Viagem a Paris: saiba tudo que você precisa fazer ao visitar a cidade luz pela primeira vez

Viagem a Paris: saiba tudo que você precisa fazer ao visitar a cidade luz pela primeira vez
Publicado em: Passaporte

Paris é uma daquelas cidades que devemos visitar sempre que tivermos a oportunidade. Por ser maravilhosa? Também. Mas Paris é uma cidade incrível, que tem tanta história e tantas coisas importantes aconteceram (e acontecem!) por lá, que a gente pode até se perder num primeiro momento.

Caso você esteja planejando ir pela primeira vez à Cidade Luz, eu, Talita Bortolussi, do @ViagensdaTalita, adianto aqui no #UniversoPhebo algumas dicas do que seria bacana fazer, visitar e degustar! Sem esquecer daqueles clichês que a gente ama e que não podem ficar fora da sua lista “to do things at Paris”. Vem comigo!

Conhecendo do começo: Musée du Louvre

Para quem não sabe, Paris é dividida em 20 regiões chamadas “arrondissement”. Quanto menor o número do arrondissement, mais central a região é – mas não se assuste, Paris é relativamente pequena e, planejando bem a sua viagem, você consegue fazer quase tudo a pé.

Bem no coração da cidade (lê-se 1er arrondissement), está o maior e mais conhecido museu do mundo: o Louvre. Com 60 mil metros quadrados, o Louvre merece várias visitas – então, não vai contando que em um primeiro momento você vai ter conhecido bem o Louvre, pois não vai. Mas poderá dizer que conheceu as obras que mais queria ver de perto.

Para uma primeira visita no Louvre, estude antes as obras que mais quer conhecer e veja a localização dentro do Museu (dentro do museu você recebe um mapa com a localização de todas as obras, mas, se preferir, pode se localizar pelo app também). Assim, você otimiza sua visita e deixa o resto para as próximas (eu já fui duas vezes ao Museu do Louvre e nem de perto cheguei a ver tudo que ele possui).

Pra relaxar à moda francesa: Jardin des Tuileries

Paris tem diversos jardins, mas o Tuileries é o mais antigo e um dos mais bonitos deles. Emende este passeio após sua visita ao Louvre – o jardim fica bem em frente ao museu – e aproveite como um típico francês: degustando de um piquenique com bastante queijo, vinho e pães contemplando a beleza do Tuileries.

O jardim fica maravilhoso durante a primavera, com todas aquelas flores coloridas e organizadas. É lindo! Vale muito a pena separar este tempinho para admirá-lo. Você também pode comprar uma baguete (não se preocupe em escolher muito, todas são ótimas) e se sentar em umas das cadeiras verdinhas disponíveis em toda a área do jardim e curtir o momento. O difícil, às vezes, é arranjar lugar!

Destino im-pos-sí-vel de perder: Torre Eiffel

Ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel, é como viajar para o Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor. Veja de perto muitas vezes a Torre e, se quiser, suba para ter uma vista da cidade lá de cima – é de tirar o fôlego!

Sempre que estou em Paris, procuro dar uma passadinha perto da Torre Eiffel só para dar um tchauzinho (hehehe).  Além de ser linda demais, é o extremo símbolo de Paris. Se altura não for um problema para você, suba até o último nível dela e aproveite a vista. Outra dica importante: suba de dia e de noite. A cidade muda completamente e você, com certeza, vai gostar do que irá ver.

Caminhar na avenida mais conhecida do mundo: Champs-Élysées

Caminhar na Champs-Élysées é obrigatório. Babar pelas grifes de moda e beleza é consequência. Comece a caminhada da Place de la Concorde (que merece muitos clicks) e vá em direção ao Arco do Triunfo.

Você verá de perto o Grand Palais (que é um deslumbre de tão lindo), o Jardin des Champs-Élysées e as maiores lojas do mundo. É um lugar que vale a pena perder um tempo para olhar tudo com calma.

No final, aproveite para conhecer de perto e subir no Arco do Triunfo, também um dos maiores símbolos de Paris, criado para comemorar as vitórias de Napoleão Bonaparte. É lindo, histórico e imponente!

Conhecer a famosa Catedral de Notre-Dame

O incêndio que aconteceu na Notre-Dame foi uma fatalidade. Hoje não se pode mais visitá-la por dentro, mas dar uma passada lá, ver o que restou, vale a pena. A energia da Notre-Dame não vai mudar nunca.

Aproveite a ida para conhecer toda a Île de la Cité, o marco-zero de Paris, onde tudo começou. Logo ao lado tem a Île de Saint-Louis, menor e mais residencial, que tem o melhor sorvete da cidade: o Berthillon.

Aproveite o dia e estique o passeio para a região do Quartier Latin e o bairro Saint-Germain-des-Prés, onde estão localizados pontos turísticos famosíssimos, como o Le Bon Marché, a famosa livraria Shakespeare & Company, a Fonte Saint-Michel e o Jardin du Luxembourg.

Para os religiosos (ou não): Basílica de Sacré-Cœur 

De longe, uma das minhas igrejas favoritas no mundo. Embora esteja sempre muito cheia – o que pode prejudicar um pouco a visita –, a Basílica é uma parada imperdível em Paris para quem é religioso ou somente ama história e arquitetura.

Por estar no topo de uma colina, lá se tem uma das melhores vistas da cidade. Além de também estar localizada no bairro de MontMartre, no 18ème, que é um dos bairros mais interessantes de Paris.

Passeios ao redor do Rio Sena

O famoso rio divide Paris em “Rive Gauche” e “Rive Droite”, que literalmente significam os lados esquerdo e direito do rio. Para quem gosta, o passeio de barco pelo Sena vale muito a pena. É muito turístico e você consegue ver várias atrações da cidade de uma vez só!

Ao redor do Rio também existem diversos lugares para ver e restaurantes para conhecer. A dica é caminhar pela margem do rio e esbarrar com vistas incríveis e lugares com uma gastronomia deliciosa!

À propósito, Paris é a cidade das experiências gastronômicas. Não lembro de ter comido nada ruim por lá... Mas se eu tivesse que listar apenas uma coisa para você experimentar, teriam que ser os crepes!

Existem vários lugares para se comer um bom crepe (salgados e doces), mas aqueles que ficam perto da Torre, por mais turísticos que sejam, são realmente bons. Se for experimentar o doce, por favor, que seja o de Nutella (e olha que nem sou tão fã de Nutella assim)!

Compras na famosa Galeries Lafayette

A Galeries Lafayette é linda por si só. Mesmo que você não tenha a intenção de fazer compras por lá (apesar das lojas de luxo, algumas coisas realmente valem a pena comprar por conta do preço), só de visitar o local já é uma experiência fascinante.

O prédio todo é histórico e a arquitetura em Art Nouveau, com sua enorme cúpula de vidro, é de tirar o fôlego. Além de ser um entretenimento para quem adora moda, também é possível admirar a vista de Paris do terraço. Não deixe de subir!

A loja de departamento está localizada na Boulevard Haussmann, na região do Opéra Garnier – outro monumento parisiense que deve ser visitado!

Aproveitar o domingo no Le Marais

Atualmente, um dos bairros mais descolados da cidade. Aos domingos, enquanto a maior parte da cidade está fechada, a região do Marais ferve de restaurantes, bares, vida noturna e tudo que há de mais cool em Paris!

Por lá, você encontra a BHV, que é uma loja de departamentos que oferece ótimos descontos; diversas opções de gastronomia, como o L’AS du Fallafel (um dos mais famosos da cidade!), o Caféothèque e o luxuoso restaurante L’Ambroisie (com três estrelas Michelin!!!).

Andando pela região você também chega à Place de Vosges, ao Musée Picasso, ao Marché des Enfants-Rouges (o mercado “de rua” mais antigo de Paris) e o Canal Saint-Martin.    

Saborear o melhor da gastronomia

A culinária francesa é uma das mais importantes do mundo. Não à toa, come-se muitíssimo bem em Paris. Por lá, o brunch (um “café da manhã” reforçado, um pouco antes do almoço) é supercomum e você consegue saborear em bom brunch em qualquer ponto da cidade.

Há dois pratos clássicos em Paris que você precisa experimentar. O primeiro é o suflê, de preferência, do Le Cigale Récamier, onde se tem o melhor “soufflé” da cidade. O segundo, diria a sopa de cebola do Les Philosophes, no Marais. É imperdível! E para quem gosta de experiências gastronômicas diferenciadas, não deixe de experimentar as famosas trufas!

Para o docinho pós almoço ou no café da tarde, o Angelina tem o melhor chocolate quente de Paris. E os famosos marracons do Pierre Hermé são divinos!

Não acaba por aí

Paris é interessantíssima e uma só visita não basta! Ainda há diversas outras atrações para aproveitar por lá, como o Palácio de Versalhes, a Fundação Louis Vuitton, o Bois de Boulogne, o Jardins de Monet e por aí vai...

Espero que tenham gostado das minhas dicas. Confiram outras dicas também no ViagensdaTalita.com.br.

Até a próxima! ?

Carregando...
29 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado