Verdade ou mito: os perfumes variam de pessoa para pessoa?

Verdade ou mito: os perfumes variam de pessoa para pessoa?
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Não é exagero dizer que o perfume que uma pessoa usa é único, sabia? Nós contamos por quê!

Você já comprou um perfume pelo qual tinha se apaixonado ao senti-lo em outra pessoa, mas, quando testou na própria pele, não reconheceu exatamente o mesmo cheiro? Acredite, você não se enganou nem foi “defeito de fabricação”. É que o perfume varia de pessoa para pessoa.

O mundo das fragrâncias tem uma diversidade fabulosa, mas não só pela quantidade de combinações entre as famílias olfativas. Os perfumes interagem de formas diferentes com os universos únicos que são as pessoas — gerando possibilidades infinitas de percepção.

Quem explica por que um perfume varia de pessoa para pessoa é Helen Augusto, especialista no assunto e Fragrance Influencer que inspira mais de 30 mil seguidores fascinados pela perfumaria no Instagram e no YouTube.

Mito ou verdade: o perfume varia de pessoa para pessoa?

Sim! É verdade, o perfume varia de pessoa para pessoa. Porém, não é somente porque cada um pode ter uma percepção olfativa diferente, tendo esse sentido mais ou menos treinado, sendo mais ou menos sensível às experiências de fragrância.

Helen nos conta que existem diversos fatores que influenciam a forma como as fragrâncias exalam, como alimentação, tipo de pele, hábitos e cuidados com a pele, estações do ano, entre outros.

Além disso, não podemos nos esquecer das categorias de perfumes (perfume, eau de toilette, água-de-colônia etc.), que proporcionam diferentes sensações ao longo do dia. Então, não estranhe se notar diferenças, mesmo que sutis, quando usar um produto que você acostumou a sentir em outra pessoa.

“Eu mesma adoro os florais verdes. Mas há alguns florais verdes muito 'folha esmagada', que ficam esquisitos na minha pele. Eu não gosto tanto em mim, prefiro sentir em outras pessoas”, comenta Helen.

Mas, então, por que as fragrâncias variam?

Veja só quantos fatores fazem um perfume variar de pessoa para pessoa.

Tipo de pele e pH

Isso mesmo, um perfume se comporta de maneira distinta dependendo do pH da pele de quem o usa. O pH forma uma espécie de manto protetor da nossa cútis e varia de acordo com os gêneros, a região do corpo e, também, com as fases da vida.

Além disso, sofre alterações conforme os hábitos das pessoas, como a frequência com que se lava determinada parte do corpo e a exposição à poluição. Tudo isso influencia na fragrância.

Helen explica que o tipo de pele faz diferença também. “A pele seca retém menos o perfume, enquanto as peles oleosas exalam mais o cheiro do produto”. É por isso que, mesmo que você compartilhe o perfume com o namorado, por exemplo, as percepções serão distintas tal como se vocês estivessem usando produtos diferentes.

Cuidados com a pele

Como a Helen nos contou, a pele seca não segura tanto o perfume quanto a normal ou a oleosa. Porém, o segredo está na hidratação. “Quem tem a pele ressecada tem que nutri-la. É fundamental! Hidratar a pele antes de aplicar o perfume faz ele aderir melhor ao corpo, prolongando a permanência da fragrância”, diz.

A especialista ainda comenta que muitos homens reclamam da pouca fixação dos perfumes, mas não sabem que um dos principais fatores é justamente a hidratação da pele. “Esse cuidado não deve ser exclusivo delas, todos precisam cuidar da sua pele”, avisa.

Aqui, uma ressalva: se o hidratante for muito cheiroso, daqueles que servem mais para perfumar do que hidratar, ele vai interagir e alterar a fragrância do perfume. Você pode, então, dar preferência para os produtos neutros, sem cheiro nenhum, ou aqueles com perfume bem suave, cujo foco realmente é a hidratação.

Mas a dica de ouro que Helen nos dá é combinar o cheiro dos dois produtos, usando perfume e hidratante da mesma linha. “Os hidratantes da Phebo, por exemplo, hidratam e complementam o perfume. Isso é a melhor coisa que pode haver, aí você usa o conjuntinho. Isso ajuda na perfumação e aumenta a percepção do cheiro”.

Muitas linhas da Phebo contam com variados produtos que têm a mesma essência na sua composição. Por exemplo, a linha Origens — você pode usar o hidratante de Gerânio Bourbon seguido da colônia e prolongar a perfumação. A linha Origens tem outras opções também, como a Nectarina da Andaluzia e a Mandarina Asiática.

Alimentação

“A alimentação também altera demais as características da pele. Há peles que, sozinhas, sem perfume, têm um cheiro neutro ou levemente perfumado. São peles de pessoas que têm a alimentação à base de frutas, legumes e chás. Elas expelem um odor agradável, naturalmente. Quando você perfuma uma pele assim, essa perfumação será deliciosa”, comenta a especialista. 

Por outro lado, quem consome uma dieta rica em especiarias e temperos, como alho, cebola, cominho, coentro, vai exalar esses ingredientes. Tudo isso colabora e a pele altera o cheiro do perfume.

Helen diz que não é muito comum as pessoas terem esse nível de percepção quando comem certos alimentos em um dia, por exemplo, e testam um perfume no dia seguinte. É preciso bastante treino e muita sensibilidade para tanto.

“Acontece comigo, eu percebo. Se eu como coisas muito condimentadas e vou provar um perfume novo, eu prefiro não analisar porque vai gerar diferença. Pode transparecer aí uma cebola ou um alho (risos).”

A especialista lembra que até mesmo os medicamentos que ingerimos mudam o nosso cheiro natural, mais um motivo pelo qual o perfume varia de pessoa para pessoa. “Nosso organismo vai secretar tudo o que consumimos, de uma forma ou de outra, inclusive pelo suor.”

Transpiração

Por falar em suor, a transpiração também faz o perfume variar de pessoa para pessoa. Contudo, Helen lembra que o suor nada mais é que uma mistura de água, sais e resíduos e, como o fluido que sai do organismo é uma forma de hidratação, pode potencializar o perfume, para o bem e para o mal.

Estações do ano

No inverno, a diferença na percepção da fragrância aumenta. Isso porque tomamos banhos quentes, que retiram a camada de proteção natural da pele. “No verão, os banhos são mornos ou frios, você não esfrega tanto a cútis, não passa tanto produto, então, a pele se resguarda mais e mantém o perfume. O comportamento do perfume muda menos.”

Como aumentar a fixação de um perfume na pele?

Bom, agora que você já sabe quais são os fatores que influenciam na fragrância, pode mudar alguns cuidados diários. O principal deles é em relação à sua pele. Helen ressalta que uma pele bem hidratada é o grande segredo para fixar o perfume.

Esse detalhe é especialmente importante para quem gosta da suavidade das águas-de-colônia, mas se entristece por elas durarem menos no corpo. Esses tipos de fragrâncias têm uma concentração menor de essência, por isso volatizam com mais rapidez.

Então, se você é apaixonada pela Água de Lavanda, use um sabonete de lavanda e combine com um hidratante sem cheiro para que a fragrância se sobressaia. Ah! Lembre-se de que as águas-de-colônia podem ser reaplicadas ao longo do dia e é por isso mesmo que esses produtos da Phebo vêm em frascos maiores.

Agora você já sabe por que o perfume varia de pessoa para pessoa — é realmente uma dança de fatores que se combinam para proporcionar uma fragrância só sua!

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o Universo Phebo!

Carregando...
2206 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado