Elencamos as melhores fragrâncias de acordo com cada estação do ano

Elencamos as melhores fragrâncias de acordo com cada estação do ano
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Cada momento do ano pede um perfume que traduza suas sensações!

É difícil encontrar alguém que não gosta de estar sempre com a pele perfumada. Seja em qual clima for, o frescor, o aconchego e o bem-estar que a fragrância proporciona não têm preço. Mas, provavelmente, você já percebeu que o perfume ideal pode variar conforme as estações vêm e vão.

Abertura no verão, recolhimento no inverno... Nosso olfato está ligado à região do cérebro que interpreta nossas emoções e nossas memórias. Por isso, você pode achar que um perfume denso e encorpado não cai muito bem no verão.

Os perfumes também se comportam de modo diferente, projetando suas notas de um jeito quando o clima está úmido ou de outro quando está seco, por exemplo. Além disso, quando está muito calor, a interação com o seu próprio suor influencia o cheiro, evidenciando nuances distintas em cada pessoa.

Assim, podemos dizer que existem fragrâncias que combinam melhor com cada estação do ano. E, por isso, separamos algumas sugestões para você aqui!

Verão

Altas temperaturas, céu sem nuvens, dias mais longos e um sol ardente. Na maioria das regiões brasileiras, o verão é assim. O calor não dá trégua e o suor insiste em aparecer, dando a impressão de que é um desafio manter o cheiro gostoso do banho matinal ao longo das horas.

Mas não é bem assim. O segredo é entender que esses períodos pedem fragrâncias frescas e leves para driblar o calor, mas que também precisam ser reaplicadas com o tempo para conseguir manter a pele perfumada durante o dia. Por este motivo, o período mais quente do ano não combina com cheiros muito fortes e opulentos, porque eles vão contribuir com a sensação de calor.

O ideal para o verão são as fragrâncias cítricas, frutadas, notas marinhas ou alguns florais, que nos remetem à sensação de leveza e de frescor que a estação pede. O Perfume Cajueiro, o Brisa e o Bahia são excelentes opções, por unirem a delicadeza das flores refrescantes ao toque de sofisticação e conforto do Musk.

As águas de colônia também são ótimas pedidas para os dias quentes, pois são suaves e furtivas, podendo ser reaplicadas ao longo das horas. Uma Água de Citrus vai muito bem, e a Colônia Roll-on Bergamota Solar permite que você carregue uma brisa de verão sempre consigo.

Outono

Na estação transitória para o inverno, as altas temperaturas vão dando lugar para ventos mais gelados, o sol já não é tão intenso e a natureza começa a dar sinais de recolhimento e resguardo. Como integrantes desse ciclo natural, também tendemos a ficar menos expansivos.

As fragrâncias mais fortes e exóticas já podem ser usadas com cautela, pois vão fixar bem na pele e não vão evaporar facilmente com o calor. Mas como o frio intenso ainda não se instalou, o outono permite a suavidade das notas frescas e a intensidade das notas em madeira e especiarias.

Como transpiramos menos, a pele absorve melhor as fragrâncias e podemos usar uma quantidade menor de perfume. A Deo Colônia Odor de Rosas e a Colônia Gerânio Bourbon trazem conforto na medida certa, com suas notas de fundo em couro e cedro, além de pitadas de notas especiadas.

Ainda temos o perfume Fava Tonka que explora a excentricidade da família olfativa Oriental Verde, e as notas de topo de bergamota, lima e cassis dão um toque de frescor. Os perfumes Metrópole e Timur trazem o equilíbrio perfeito entre o amadeirado e as notas mais leves de flores e frutas cítricas.

Inverno

Agora sim, o frio chegou e os dias estão mais curtos e menos ensolarados. Não há problema nenhum em usar fragrâncias leves, frutadas ou florais no inverno, mas os cheiros mais densos e encorpados caem bem melhor.

Fragrâncias mais intensas como as do perfume Santalum e as do Patchouli vão dar um aconchego semelhante ao de andar pela floresta num dia úmido com a proteção de um cobertor. A Colônia Cedro do Marrocos confere sofisticação e nuances clássicas para reaplicar ao longo do dia.

O lado bom é que o os perfumes são mais intensos, podem ser usados em qualquer parte do corpo que terão boa fixação. Mas para garantir que as fragrâncias tenham uma performance ainda melhor, aproveite as áreas expostas do corpo nessa estação, como pulsos, nuca e atrás das orelhas.

Primavera

Aos poucos, o frio vai embora e o sol esquenta lentamente os dias. A natureza antes recolhida agora dá sinais de expansão e renovação. A vida brota fresca da terra, e as plantas exibem toda a sua exuberância com flores coloridas e perfumadas para atrair polinizadores.

Respondemos com um comportamento similar, tendo mais vontade de estar ao ar livre. Como o calor começa a intensificar, as fragrâncias frutadas voltam a nos agradar ainda mais. Os cheiros florais, então, vão dar a sensação de conexão com a primavera e sua explosão de alegria.

O Perfume Lichia e Pimenta inspira liberdade e vibração, enquanto a Colônia Hortelã Verde traz a fragrância revigorante como o despertar de uma longa hibernação. A Colônia Flor de Lavanda é um clássico primaveril, e a Água de Rosmarino vai deixar você mais perto do frescor do mar.

Para quem quer unir alegria com um toque mais robusto das notas de perfume, o Aura vai servir com perfeição. Requinte e delicadeza atuam juntas aqui.

É importante lembrarmos que você deve usar a fragrância que mais te agrada, independentemente da estação do ano. Como a nossa memória olfativa é única, cada pessoa tem uma experiência singular com os diferentes tipos de perfumes. Sem contar que existem aquelas fragrâncias ideias para o nosso estilo, que a gente acaba não abrindo mão nunca.

Uma boa aposta para quem gosta de brincar com a variedade e usar fragrâncias de acordo com o humor é o Box Biblioteca Olfativa, com três opções de perfumes em miniatura, ou os perfumes compartilháveis — unanimidade na Phebo! Assim, você pode exibir sua autenticidade da mesma forma, já que os cheiros variam de pessoa para pessoa — e, de quebra, você aumenta a sua coleção!

Faça frio ou calor, há sempre uma fragrância que combina lindamente com cada estação do ano. Celebre os ciclos da natureza — e os seus próprios — com perfumes que traduzem as emoções do momento e dão mimos de vigor, frescor, aconchego e conforto.

Gostou das dicas que trouxemos aqui? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que seus amigos também as conheçam! 

Carregando...
588 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado