Descubra 9 cuidados ao comprar perfumes online

Descubra 9 cuidados ao comprar perfumes online
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Sabia que dá pra entender melhor como a fragrância vai ficar na pele? Contamos tudo a seguir!

Quem ama perfumes não pode ver um lançamento que já quer experimentar, não é mesmo? Novas combinações, novas embalagens e, claro, novas experiências que essas fragrâncias vão embalar. Por isso, comprar perfume online é uma experiência bem comum, mas que ainda pede alguns cuidados específicos.

Nos últimos tempos, com a quarentena, comprar perfumes online foi a única opção da maioria das pessoas. Assim, a ideia de testar a fragrância na pele, dar uma volta pelo shopping e só depois adquirir o produto ficou quase impossível de ser feita. Mesmo com a flexibilidade no isolamento, comprar no digital pode trazer mais praticidade. Com isso, vem a dúvida: como acertar na escolha?

O especialista em perfumaria, Fábio Navarro, adora comprar perfumes online e nos ajudou com conselhos de expert para você fazer compras mais conscientes e certeiras!

1. Olhe as famílias olfativas

Dar um blind ou blind buy são expressões muito usadas na perfumaria, já ouviu falar? Significa comprar um perfume às cegas, sem testar na pele antes. “Mas vamos supor que, ao ver resenhas e saber que é um lançamento de alguém famoso, você queira comprar mesmo assim. A dica é olhar qual a família olfativa de três ou mais dos seus perfumes favoritos e entender se a fragrância que quer comprar está dentro dessas famílias”, diz o especialista.

Por exemplo, amadeirados, florais brancos, cítricos etc. Quanto mais ingredientes semelhantes aos seus perfumes favoritos, mais fácil será de ele agradar seu olfato!

2. Entenda o que são famílias olfativas

A família olfativa caracteriza a fragrância pelas principais notas que compõem esse perfume. Por exemplo, quando dizemos que o produto é da família dos cítricos, isso indica que, na alquimia composta por todas as notas de saída, corpo e fundo, é o cheiro cítrico que se sobressai.

Da mesma forma que ao afirmarmos que um perfume corresponde à família dos florais é porque a composição floral dá personalidade à fragrância, mesmo ele podendo ter notas verdes, amadeiradas ou orientais.

Lembrando que pirâmide olfativa é outra história. A pirâmide mostra o principal caminho que esse perfume percorre, com as notas de topo logo aos primeiros 30 minutos, depois as notas de corpo e as de fundo, que são aquelas que fixam e seguem em nossa pele por mais tempo.

Por isso, é superinteressante ler as embalagens e verificar as famílias olfativas antes de comprar os perfumes online. E o perfume não se resume somente ao que está descrito na pirâmide, viu? Ele pode ter muitos outros ingredientes, mas, geralmente, somente os 9 principais serão destacados ali.

Na Phebo, temos tudo isso bem detalhado. Um exemplo é a Colônia Odor de Rosas — essa fragrância corresponde à família olfativa amadeirada especiada, ou seja, as notas de madeira e especiarias se sobressaem. Em nossas embalagens, você tem acesso também à pirâmide olfativa, que, no caso da Odor de Rosas, é:

  • Notas de topo: bergamota, alecrim e gerânio;
  • Notas de corpo: rosa, folhas de cravo e tomilho;
  • Notas de fundo: couro, patchouli e sândalo.

Em nosso site e loja virtual, isso também está devidamente explicado para que você possa comprar perfumes online com mais certeza.

3. Conheça exemplos de fragrância

Um perfume pode ser de família frutal, floral, amadeirada, cítrica, verde, oriental etc. Além das subdivisões, como nosso exemplo acima, amadeirada especiada.

Perfumes mais adocicados, por exemplo, são da família oriental, mas podem estar em uma subdivisão, como a família oriental gourmand. Com isso em mente, trazemos alguns exemplos das famílias olfativas da Phebo, veja só!

Família cítrica

Nossa Colônia Limão Siciliano, da linha Origens, é o exemplo perfeito de perfume cítrico. Ele traz leveza e alegria em suas notas de limão-siciliano, bergamota, jasmim e benjoim.

Família floral amadeirada

Flores com o toque elegante da madeira. O Aura, da Biblioteca Olfativa, é bem assim, graças ao néroli e cedro de sua composição.

Família oriental gourmand

Se você gosta de fragrâncias mais doces, o Baunilha, da nossa Biblioteca Olfativa, é uma ótima escolha. Com uma saída mais cítrica, o adocicado é leve e marcante ao mesmo tempo.

Família floral cítrica amadeirada

Família bem representada pelo Flor de Cajueiro, com notas de bergamota, laranja, caju e sândalo, ele é intenso sem deixar de ser elegante.

4. Tente experimentar antes

Cada um de nós tem um tipo de pele e algumas características pessoais, como alimentação, uso de cremes hidratantes e transpiração, que fazem o cheiro ser único em cada pele. Ou seja, o perfume varia tanto entre as pessoas. Se você usar um tipo e seu amigo aplicar o mesmo, a fragrância percebida será diferente.

Claro que uma ótima maneira de acertar é, antes de comprar perfume online, passar em alguma loja e testar a fragrância na sua pele, não apenas nas fitas olfativas. Dessa forma, sua decisão será certeira. 

Mas como vimos que o presencial nem sempre é possível, além de estudar as famílias olfativas e verificar as notas de seus perfumes preferidos, você pode comprar um sabonete ou também loção hidratante com a mesma fragrância e entender o quanto agrada você. Na Phebo, isso é possível, por exemplo, com a linha Origens e Águas de Phebo.

5. Confira a procedência do site

“Uma boa dica ao comprar perfume online também é procurar em sites mais conhecidos — quando você vê que a marca é renomada, com certeza, as pessoas confiam mais e acabam comprando mais também”, aponta Fábio.

Outro cuidado é olhar se, na barra de endereço, aparece um cadeado logo no começo. Isso prova que existe certificado SSL, que criptografa os dados do usuário. Na prática, caso aconteça alguma invasão, o hacker não vai conseguir os seus dados, como senhas, número de cartão, dentre outros.

6. Entenda sobre e-commerce e marketplace

Marketplaces são espaços virtuais nos quais lojas e pessoas físicas podem vender o quiserem, diferente de um e-commerce de loja ou marca, que é mais exclusivo e conta com garantias. No caso dos marketplaces, pode acontecer de uma pessoa vender um perfume que usou e não gostou ou mesmo enjoou.

O maior perigo? “Alguém pode ter comprado um perfume mais barato sem saber que era falsificado e revender. A minha recomendação é comprar perfumes online nos maiores sites de beleza ou da marca mesmo — quando ela tem o seu próprio e-commerce, como o site da Phebo”, fala o especialista em perfumaria.

7. Pense sobre o tamanho da fragrância

Uma das maiores dúvidas é quanto ao tamanho dos frascos: 100ml, 50ml e 30ml? “Se é uma fragrância que você usa bastante, é interessante fazer uma conta, porque, quanto maior a volumetria, mais barato fica o ml. Agora, caso seja uma que você não usa muito ou não conhece muito bem, opte por uma versão menor da fragrância e experimente sem prejuízo”, aconselha o especialista em perfumaria.

Uma curiosidade: sabia que o Brasil é um dos poucos países a ter as versões de 30ml? Pois é! “Principalmente por causa da diferença de preço mesmo, as menores quantidades são mais acessíveis”, relata.

Na Phebo, nossas colônias também tem embalagens maiores, com 200ml ou 260ml, que é para que você possa reaplicar mais ao longo do dia, e algumas com 50ml - ideias para levar na bolsa. Já nossos perfumes vêm nas embalagens de 100ml.

8. Conte com cupons, newsletters e datas especiais

Se você já sabe qual perfume quer e está esperando a melhor oportunidade de comprá-lo, cupons de desconto e newsletters com boas promoções podem ser um incentivo extra. Vale a pena assinar newsletter e ficar de olho. 

Aqui, no blog da Phebo, você pode receber conteúdos exclusivos de perfumaria e outros assuntos que a gente costuma abordar, como: você sabe combinar a fragrância ideal com seu estilo? Consuelo Blocker e Helen Augusto respondem essas dúvidas! Inscreva-se, receba em primeira mão e não deixe de nos sugerir o que você gostaria de saber!

Black Friday e Natal são datas que têm muitas opções interessantes e podem ser o momento de você se presentear ao comprar perfumes online!

9. Desconfie de ofertas tentadoras 

Se você está pesquisando para comprar perfume online, já deve ter visto algumas ofertas cujos valores não variam tanto. Até que, de repente, você é impactado por uma promoção bem mais barata que todos. Como proceder?

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, alerta Fábio. E ele continua: “o mercado online é fácil de ser manipulado. Às vezes, surgem ofertas relâmpagos e você deve desconfiar. Se não for uma marca de renome, recomendada por alguém de confiança ou um grande site, é melhor não arriscar”.

O bom de comprar perfume online é que, ao receber a encomenda, você sempre tem uma experiência gostosa de abrir um presente de você para você mesmo. Com todas essas dicas, pode comprar sem problemas no conforto e na segurança de sua casa!

A Phebo tem loja exclusiva para você comprar perfume online, entre para ver promoções exclusivas! E, desde já, sinta-se convidado a passar em uma de nossas lojas físicas para testar as fragrâncias na sua pele — estamos preparados para receber você com toda a segurança necessária!

Carregando...
405 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado