Mulher pode usar perfume masculino? Esclarecemos as principais dúvidas

Mulher pode usar perfume masculino? Esclarecemos as principais dúvidas

Perfumes ditos masculinos são mais frescos e menos marcantes, podendo ser coringas para vários momentos. Entenda melhor!

A gente cresce ouvindo que algumas coisas são de meninos, outras de meninas — roupas, brinquedos e, sim, perfumes também. Mas, assim como na vida, na perfumaria a ideia também é usar aquilo que nos traga conforto e corresponda às nossas emoções. Por isso, aqui no blog, não vamos só responder se mulher pode usar perfume masculino, como entender um pouco melhor sobre as famílias consideradas mais masculinas.

Fábio Navarro, que é especialista em perfumaria e tem um canal incrível sobre o assunto, conversou com a gente e dividiu um pouco do seu conhecimento. Vamos lá?

Mulher pode usar perfume masculino: sim ou não?

A resposta para essa pergunta é bem simples: óbvio que sim! Mulher pode usar perfume masculino, sim, e quando ela bem entender. A escolha do perfume ideal é sempre pessoal, baseada em sensações, e não rotulada pelo gênero.

Fábio, especialista em perfumaria, traz mais argumentos para quem ainda não se convenceu: “pensando em fragrâncias, não existem matérias-primas exclusivamente masculinas ou femininas. Com a evolução, foram criados perfis mais focados em homens e mulheres como uma estratégia de venda mesmo. O feminino, em geral, tem óleos essenciais de flor e o masculino, de madeira”.

O fato de ser mulher não significa que se deva usar perfumes adocicados ou florais - ou ser homem e só poder usar amadeirados. Na perfumaria, não existe certo e errado, mas, sim, aquilo que casa melhor com a sua vontade no dia. Tanto que o movimento genderless tem crescido demais. Além de optar por uma moda sem gênero definido (ou seja, você usar o que tiver vontade), essa ideia também alcançou a perfumaria, que faz opções para homens e mulheres compartilharem.

Fábio Navarro aponta dois motivos para essa questão do perfume compartilhável estar crescendo: “primeiro, porque você pode querer comprar uma fragrância só para duas pessoas usarem, seja um casal heterossexual ou homossexual, não importa. Também porque é interessante usar algo que não seja tão rotulado”.

Perfumes masculinos e as mulheres: um relacionamento sério!

Como boa parte dos perfumes femininos são florais ou orientais, é comum as mulheres quererem outras fragrâncias, de acordo com o humor ou a vibe do dia. Até porque, algumas opções são bem marcantes e sensuais.

“Eu brinco que a mulher sempre quer algo a mais. Como as fragrâncias ditas masculinas costumam ser da família fougère ou cítrica, que são frescos, leves e transparentes, algumas mulheres buscam esses perfumes por serem menos intensos”, comenta Fábio.

Por exemplo, para o dia a dia de trabalho ou os dias bem quentes, perfumes cítricos ou fougère passam uma sensação de conforto deliciosa e não são invasivos — podendo ser usados até na academia ou no ambiente de trabalho.

Fragrâncias masculinas que as mulheres amam: quais são as famílias

Existem algumas construções que podem tender mais para o "masculino" ou o "feminino". Por exemplo, o oriental gourmand resulta em perfumes adocicados e cheios de sensualidade que fazem muito sucesso com as brasileiras.

Ao mesmo tempo, os orientais fougère são frescos, graças às notas verdes e de lavanda — e tendem a ser usados mais por homens. Ou seja, depende principalmente da construção da fragrância. “Nesse caso, podemos falar do fougère para homens e do floral para as mulheres”, conta o especialista em perfumaria.

Conheça melhor as características das famílias olfativas normalmente associadas aos homens.

Fougère

O termo francês remete a perfumes feitos com notas de lavanda (ela é essencial nessa construção), cítricas, de especiarias e aromáticas. Patchouli e musgo de carvalho também podem estar presentes na composição, que resulta em fragrâncias que lembram um passeio em lugares com grama molhada, com cheiro de natureza.

Cítrico

De acordo com Fábio, os cítricos não são 'exclusivamente masculinos', “podemos dizer 80% e 20% feminino”. Trata-se de fragrâncias que apostam em notas de limão, bergamota, laranja e tangerina. Geralmente, são moléculas mais leves, que trazem uma explosão de frescor assim que o perfume é aplicado e duram menos na pele. Para ficar perfumado por mais tempo, o segredo é a reaplicação.

Amadeirado

É mais comum que algumas construções de amadeirados sejam usadas principalmente por homens, como os amadeirados dos tipos aromático, aquático e especiado. Porém, também existem os florais amadeirados, o que prova que é uma família que conquista a todos até pela duração da fragrância na pele, uma vez que as moléculas são mais pesadas.

Ok, e os homens: eles também usam perfumes femininos?

Se mulher pode usar perfume masculino numa boa, a mesma coisa acontece com eles. Fábio inclusive explica que esse costume é bem comum no Brasil: “principalmente no nordeste! O nordestino adora a sensação de estar perfumado. As fragrâncias masculinas são mais leves e não duram o dia todo — já tive essa experiência. Por isso, por lá, os homens usam fragrância floral, de baunilha... E cada vez mais isso acontece”.

Não existe certo e errado mesmo. “Fazemos muitas associações de acordo com o perfume que nosso pai, nossa mãe e outras pessoas usam. Mas temos toda liberdade de escolher o cheiro que gostamos, sem se importar se é feminino ou masculino”. Da mesma forma que a idade não é impedimento para nada, como mostra o movimento dos perennials, a escolha de um perfume é livre.

Perfumes Phebo: conheça os que caem no gosto de homens e mulheres

A Phebo trabalha com o conceito de perfumes compartilháveis, assim, todas as opções podem ser usadas pelos dois gêneros. Mas alguns caem mais no gosto de ambos. Conheça quais são!

Olha O Mate!

Com notas de mate, chá preto e musk, Fábio diz que a fragrância fica “no meio do caminho e funciona bem para os dois”. Ainda há o frescor das notas de saída do limão siciliano e da bergamota.

Zimbro

Esteé um pouco mais masculino, com as notas de conhaque e cedro”, diz Fábio. Mas também tem a refrescância do alecrim, do zimbro e da lavanda, que é irresistível para os dois gêneros.

Brisa

Fragrância suave, principalmente por causa das notas de bergamota, pomelo e frésia. Mas com toque marcante, graças à presença de cedro e musk.

-mulher-usar-perfume-masculino

Bronze

Um musk ambarado que caiu nas graças tanto dos homens quanto das mulheres. é um perfume luxuoso, com saída cítrica e uma combinação rica de madeiras nobres.

Santalum

Uma mistura de madeiras marcantes, que dura na pele e cai no gosto de homens e mulheres. É um perfume perfeito para momentos mais envolventes.

“Eu gosto de reforçar que a gente precisa se libertar dos rótulos. Uma mulher pode usar perfume masculino, e tudo bem! Já ouvi frases do tipo ‘como vou beijar minha namorada, se ela está com cheiro de homem?’. Ela não está com perfume de homem e, sim, com a fragrância que gosta”, pondera Fábio. 

Então, na próxima vez que você estiver em uma Perfumaria Phebo, que tal explorar as opções com uma única preocupação: escolher aquilo que é a sua cara? 

Agora que você já entendeu que mulher pode usar perfume masculino — e homem pode usar os femininos, nós convidamos você a ler sobre os detalhes das criações de fragrâncias da Phebo. Vamos lá?

Carregando...
1587 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado