Dicas de perfumes: 18 fragrâncias para usar no ambiente de trabalho

Dicas de perfumes: 18 fragrâncias para usar no ambiente de trabalho
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Um perfume aqui, um cheiro bom ali. Saiba como se perfumar para o ambiente de trabalho ou mesmo para o home office!

Já percebeu que um perfume faz muita diferença no dia? Nosso estado de espírito até parece outro quando acrescentamos aquele cheirinho bom que nos traz conforto e remete a ótimas memórias.

Mas, ao pensarmos no contexto de trabalho, vale a pena ter cuidados básicos e ir atrás de algumas dicas de perfumes. Afinal, ninguém quer ser o motivo do desconforto em alguém, não é?

Bem, é claro que os gostos são pessoais. Mas é por isso mesmo que, nesse contexto, certas regras de etiqueta podem ser consideradas para um convívio ainda melhor.

Pensando nisso, conversamos com Helen Augusto, especialista em fragrâncias e autora no Fragrântica. Ela nos inspirou com algumas dicas de perfumes que podem ser usados com mais tranquilidade. Que tal conferir?

Perfume no ambiente de trabalho: existem regras?

Muitas vezes, é quase instintivo: seguimos o conforto pessoal no momento de escolher qual fragrância usar no trabalho. E o engraçado é que o perfume já se tornou parte da vestimenta, então, fica difícil sair desse automático.

“Inclusive, tenho uma curiosidade sobre isso: vários idiomas usam a expressão ‘vestir perfume’, como no inglês wear parfum. É parte do ritual, mesmo. Tanto é que, hoje, é costume as pessoas terem mais perfumes do que as gerações mais antigas”, conta Helen.

Mas de tão natural na rotina, muita gente nem se lembra de pensar: será que determinado cheiro pode ser invasivo para o colega de mesa no trabalho? Muitos de nós já passamos por situações de um perfume de outra pessoa ter nos incomodado, causado rinite ou dor de cabeça, concorda?

“E isso é mais comum do que imaginamos. Aqui em casa, mesmo, tenho esse problema com o meu marido. Ele tem sensibilidade a determinadas fragrâncias. Quando preciso usá-las para uma gravação do meu trabalho, tenho que tomar mais cuidado”, ressalta Helen.

Então, já que adotamos o perfume como uma segunda pele, vale a dica de se preocupar um pouco mais. “Pensando em um ambiente de trabalho, que é compartilhado com outras pessoas, é bom ter empatia e considerar o bem-estar de todos. Principalmente, agora, em que muitos estão saindo da quarentena, as pessoas podem estar mais sensíveis a cheiros. Mesmo com a máscara, pode incomodar”, alerta.

Quais são as dicas de perfumes para seguir, nesse caso, então?

A primeira dica é avaliar o contexto. Profissionais de saúde, por exemplo, costumam ter uma rotina mais intensa e estão em contato mais próximo com pessoas fragilizadas. Nesse caso, é importante pensar nos pacientes.

“Não significa que seja proibido usar perfume, mas é interessante saber escolher. Um de família olfativa oriental gourmant, por exemplo, provavelmente não é a melhor opção para qualquer ambiente, visto que são mais invasivos”, sugere.

Para não errar na dose, Helen dá dois conselhos. O primeiro é optar por colônias ou eau de toilette, já que são mais leves e frescos. O segundo é não exagerar na dose. Na dúvida, vale perguntar para alguém de confiança se o perfume está incomodando.

“Isso é importante porque quando as pessoas não sentem o cheiro do próprio perfume por conta da acomodação olfativa, aumentam o número de borrifadas. Aí, claro, ele fica bem mais intenso e corre o risco de atrapalhar”, complementa. 

Se for home office, vale tudo, certo? 

Aí sim! Quem trabalha de casa e sozinho pode abusar do gosto pessoal e até usar o perfume para se motivar. Pode se sentir mais livre, já que vale aplicar até os mais opulentos, como um amadeirado ou floral pesado.

“Muitos veem nele uma razão para se alegrarem. É um complemento do visual, melhora o humor e se torna um incentivo para o dia render. É incrível esse poder que as fragrâncias têm. Ouço muitos relatos sobre elas ajudarem a melhorar o dia”, comenta Helen.

Os 18 perfumes mais recomendados!

“Pensando no portfólio da Phebo, não encontro grandes restrições. Posso dar várias dicas de perfumes, pois existem ótimos em todas as linhas”, opina Helen Augusto.

6 dicas de perfumes para começar o dia

Para o começo e o final do dia, em que estamos mais sensíveis para fragrâncias fortes, ela indica os seguintes:

  • Limão Siciliano: um cítrico suave, com notas de jasmim no corpo;
  • Mandarina Asiática: um cítrico com toque frutal, para dar mais personalidade;
  • Água de Néroli: uma mistura de notas cítricas e florais. Um dos clássicos, com flor de laranjeira;
  • Gerânio Bourbon: um floral verde energizante e bem gostoso;
  • Alfazema Provençal: um aromático, com mistura de bergamota, lavanda e musk;
  • Lichia & Pimenta: as notas de topo, que levam o nome do perfume, se misturam com lírio, musk e baunilha para ajudar na composição perfeita.

6 dicas para quando precisar repor

“Durante o dia, nos horários de mais pico, quando sentimos necessidade de repor o perfume, uso um mais intenso, como os da Biblioteca Olfativa”, considera Helen. Alguns indicados são:

  • Carnaval: as notas de frutas com o delicado floral aumentam a sensualidade da fragrância;
  • Cajueiro: é um floral cítrico frutado, muito bom para aquele dia de sol;
  • Flor de Cajueiro: esse é um floral cítrico amadeirado e tem a cara do entardecer;
  • Aura: a flor de laranjeira, como protagonista, dá mais frescor para o dia a dia;
  • Bahia: com notas de corpo de leite de coco e lírios d’água, lembra a brisa de um dia de praia;
  • Zimbro: um cítrico aromático, inspirado em um drink de verão.

2 dicas de perfumes para quem busca sofisticação 

Tem sempre aquele dia em que acordamos com uma vontade de caprichar no nosso look, mesmo trabalhando em casa, não é mesmo? “Teve uma vez que me arrumei tanto que meu filho pensou que eu fosse sair. Mas eu queria mesmo era dar aquele up na autoestima”, conta Helen. Para esses momentos, ela recomenda:

  • Bronze: ele esbanja feminilidade e tem notas envolventes de baunilha e âmbar;
  • Baunilha: aquele oriental gourmand para chamar de seu, com muita sofisticação!

4 dicas para quem gosta de intensidade

“Os mais fortes costumam ser os amadeirados. São gostosos, mas não podemos exagerar na hora de aplicar”, lembra Helen. Nesse caso, vale passar cerca de quatro borrifadas das seguintes fragrâncias:

  • Metrópole: uma combinação de damasco e figo nas notas de topo, com musk e âmbar nas de fundo dão a harmonia perfeita;
  • Patchouli: um amadeirado que nos remete a um passeio da floresta;
  • Santalum: o sândalo é o protagonista aqui, o que ajuda a dar um ar envolvente;
  • Fava Tonka: notas amadeiradas com um adocicado gourmant fazem sua fragrância ter um destaque especial.

São várias dicas de perfumes para você usar no ambiente de trabalho ou em casa mesmo, no caso de fazer home office. E, como você viu, tem fragrância pra todo gosto, né? Então, vale reforçar: se for trabalhar em casa, pode ousar sem medo. Ao trabalhar fora, vale o cuidado para que a acomodação olfativa não provoque o exagero na dose!

Gostou das nossas dicas? Então, confira nossos lançamentos e fique por dentro das novidades!

Carregando...
576 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado