Todo o charme e beleza de Santorini

Todo o charme e beleza de Santorini
Publicado em: Passaporte

Faça uma pesquisa na internet sobre viagens incríveis, paradisíacos, românticos ou roteiro para lua de mel: a Grécia aparece na maioria dessas buscas.

O país - com arquipélago formado por quase 6 mil ilhas e ilhazinhas entre os mares Egeu, Jônico, Mirtóico e Mediterrâneo - é um destino dos sonhos de turistas que curtem mar, sol, natureza, culinária e história.

Entre tantos pequenos ‘pedaços de paraíso’, Santorini se destaca. Conhecida como o destino mais romântico da Grécia, a ilha, de 73 quilômetros quadrados de área, surpreende com suas charmosas casinhas pintadas de branco e azul, paisagens encantadoras cercadas por água de um azul cristalino. “O programa imperdível é assistir ao espetáculo do pôr do sol na caldeira do vulcão”, conta Jayme Drummond, do site de viagem Carioca no Mundo.

Considerado por muitos sites e blogs especializados em viagens um dos destinos que todos deveriam conhecer uma vez na vida, a gente compartilha aqui no #UniversoPhebo algumas dicas e curiosidades sobre Santorini que vão ajudar a preparar o roteiro de sua viagem para este paraíso. Confira!  

https://youtu.be/cMcSU7NTAPc

Casa Brancas e igrejas de cúpula azul

Casas caiadas de branco debruçadas no mar e enfileiradas em vielas estreitas são a marca do local. A ilha é dividida em pequenas cidades e vilas e Thira é o nome da capital onde fica localizado o porto e a maioria dos restaurantes, hotéis, bares e mercados. “É uma boa opção para se hospedar, já que a cidade é central e de lá saem ônibus para quase todos os pontos da ilha, além de os preços serem um pouco mais baixos, uma vez que a concorrência e a variedade por lá são maiores”, relata a dupla Luiza Machado e Tatiana de Moraes em seu site,  Melhores Destinos.

Oiá é um vilarejo de ruas estreitas localizado no alto da montanha ao norte da ilha. Por lá, você encontra lojas, galerias de arte, restaurantes e hotéis com uma espetacular vista para o mar. Foi ali que a estilista carioca Mariana Kuenerz escolheu para passar sua lua de mel.  “É um lugar menor, mais exclusivo, na ponta direita da ilha. O pôr do sol ali é inesquecível. É perfeito para passar dias de especiais”, lembra a estilista, conhecida por seus vestidos de noiva.

Para a brasileira Virna Lize, que mora em Santorini desde 2008, visitar a ilha e não encontrar a igreja de cúpula azul é um pecado ‘imperdoável’. “O castelo, o Museu Marítimo e as igrejas como Panagia Platsani, Panagia do Hymn, Santa Cruz e Agios Sostis são alguns dos atrativos da ilha”, diz a blogueira que assina o blog ‘Uma brasileira na Grécia’. Um alívio: Santorini tem mais de 300 igrejas e a maior parte delas com cúpulas azuis.

Praia Paradisíacas

A Red Beach ganhou esse nome pelas areias pretas com nuances avermelhadas. Localizada aos pés da encosta ao sul da ilha, com falésias de cor vermelha ao redor, é considerada uma das praias mais interessantes da cidade. “O passeio de catamarã ao redor da ilha com almoço no barco é imperdível”, conta Mariana Kuenerz.

A baía de Amoudi é outro recanto especial do local onde o turista se sente dentro de um filme com cenário perfeito. Além do mar que convida para mergulho, o local oferece ótimos restaurantes com frutos do mar fresquinhos.

Como conta Adriana Serri, do Viagem e Turismo: “o motivo para tanta tranquilidade é simples: 250 enormes e inclinados degraus separam Amoudi do centro de Oiá. Para baixo, todo santo ajuda. Para cima, a única opção para os preguiçosos é montar no lombo de um burro (a quatro euros a ‘corrida’)”.

Além do mais, Santorini também atrai a turma que gosta de fazer mergulho. São paredões, recifes e cavernas com diversas opções de profundidade que agradam do profissional ao iniciante do esporte.

Pôr do sol

Assistir a esse espetáculo da natureza é uma das atrações principais da ilha. Do alto de seus penhascos, é possível admirar o astro-rei se pondo de vários pontos da ilha. “A paisagem mostra o infinito mar Egeu e o pôr do Sol ali é considerado um dos mais bonitos do mundo!”, diz Cristiana Campos, diretora da agência Rio Travel Turismo.

Vinhedo e história

“Santorini tem algumas boas vinícolas devido ao solo único de origem vulcânica. A produção de vinho, com a uva popular da região chamada Assyrtiko, é especial e vale a visita que incluem também fazer degustação”, aconselha Cristiana.

A jornalista Renata Araujo, que assina o You Must Go Blog recomenda olhar para os vinhos de sobremesa. “A ilha tem vinhos brancos excepcionais feitos com uvas que levam de doze a vinte anos para serem cultivadas”, diz. Outra boa atração da ilha são sítios arqueológicos como os de Akrotiri, onde é possível ver ruinas e pinturas antigas.

Passeios

A ilha possui ruas lotadas de lojinhas e restaurantes com vista para o mar. Para quem gosta de agito, Santorini tem ótimas opções de baladas e clubes de música. “Recomendo usar sapatos confortáveis já que tem muita subida e descida, além do chão ser de pedra. O vento também costuma ser comum. Então, mulheres, preparem os cabelos”, diz Renata Araújo do You Must Go Blog. É recomendado reservar pelo menos quatro dias inteiros para conseguir aproveitar todos os encantos da ilha.

Quando ir

Julho e agosto são o ápice do verão, ou seja, espere dezenas de turistas em qualquer canto da ilha. Junho e setembro são meses ainda quentes, mas com um fluxo menor de pessoas – o que alivia na hora de visitar um ponto mais turístico ou almoçar com mais tranquilidade num restaurante de frente para o mar.

Abril e outubro são meses em que os dias costumam ficar mais amenos. Geralmente, não chega a ter dias muitos frios, mas a máxima não passa dos 25°C.

Curiosidades locais

As casas da ilha foram construídas com pedras vulcânicas escuras que são isolantes térmicos para os dias quentes. A coloração branca vem da cal muito usada nas construções, já que era bem barata no início do século XX.

A tinta azul era comum e barata nas ilhas gregas, por isso a predominância. Nos anos de 1970, durante o regime militar no país, o governo recomendou o uso das cores azuis e brancas como forma de mostrar a unificação do país.

Com esse visual paradisíaco, fica difícil não pensar em planejar uma viagem para Santorini. Confira aqui os primeiros passos antes de programar sua viagem! 

Carregando...
61 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado