Viva o Brasil: conheça a complexidade dos vinhos nacionais

Viva o Brasil: conheça a complexidade dos vinhos nacionais
Publicado em: Papo de Cozinha

Você aprecia um bom vinho? Vinhos nacionais são destaque e estão na preferência de paladares exigentes

Os vinhos nacionais estão conquistando cada vez mais o mercado internacional. Inclusive, há marcas brasileiras premiadas mundialmente. O que de especial os nossos vinhos têm? O que as terras brasileiras trazem para o sabor dos vinhos nacionais?

Para desvendar esse "mistério", fomos conhecer os principais vinhos nacionais com a ajuda de Raquel Pellizzetti Fejgiel, jornalista e especialista em vinho. O que descobrimos você confere neste post! Vamos lá?

Vinhos brasileiros: produtos nacionais fazem sucesso

De acordo com Raquel, o Brasil tem um clima diverso e inúmeros profissionais renomados por trás da produção dos vinhos nacionais. Existem grandes vinícolas familiares de destaque em regiões, como o Rio Grande do Sul, levando o país ao título de grande produtor de espumantes, o que se deve a vários fatores.

"O aumento do consumo de litros per capita, a facilidade ao acesso de informações com sites e revistas especializadas, a profissionalização do mercado e a valorização do produto nacional são alguns dos motivos que levaram ao crescimento do mercado", Conta Raquel.

Hoje, já foram conquistadas denominações de origens que ajudam a garantir um produto de qualidade. "São notórias a qualidade e o merecido destaque que os espumantes nacionais têm recebido no mercado interno e global", comenta a especialista em vinhos. 

As diferenças do mercado brasileiro

Alguns países são reconhecidos pela referência em produção de vinhos, como Chile e França, mas e o Brasil? O que ele tem de diferente? Segundo Raquel, há uma grande diversidade quando falamos das características geográficas da produção de vinhos nas suas mais diversas regiões do país, vale ressaltar um positivo aumento gradual das áreas de produção.

"Temos regiões muito complexas e diferenciadas em relação às condições naturais, gerando produtos de tipicidades e estilos diversos e abrindo a possibilidade do desenvolvimento de novos produtos diferentes dos atualmente existentes, destacando-se assim de países já consolidados, como a França", esclarece. 

Ela ainda comenta que a tendência é que haja um profissionalização cada vez maior da vitivinicultura. "A produção ainda vai amadurecer e entender as tipicidades das regiões e das castas que funcionam melhor em cada uma, não só produzindo as uvas mais tradicionais como Cabernet Sauvignon, por exemplo". Diante de toda essas informações, conheceremos a seguir alguns dos principais vinhos nacionais.

Salton Brut

Originado das montanhas da Serra Gaúcha, Salton Brut é um vinho nacional espumante amadurecido no método Charmat e feito com uvas do tipo Chardonnay, Glera, Trebbiano. Essa bebida refrescante tem um potencial de guarda de até 3 anos e a temperatura ideal para ser servida é de 8 °C.

Quando pensamos em vinhos, existem três aspectos de notas que devem ser observados: olfativo, visual e gustativo. As notas olfativas do Salton Brut traz frutas cítricas e flores brancas. As notas visuais, ou seja, a tonalidade da bebida é de um amarelo-palha com reflexos esverdeados. Nas notas gustativas temos um espumante cítrico, saboroso e leve.

Método Charmat

Se você gosta, mas não é expert em vinhos, saiba que o método Charmat é um modelo de produção de vinho em que se utiliza um tanque para a fermentação da bebida. Após ser engarrafada, a bebida deixa de evoluir. Além disso, quando pensamos na produção de um espumante, podem levar até três meses para ele ficar pronto.

Espumante Salton Prosecco Brut 

Diferente do Salton Brut tradicional, esse espumante não é submetido ao processo de amadurecimento, mesmo passando pelo método Charmat. A base da uva Prosecco, responsável por destacar diversos rótulos de espumantes, traz notas florais e cítricas para a bebida.

Nas notas visuais, o Salton Prosecco Brut apresenta um tom de amarelo claro. Enquanto nas notas gustativas ele tem acidez moderada, sensação de suavidade, fazendo com que seja uma bebida fácil de agradar muitos paladares. É um espumante que combina bem com receitas de saladas e queijos.

Não é a toa que Salton Prosecco Brut se tornou um dos vinhos nacionais premiados no exterior. Em 2020, a bebida conquistou a medalha de prata na sua categoria durante a 17ª edição do Decanter World Wine Awards (DWWA), em Londres na Inglaterra.

Vista do Bosque Viognier 2016

Originado no estado de São Paulo, na vinícola Guaspari, o Vista do Bosque Viognier 2016 é um vinho branco que passa por um longo estágio de fermentação: 12 meses. Esse processo é feito em barris de carvalho, sem malolática. Esse é um dos vinhos nacionais com notas florais e de frutos secos, além de notas olfativas de baunilha e damasco. Seu teor alcoólico é de 14%

O Vista do Borque Viognier 2016 é um vinho premiado e reconhecido por diversos especialistas no assunto. Em 2019, ele alcançou 89 pontos no Catad’or Latin American Wine Guide, a competição mais antiga e prestigiada de vinho da América Latina.

Malolática

A malolática é um tipo de fermentação de bebidas. Nesse processo, o ácido málico é transformado em ácido lático. As bebidas que passam por essa fermentação assumem uma característica mais amanteigada e de menor acidez. No entanto, ele retira a sensação de frescor da fruta. Muitos vinhos tintos são submetidos à malolática, e ela pode acontecer de forma espontânea ou induzida.

Intenso Marselan 2016

A rota de vinhos nacionais do sul do Brasil se destaca com bebidas marcantes. O Intenso Marselan 2016 é um exemplo disso. Ele tem notas de tonalidade que lembram a pedra Rubi. Nas notas olfativas, é possível sentir referências a cereja, florais de violeta e o estragão, uma especiaria. É um vinho saboroso e com o final frutado, ideal para degustar com pratos assados e queijos.

Intenso Marselan 2016 foi um dos destaques da Decanter Wine Awards 2018, realizado pela revista inglesa Decanter Magazine. Esse reconhecimento não é uma surpresa: a vinícola foi fundada há mais de 100 anos por imigrantes italianos.

Salton Ouro

O Salton Ouro é um vinho nacional espumante que tem notas olfativas de abacaxi, fermento e baunilha. A sua tonalidade é de um amarelo claro, e ele tem nota gustativa seca, cremosa e refrescante. Assim como outros da mesma vinícola citados, ele é fermentado pelo método Charmat, em que fica por um ano nesse processo.

É uma bebida que se harmoniza bem com frutos do mar e massas frias, como a salada de macarrão. Em 2008, a Salton foi destaque em diversas premiações. O Salton Ouro, por exemplo, conquistou uma medalha de prata na 5ª edição do Concurso Nacional de Vinhos Finos, organizado pelo Concurso Mundial de Bruxelas.

Salton Brut Rosé 

Para chegar ao efeito Rosé, esse espumante passa pelo método Charmat onde há um segundo processo de fermentação feito em tanques de aço inox. Dessa forma, características da uva, como o seu frescor, são preservadas e podem ser facilmente sentidas no paladar e também nas notas olfativas. Elas trazem nuances florais e de frutas vermelhas. É uma bebida que se harmoniza bem com receitas leves, como saladas e frutos do mar.

Salton Brut Rosé é um espumante bastante elogiado pelos apreciadores de vinhos. Em 2019, ele conquistou a medalha de prata no Concours Mondial de Bruxelles, um dos concursos de vinhos mais importantes a nível mundial. Salton é referência internacional em vinhos espumantes brasileiros.

130 Blac de Blanc Casa Valduga

Vencedor do Vinalies Internationales 2020, esse espumante foi eleito o melhor do mundo. A sua coloração é de um amarelo palha e ele é fermentado por 36 meses, ou seja, durante três anos. É uma bebida elegante e intensa, com notas frutadas e florais.

O 130 Blac de Blanc Casa Valduga é uma linha criada no ano de 2005 em homenagem aos 130 anos da imigração no Brasil da família proprietária da vinícola. Para essa comemoração, nada melhor que um espumante a altura. Ele é sofisticado, cremoso, equilibrado com acidez moderada. É uma bebida especial e intensa.

Depois de conhecer todos esses vinhos nacionais, com certeza, você ficou com vontade de experimentar. Já imaginou aquele jantar especial bem acompanhando com um dos vinhos dessa nossa seleta lista? E se você tiver dúvidas sobre como harmonizar os vinhos com o seu jantar, aqui no blog temos uma matéria especial que te dá todas as dicas para acertar na harmonização de vinhos.

Então, gostou do nosso post? Se você gostou deste artigo, curtiu a nossa lista de vinhos nacionais, compartilhe o nosso texto com seus amigos nas suas redes sociais.

Carregando...
13 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado