Saiba o que é moda sustentável e qual é a sua importância para a indústria fashion

Saiba o que é moda sustentável e qual é a sua importância para a indústria fashion
Publicado em: No Closet

Que tal refletir um pouco sobre o que usamos e como o conceito de moda sustentável ajuda o planeta?

Vamos parar e refletir um pouco. Olhe para o seu guarda-roupas: você sabe a origem de todas as peças ou teve algum tipo de cuidado na hora de escolher as marcas que usa, pensando no impacto que elas geram no mundo, tanto em questões ambientais quanto na mão de obra utilizada? 

Essa reflexão sobre moda é superválida, já que a indústria têxtil gera muito impacto sobre o meio ambiente. Todas as blusas e jeans de suas gavetas consumiram água e geraram algum tipo de poluição antes de chegar até você. É por isso que a moda sustentável está tão… na moda!

Por isso, este texto convida você a seguir seu próprio estilo, sim, mas de uma forma mais consciente. Moda sustentável tem se tornado uma possibilidade cada vez mais palpável e nós vamos explicá-la por aqui. Afinal de contas, nada melhor do que ser você mesmo ao se vestir e, ainda, agir cuidando do planeta em que vivemos, não acha?

O que é a moda sustentável? 

Moda sustentável é o conceito de fazer roupas e acessórios sem descuidar do meio ambiente ao nosso redor, pensando no impacto que esse modo de produção vai gerar às comunidades. A ideia também é de trazer opções que sejam duráveis, o que evita, por exemplo, o rápido descarte — que pode acumular ainda mais lixo nas cidades.

O fato é que a indústria têxtil, como diversas outras, tem sofrido várias pressões regulatórias, tanto de mercado quanto de sociedade civil, para uma gestão eficiente das substâncias químicas, para o respeito aos direitos humanos e às relações trabalhistas, para o monitoramento do uso de recursos naturais e para o estímulo ao consumo mais consciente. 

Hoje, a maioria das pessoas busca comprar produtos que tenham toda uma cadeia de cuidados por trás, pensando no ambiente e nas pessoas que os produzem. Por isso, a moda sustentável é uma forma de consumir sem prejudicar.

Até porque a indústria da moda tem muito impacto em nosso planeta, sabia? De acordo com o estudo Global Chemical Outlook, feito pelo UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), as fábricas de tecido são consideradas de alto risco: elas são a terceira maior em presença de substâncias químicas de alta toxicidade. 

Isso significa que os riscos oferecidos pelo grande número de substâncias utilizadas em seus processos — desde o cultivo de fibras ao tingimento dessas — são enormes. O que inclui questões de saúde e segurança ocupacional de trabalhadores, sem falar nos riscos aos consumidores e a contaminação do solo, que acaba impactando comunidades locais e a biodiversidade próximo às fábricas.

Porém, nossas roupas podem causar um impacto bem menor ao planeta quando fabricadas com cuidado. Assim, a moda sustentável se torna uma ótima alternativa.

Mas, então, quais são os cuidados da moda sustentável? 

Uma vez que estamos diante de uma das indústrias que mais geram impactos e resíduos, a moda sustentável leva em conta alguns conceitos. Vale a pena pesquisar se suas lojas preferidas apostam neles também, veja!

Utilização de tecidos eco-friendly 

O reaproveitamento de matéria-prima entra aqui na moda sustentável, que mescla entre retalhos e PET. Isso permite usar materiais que seriam descartados em aterros ou no oceano, aumentando a produção de lixo. 

Além disso, tecidos orgânicos, que levam menos químicos e água na produção, também são apostas do mercado fashion consciente.

Peças atemporais e duráveis

Você já deve ter ouvido a ideia de fast fashion, que é uma adaptação do fast food, em vez de comidas rápidas que nem sempre são saudáveis, o fast fashion preza por peças mais baratas, que seguem as principais tendências (na maior parte do tempo, passageiras) e, assim, acabam descartadas com grande facilidade. Para ser sustentável, a moda precisa durar, certo?

Então, esqueça as modinhas passageiras e opte por peças atemporais (slow fashion) — muitas marcas já seguem esse estilo de roupa básica que vai estar em alta daqui para frente. Afinal, você pode ter estilo de sobra mesmo usando uma camiseta de algodão orgânico e uma calça jeans sustentável, por exemplo.

Reaproveitamento de materiais

Muitas marcas têm criações feitas em cima de tecidos e demais peças que foram descartadas. Isso também é sustentabilidade na moda: olhar para o que não é mais usado e reaproveitá-lo, em vez de gerar ainda mais lixo.

Tingimentos com menos química

Como mencionamos, o tingimento de tecidos é uma das indústrias que mais geram contaminação da água e do solo. A moda sustentável escolhe formas naturais e atóxicas para o tingimento dos tecidos, o que não vai contaminar lençóis freáticos, por exemplo.

Cuidados sustentáveis

Além desses pontos, outras práticas entram para a lista — como a questão dos combustíveis nos transportes. Optar por marcas que poluem pouco é um cuidado, assim como preferir empresas que cuidam de seus funcionários e evitam mão de obra escrava, seja no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo. A moda sustentável também preza pelo desenvolvimento de pequenas comunidades onde estão inseridas.

Quais marcas têm tido atenção à sustentabilidade?

Você pode ter ficado com curiosidade para consumir moda sustentável depois de ler sobre esses pontos, não é? Então, a seguir, mostramos algumas marcas que tratam o meio ambiente com mais respeito!

Insecta Shoes

São sapatos, roupas e acessórios veganos, unissex e ecológicos. A Insecta aposta no reaproveitamento de materiais, como algodão, borracha e plástico.

Timirim Brasil

São peças sustentáveis para recém-nascidos, feitas de algodão orgânico e embaladas com material 100% reciclado.

Manui Brasil

A marca é uma representante do slow fashion, ou seja, tem peças atemporais feitas com tingimento natural e estampadas manualmente.

Pantys

Essa marca de calcinhas absorventes foca a redução de lixo, usando as calcinhas em vez de absorventes descartáveis. Por um ano, você colabora reduzindo até 400 quilos de lixo.

Então, depois de ler esse texto e conhecer mais sobre moda sustentável, vale ter atitudes ecológicas também. É simples. Você pode doar aquilo que está em boas condições e não usa mais — isso vai fazer muita gente feliz — ou usar técnicas de do it yourself nas peças que estão meio de lado. Outro ponto é repensar o consumo desenfreado, sempre se questionando: “será que eu preciso disso mesmo?”. Vamos juntos?

Além da moda genderless, sabia que existem perfumes compartilháveis, que podem ser usados por homens e mulheres? Saiba mais em nosso artigo, afinal, todas as fragrâncias da Phebo são compartilháveis!

Carregando...
87 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado