicas para escolher a vela ideal. Confira aqui!

O que são velas aromáticas?

À primeira vista, elas pode até se parecer com as comuns. Porém, fazem toda a diferença quando estão acesas, exalando um perfume delicioso e dando aquele ar todo especial no ambiente.

Quais as vantagens delas?

Entre muitas vantagens, elas relaxam, proporcionam um ambiente acolhedor, dão sensação de tranquilidade... Além de que, quando acesas, a meia luz ainda promove um ambiente romântico para aquele jantar especial. E quando apagadas, é um ótimo objeto decorativo! Veja mais detalhes abaixo.

Podem ser usadas na aromaterapia

Sabe quando temos um dia exaustivo na rua, e tudo o que mais queremos é chegar logo em casa, tomar um banho, trocar de roupa e relaxarA luz da vela cria um clima acolhedor”, sugere Jorge. Então, escolha uma fragrância aprazível, diminua as luzes do ambiente, acenda a vela e diga adeus ao estresse!

Além disso, alguns cheiros, como os cítricos, estimulam nossa atenção e têm forte ligação com a eficiência no trabalho. Usá-los naqueles dias em que o rendimento está lá embaixo pode otimizar a concentração.

Incrementam a decoração

Às vezes, detalhes fazem toda a diferença na ornamentação do lar. “A vela tem um papel importante e pode ser usada em qualquer espaço da casa como objeto de decoração. Vai muito bem na sala, no banheiro ou no quarto, por exemplo”, indica Jorge.

É um item que, mesmo exagerando na quantidade, não fica feio quando composto de forma harmonizada. Você pode combinar três ou quatro velas da mesma fragrância ou que harmonizem entre si naquele cantinho especial do aparador ou da estante, por exemplo.

Criam um clima romântico

Aniversário de namoro ou de casamento e Dia dos Namorados pedem uma comemoração especial. Jantares são muito bem-vindos, e, para deixar a noite ainda mais agradável e romântica, nada supera a penumbra criada pelas velas — ainda mais com a fragrância que exalam.

“Velas podem deixar ambientes românticos, sinalizar frescor e limpeza, além de ser um ótimo presente. Tenho sempre muitas velas em estoque, que levo como presente quando vou a um jantar. Acho tão simpático quanto levas flores. E duram muito mais”, destaca Helen Augusto.

Como escolher uma vela aromática?

As opções são tantas, que fica até difícil! O importante é sempre testar e sentir o cheiro antes de comprar. Conhecer as notas olfativas também podem ajudar na hora de identificar a fragrância, caso não possa ser sentida pessoalmente.

Pedir aquela dica para a amiga arquiteta nunca é demais, né? Separamos três dicas abaixo para te ajudar a escolher a melhor vela perfumada para você:

Pela fragrância

Esse é um dos elementos mais importantes, Afinal, de que adianta ter um cheiro que não nos agrada? Existem diversas possibilidades, e cada uma pode combinar com um momento específico.

Como destacamos acima, é interessante ter noção do que as notas olfativas representam para imaginar como elas podem combinar entre si na composição da vela. Mas se puder ir até a loja para experimentar, faça! Com certeza, a experiência vai ser ainda mais completa e certeira.

Pela beleza

Cores e detalhes da vela podem compor bem com outros detalhes. Assim, quando for comprar uma, pense: quais tonalidades mais se realçam no ambiente? Quais outras particularidades do local podem combinar com a vela? Por exemplo, há arranjos de flores?

As velas geralmente são itens coringas. Por isso, são fáceis de combinar com qualquer tipo de ambiente ou composição. Se a vela for mais delicada e menor, por que não fazer uma composição com mais de uma combinando suas fragrâncias? Deixe a criatividade te levar!

Pela marca

Geralmente, a marca dita a qualidade do produto, e isso faz toda a diferença na durabilidade dele e no cheiro que promete. As nossas, por exemplo, não soltam fumaça escura e tem uma concentração alta de fragrância, deixando o ambiente perfumado com mais intensidade.

Como bem destaca Helen Augusto, as velas têm dosagem semelhante à de um Eau de Toilette. Quando são muito fracas em dosagem, acabam não valendo a pena.

Lembre-se que o tamanho do ambiente também importa, ok? É importante perceber que, se um ambiente for muito grande, é preciso mais de uma vela para perfumar de forma homogênea.

Quais as dicas para usar as velas aromáticas?

Além das dicas que já demos sobre decoração e como escolher a vela que mais tem a ver com o seu gosto pessoal, Jorge e Helen nos sugeriram algumas fragrâncias ideais para alguns tipos de ambiente. Confira abaixo!

Para o quarto

“Indico uma fragrância de lavanda, que dá a sensação de relaxamento e ajuda a repor energia. Uma floral também vai muito bem”. Seguindo todos os cuidados, que tal colocar na cabeceira da cama? “A Phebo tem parcerias com algumas marcas. Há pouco tempo, foi lançada a Flor de Cajueiro. Além de ter um perfume incrível, ela é composta por matéria-prima nacional e remete às nossas raízes”, completa o arquiteto.

Para o banheiro

"Sugiro as cítricas, que ajudam a eliminar odores. Uma boa dica é acendê-las quando receber visitas, pois, além do cheiro agradável, dão uma iluminação ao espaço, ajudando na sua localização”, destaca Jorge.

Para a varanda

“A citronela é muito boa. Além do cheiro, serve como repelente para mosquitos”, destaca Jorge.

Para o escritório

“Aquelas à base de ervas trabalham a aromaterapia e servem como anti estresse", afirma o arquiteto.

Para a cozinha

“Adoro acender velas na cozinha. São sempre cítricas, aromáticas, ou gourmands, porque combinam com alimentos”, conta Helen.

Quais as opções de velas aromáticas da Phebo?

A Phebo tem uma coleção que vale muito a pena! E dois detalhes que as tornam especiais: elas não liberam fumaça escura, e a latinha, além de ajudar a proteger a cera da vela, prolonga seu perfume. Separamos algumas opções para você conhecer!

Vela Carnaval

Por sua vez, a Carnaval tem notas frutais e florais, para dar aquela levantada em qualquer ânimo. O copo com detalhes em dourado ajuda a alegrar o ambiente.

Vela Lavanda

Já a vela Lavanda tem uma combinação com sálvia e alecrim, proporcionando uma maravilhosa sensação de frescor. 

Vela Peônia

Com a opção de Peônia, você se delicia com o cheiro das flores, o amadeirado do caule e o frescor das folhas.

Vela Lavanda Folha

A Lavanda Folha celebra este clássico ingrediente, que se combina com um toque amadeirado. Uma escolha elegante para qualquer hora.

Amaranthus com Pimenta

A vela Amaranthus com Pimenta tem parceria com o renomado florista Vic Meirelles. Com um toque de pimenta-rosa, o perfume floral exala sofisticação e conforto. 

Orquídea e Flor-de-Lótus

A opção Orquídea e Flor-de-Lótus também tem parceria com Vic Meirelles. Sua fragrância revela um grande buquê de jasmim, frésia e rosa. As leves notas de madeira, como cedro, patchouli e sândalo, proporcionam um cheiro ainda mais intenso.

Vela Basílico Roxo

A vela Basílico Roxo é uma homenagem a essa planta, também conhecida por manjericão-roxo. O cheiro se mistura a limão, laranja e bergamota, tornando o resultado irresistível.

Vela Cajueiro

A fragrância do perfume, feito em parceria com Isolda, virou vela! Com a vela Cajueiro, você se transporta a uma tarde debaixo de um cajueiro num dia de sol no Nordeste.

Vela Flor de Cajueiro

Essa versão sensual e envolvente, feita de um sofisticado buquê floral de frésia e muguet e combinando notas de sândalo e guaiaco, é perfeita para uma noite pra lá de romântica.

Por fim, Jorge dá mais uma dica que vai embelezar a casa: “As velas aromáticas da Phebo vêm em uma base que pode ser reutilizada e complementa a decoração. Depois que a vela acaba, dá para colocar uma flor ou sementes secas perfumadas”. Ótima ideia, não acha?

Gostou das sugestões? Você pode conferir as velas aromáticas e outros produtos Phebo em nossa loja online!

Carregando...
2491 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado