Viagem para Barcelona: descubra como montar um roteiro de arte incrível

Publicado em: Passaporte

De Picasso a Gaudí, o que não falta são endereços incríveis para conhecer em Barcelona

Se você está em dúvida sobre qual destino escolher para aproveitar as próximas férias, não hesite em decidir por Barcelona, na Espanha. Principalmente se você gosta de arte e cultura: a cidade é repleta de endereços incríveis.

Cidade cheia de vida, Barcelona (assim como Lisboa, em Portugal) esconde um tesouro a cada esquina – mesmo. Aliás, uma recomendação unânime é explora-la deixando-se se perder pelas ruas (com direto à visita demorada ao mercado das Ramblas e paradas estratégicas para comer e beber nos deliciosos bares de tapas). Pelas ruas, a efervescência cultural é evidente. Repare!

A segunda maior cidade da Espanha (só perde para a capital Madri), Barcelona ganhou fama mundial por seus endereços de arte e arquitetura. Com quase 2 milhões de habitantes (estimativa 2019), desempenha importante papel no cenário europeu. A cidade cultiva a tradição de polo cultural, favorecida historicamente pela localização de seu porto, que sempre funcionou como importante ligação entre a Península Ibérica, a Europa e o resto do mundo. 

Barcelona e a arquitetura de Gaudí

Quando o assunto é Barcelona, é impossível não pensarmos na arquitetura tão peculiar e multicolorida de Antoni Gaudí. 

A obra mais simbólica da cidade é de sua autoria: a Igreja Sagrada Família, que teve sua construção iniciada em 1883. Ele deixou o projeto pronto, com todos os detalhes registrados, mas faleceu antes de finalizar a obra. Até hoje a igreja está inacabada e especula-se 2026 como ano de conclusão da obra. Porém, mesmo assim, a visita é surpreendente: tem que ir! Escolha os horários menos movimentados e faça a visita com calma, suba nas torres internas e observe cada detalhe.

Outra obra imperdível de Gaudí é o Parque Güell, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Mais uma vez, vale a sugestão: vá com calma, nada de pressa (e não esqueça a câmera ou o celular para fazer fotos!). Além de belíssima vista de Barcelona e do Mar Mediterrâneo, o parque é outro belo exemplo da estética de Gaudí. 

Passeig de Gràcia: Casa Milà + Casa Batlló

Uma caminhada pela movimentada avenida Passeig de Gràcia é outro programa obrigatório para quem quer conhecer as construções de Gaudí que tanta fama dão à cidade: por lá, vá à Casa Milà (também conhecida como La Pedrera) e Casa Batlló (veja no site todas as possibilidades de visitas e a programação de música à noite, que promete ser o máximo).

Aliás, para evitar filas é sempre bom garantir todos os ingressos antecipadamente pela internet. Além dos sites próprios de cada endereço, os sites especializados nesse serviço são boas opções: Civitatis ou Get your guide.

A arte de Miró

Um passeio completo pelas atrações da montanha Montjuïc (lugar que os próprios moradores de Barcelona gostam de frequentar em busca de lazer, esportes ao ar livre e cultura) também deve constar no roteiro de quem curte arte.

É ali que está instalada a Fundació Joan Miró, idealizada pelo próprio artista espanhol, a princípio com obras de sua própria coleção particular, mas com o desejo de que se tornasse um centro internacionalmente reconhecido para divulgação e pesquisa de arte contemporânea.

A fundação abriu ao público em junho de 1975 e, desde então, virou destino artsy imperdível de Barcelona. A arquitetura do prédio projetado por Josep Lluís Sert é outro ponto alto do lugar: trata-se de um dos poucos museus do mundo em que a cumplicidade entre artista e arquiteto sustenta o diálogo entre as obras e o espaço que as abriga. 

Pavilhão Mies Van Der Rohe: arquitetura e design

Construído para representar a Alemanha durante a Feira Internacional de Barcelona, em 1929, o pavilhão acabou virando um patrimônio da cidade – e é programa obrigatório para quem se interessa por arquitetura e design. De grande importância simbólica, o evento foi a primeira participação oficial da Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial.

A história do Pavilhão é interessante: um ano após sua construção, em 1930, ele foi desmontado. Daí, em 1980, Oriol Bohigas, como chefe do Departamento de Planejamento Urbano da Câmara Municipal de Barcelona, pôs em marcha o projeto de sua reconstrução designando os arquitetos Ignasi de Solà-Morales, Cristian Cirici e Fernando Ramos para pesquisar e supervisionar a obra. O trabalho começou em 1983 e o novo prédio, tal e qual o original, foi inaugurado em 1986.

Atualmente, o Pavilhão, belo exemplo da arquitetura modernista feito de vidro, aço e diferentes tipos de mármore, contrasta com os edifícios rebuscados do entorno – sua horizontalidade chama atenção em relação às torres do Castelo de Casaramona, aos muros medievais de Pueblo Espanhol e ao Palácio de Vitória Eugênia. Além da sofisticação da arquitetura, por lá estão expostas as famosas cadeiras do arquiteto e designer alemão. Vale muito a pena visitar!

Museu Picasso: tem que ir!

Um clássico da cidade, o Museu Picasso deve fazer parte do seu roteiro artsy. Sempre com ótimas exposições (quase sempre com obras do próprio Picasso – veja sempre a programação antes de ir até lá), está instalado no antigo palácio Berenguer d’Aguilar, belo prédio em arquitetura gótica que fica no Carrer de Montcada, 15-23, uma das mais charmosas ruas do Bairro Gótico. Aliás, programe-se para passear tranquilamente pelo bairro antes ou depois da visita ao museu: é demais! 

Para amantes de arte contemporânea: MACBA

Programa obrigatório para quem se interessa por arte contemporânea, o Museu de Arte Contemporâneade Barcelona (MACBA) recebeu 331.694 visitas em 2018. Instalado no bairro El Raval (região que o museu ajudou a revitalizar nas últimas décadas), a coleção do MACBA reúne mais de 5.000 obras e investiga o caminho das principais linhas de criação artística contemporânea, desde a segunda metade do século 20.

O prédio tem assinatura do arquiteto americano RichardMeier. Projetado em 1990, sua construção teve início em 1991 e durou até 1995. A cor branca aliada às claraboias de vidro e materiais refletivos dão efeito especial de brilho. O trabalho de Meier é influenciado pelas obras de Le Corbusier – vale a pena ir lá e ver tudo de pertinho. 

Palau de la Música Catalana

Um dos monumentos mais representativos da arquitetura catalã, o Palaude la Música é um delírio aos olhos de fãs da música e do Art Nouveau. Com uma acústica incrível, o auditório, construído no início do século XX pelo arquiteto modernista Domènech i Montaner, é iluminado por um gigantesco vitral em formato de gota.

Situado no bairro Sant Pere, uma das regiões mais bacanas da cidade, o palácio é o único espaço dedicado totalmente à música declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Por lá, as visitas guiadas acontecem semanalmente. Imperdível!

Programe-se. E divirta-se!

Como se vê, Barcelona é uma maravilha para quem não abre mão de experiências de arte e cultura. E a maravilha é que é um destino para o ano inteiro porque o clima mediterrâneo dá à cidade invernos ensolarados e verões de pouca chuva. Vá quando for melhor para você, mas vá! E aproveite muito, investindo em um roteiro artsy muito bem elaborado!

Carregando...
31 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado